5 dicas para reduzir o prazo de entrega da sua loja de móveis

Com a popularização da internet, se tornou bem mais fácil para uma pessoa fazer compras on-line e receber seus produtos em casa. Isso inclui desde pequenos objetos, como livros e decorações, até coisas maiores, como móveis. Porém, em todos os casos, há um fator que pesa bastante para o público: o prazo de entrega.

Se um produto leva muito tempo para chegar a seu destino, é natural que o cliente fique insatisfeito. Afinal, isso envolve tanto seu dinheiro quanto seu tempo.

Além disso, um prazo mais alongado ainda é prejudicial para a empresa, já que também torna a duração de cada negócio maior. O fato é que, se você quer ganhar mais relevância no mercado, precisa investir em entregas mais rápidas. E para isso, nada melhor do que investir em tecnologia e aplicar algumas ações estratégicas. 

Quer saber como reduzir o prazo de entrega em sua loja de móveis? Então siga as dicas que preparamos para você.

A importância de reduzir os prazos de entrega 

Segundo a Harvard Business Review, publicação voltada à reflexão inteligente sobre a gestão de negócios, as empresas que investem na retenção de clientes conseguem aumentar os seus lucros de forma bastante significativa. 

Em geral, um novo cliente custa de 6 a 7 vezes mais do que manter um antigo, enquanto que reter 5% dos clientes pode alavancar os ganhos da empresa em até 95%. Muita coisa, não é?

Mas, o que esses números querem dizer quando o assunto é reduzir prazos de entrega? Pois bem, vamos explicar…

Realizar a entrega de móveis no prazo é uma estratégia que pode melhorar (e muito) a satisfação do cliente, concorda? E, como consequência, pode ajudar a loja de móveis a aumentar a retenção. 

Ou seja, quanto mais a loja de móveis se preocupar em reduzir os prazos de entrega, maiores são suas chances de fidelizar os clientes. E essa fidelização é o que vai alavancar os seus ganhos no curto, médio e longo prazo.     

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Como reduzir os prazos de entrega da loja de móveis 

Veja a seguir 4 dicas de como reduzir os prazos de entrega de seus produtos para garantir a satisfação do cliente.

1. Organize sua agenda de entregas

Uma agenda desorganizada na empresa é uma das principais causas de atrasos em entregas. É isso que pode acontecer quando não há um controle efetivo dos pedidos realizados ou quando a transportadora escolhida não é a melhor disponível para sua área efetiva.

Para evitar que isso aconteça, é importante ter um registro preciso de todas as suas entregas, com datas, prazos e conteúdo. A partir desses dados, você pode avaliar o desempenho de cada atendimento e otimizar seu trabalho.

2. Tenha várias modalidades de frete

Algumas empresas de transporte podem oferecer diferentes condições de entrega, de acordo com o preço pago. Pode parecer um custo irrelevante a princípio, mas muitos clientes adorariam poder escolher entre uma entrega mais rápida ou um preço mais em conta.

Ao montar seu plano de entregas, inclua tanto a modalidade convencional quanto a expressa entre as opções. Ao escolher de acordo com sua expectativa, a satisfação do cliente tende a ser bem mais alta.

3. Ajuste o contrato com a transportadora de acordo com a demanda

Dependendo da área de atuação da sua loja de móveis e de possíveis expansões, pode ser que você receba uma demanda maior ou menor do que sua capacidade de entrega.

Naturalmente, isso também afeta o prazo de entrega para seus clientes. Portanto, sempre que necessário, lembre-se de revisar essas condições e consiga um planejamento de transporte mais adequado à localidade e ao tipo de público que você atende.

4. Utilize um sistema de gestão para otimizar prazos de entrega

É sempre bom contar com uma ferramenta de gestão para facilitar essas tarefas. Considerando como a gestão do negócio pode ser lenta e complexa, ter um software para auxiliar no registro e verificação desses dados vai ajudar a evitar diversos erros e automatizar algumas destas atividades.

