Saiba como descobrir a origem dos seus clientes e qual a importância disso para sua loja de móveis.

Artigo escrito por Lucas Dalzoto, consultor comercial do FoccoLOJAS

Você sabe qual a importância de conhecer a origem dos seus clientes? Não? Então leia este artigo, onde vou te apresentar alguns exemplos do que você pode fazer com essa informação em mãos!

Vamos imaginar que você fez um investimento em um outdoor na entrada da sua cidade. Sua expectativa é que com essa publicidade as suas vendas aumentem, certo? E se elas não aumentarem? Você vai ter praticamente rasgado dinheiro.

Por isso, é muito importante que no primeiro contato com o seu cliente você o questione sobre como ele conheceu sua loja. E por que fazer isso? Para que você conheça melhor o seu cliente, direcione melhor os seus investimentos em publicidade e planeje suas estratégias com mais assertividade.

Conhecendo a origem dos seus clientes, você certamente vai aumentar as suas vendas, afinal, você vai direcionar os esforços em canais e clientes que vão comprar de você.

Como descobrir a origem dos seus clientes

Obter essa informação é muito simples! Questione informalmente, no momento do atendimento, como ele chegou até a loja, guarde essa informação e assim que finalizar o contato coloque registre os dados coletados.

Além disso, você ainda pode nomear uma pessoa específica da equipe para armazenar essas informações na sua loja e, com o apoio de algumas ferramentas que vão além do papel, você pode criar planilhas de Excel, ou formulários no Typeform ou Google Forms. Nas duas últimas opções, você pode tanto oferecer a experiência da pesquisa ainda dentro da loja ou disponibilizando links para seus clientes responderem após deixarem a sua loja.

Descubra a origem dos clientes da sua carteira

Além de saber de onde vem os novos clientes, você pode trabalhar com a listagem de clientes que você já tem. Envie um formulário por e-mail ou WhatsApp questionando como eles conheceram seu negócio. Você pode até disponibilizar um desconto para quem responder! Esta é uma ótima oportunidade de trazer o cliente novamente para a loja.

Seja criativo nos títulos e chamadas

Uma abordagem criativa, como, por exemplo, “Oi, você vem sempre aqui?” pode fazer com que as pessoas criem interesse em ler o seu conteúdo e, com bom humor, possam responder as perguntas. Essa é só uma sugestão. Caso prefira, siga a linha de comunicação da sua loja e do seu público.

Além disso, você pode criar dois campos ou mais, aproveitando o tempo que o cliente investiu em você para saber mais alguma informação. Pergunte, por exemplo se ele planeja mobiliar algum novo ambiente da casa. Com esse retorno, você pode, posteriormente, enviar algumas ideias de projeto para ele, como sugestão de conteúdo!

Não esqueça de fazer um campo de aceite, tanto nos formulários físicos quanto nos digitais, para registrar que seu cliente concorda em receber comunicados da sua loja. O texto pode ser bem simples, como:

 “Aceito receber comunicados da loja X por e-mail ou telefone”.

Isso será importante para manter sua loja de acordo com as diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Aliás, esse é um assunto muito importante para sua loja. Fique de olho!

Bora colocar em prática as sugestões desse artigo? São coisas simples, mas que podem ajudar na aproximação assertiva com o seu cliente! Além disso, não deixe de ler mais conteúdos como este no nosso blog. Estamos juntos!

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