5. Tenha controle das entregas

Além de organizar a agenda de entregas, oferecer diferentes modalidades de transporte, ajustar o contrato com a transportadora e utilizar um sistema de gestão, a loja de móveis também precisa fazer o controle das entregas. Especialmente se o objetivo for reduzir os prazos

Esse controle geralmente é feito através de um documento que possui todos os registros de entregas já realizados pela loja. Aqui vão entrar dados como, por exemplo, código de pedido, data de compra, nome do produto, contato do cliente, código de rastreio, nome da transportadora, entre outros.

Quais os benefícios de gerenciar entregas?

Quando a loja de móveis faz o controle das entregas corretamente, ela consegue ter mais visibilidade sobre os processos logísticos e os prazos. O que pode ajudá-la, inclusive, na(o):

1. Otimização de rotas: a loja pode acessar o documento a qualquer hora, e com base nas informações definir quais são as rotas mais rápidas e econômicas para o transportador. 

2. Tomada de decisão ágil: a loja de móveis também pode definir estratégias mais acertadas para reduzir prazos, bem como escolher as rotas com base na eficiência de condutores ou até histórico de entregas.

3. Redução de custos: a loja ainda consegue reduzir os custos com transporte, já que consegue definir as rotas mais curtas e modalidades de transporte que geram menos gasto com combustível ou pedágio. 

4. Uso inteligente do espaço do caminhão: com o controle em mãos a loja de móveis também consegue usar os caminhões de forma mais inteligente, programando as entregas para uma região específica.

5. Monitoramento em tempo real: o controle de entregas ainda ajuda a loja de móveis a acompanhar todos os produtos que serão entregues ao cliente. Afinal, tem acesso ao número de pedidos, código de rastreamento e até mesmo dados do transportador responsável.  

6. Melhora da reputação: quando a loja de móveis começa a otimizar os prazos de entrega, mais pessoas começam a ver a empresa com bons olhos. Assim, os clientes entendem que cumprir prazos é um diferencial competitivo, e passam a enxergar a marca como uma preferência na decisão de compra

7. Aumento da competitividade: com tanta concorrência no mercado, às vezes fica difícil elaborar uma estratégia para sobressair. Contudo, ao fazer o controle e otimizar as entregas, a loja de móveis consegue aumentar a sua competitividade e pode até contribuir para superar os concorrentes.  

Como o FoccoLOJAS ajuda a loja de móveis a reduzir prazos de entrega?

O sistema de gestão FoccoLOJAS conta com um Painel de Controle de Entregas que ajuda a loja a acompanhar todos os pedidos a serem entregues pelo transportador. 

A funcionalidade reúne em uma só tela os dados dos pedidos de venda, assim como informações de transporte, cliente e produto.  O painel mostra, ainda, o andamento de cada pedido, se estão encomendados, em estoque ou se o fornecedor está enviando. Além disso, é possível verificar e agendar entregas, bem como acompanhar os prazos definidos com os clientes. E, em cima disso, verificar se há atrasos.

Além de auxiliar o lojista a programar entregas assim que os itens dos pedidos chegam no estoque e facilitar o controle das encomendas, o painel de controle do FoccoLOJAS ainda ajuda a melhorar a satisfação e experiência do cliente. Afinal, previne atrasos e ajuda a identificar, com antecedência, os motivos da demora de fornecedores. 

Essas dicas são apenas os primeiros passos para você conseguir melhorar o prazo de entrega em sua loja de móveis. Com um pouco de pesquisa e atenção, você certamente encontrará mais alguns detalhes para otimizar o serviço para seus clientes.

Quer saber como vender mais em sua loja de móveis? Então peça uma demonstração do FoccoLOJAS e conheça mais funcionalidades do software.

Infográfico - Foco no Cliente e o Novo Marketing para Lojas de Móveis

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