Projeto 3D: quais são as suas vantagens? Entenda aqui!

O projeto 3D consiste em utilizar softwares modernos do tipo CAD (Autodesk Homestyler e pCon Planner, por exemplo) para dar ao cliente uma visão mais minuciosa do ambiente e dos móveis planejados.

Um modelo tridimensional fornece detalhes precisos, como metros quadrados, disposição e modelo dos móveis. Esses recursos podem ser modificados de acordo com as preferências do consumidor, o aproveitamento do espaço e a decoração.

Neste artigo, vamos mostrar os motivos para fazer esse tipo de projeto e como o 3D pode melhorar ainda mais os resultados das suas vendas. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Qual é a finalidade de se usar projetos 3D?

Com a maquete realizada, é possível fazer com que a representação se aproxime muito do desejo do cliente, eliminando as chances de erros no andamento do projeto e garantindo resultados satisfatórios. Com isso, economiza-se tempo e recursos, além de elevar a satisfação pela proximidade entre planejamento e os resultados.

Vale salientar que, em geral, um projeto 3D pode ser utilizado para produzir:

  • a fachada da casa;
  • o telhado;
  • as laterais;
  • o interior do imóvel;
  • os móveis;
  • entre outros elementos.

A aplicação dependerá daquilo que os profissionais pretendem representar. De todo modo, sempre é muito vantajoso ter uma noção de como ficarão todos os projetos, podendo alterar com mais facilidade conforme os gostos da clientela.

Como é feito o projeto 3D?

O modelo tridimensional consegue representar fielmente o resultado do planejamento, com aspectos detalhados e ferramentas que transformam os elementos usados na construção, na mudança da casa ou nos móveis.

Tudo isso é feito graças à evolução de programas e softwares. Por meio de métodos automatizados e simples, é possível criar uma simulação dos espaços com objetos, móveis e detalhes muito parecidos com os do plano físico a ser construído.

Alguns programas utilizados pelos profissionais de engenharia e arquitetura permitem a criação de vídeos a partir do projeto virtual. Ao visualizá-los, os clientes têm a sensação de estar inseridos no ambiente.

Quando optar por um projeto 3D?

Por possibilitar o alcance de níveis mais altos de eficiência, o projeto 3D é muito indicado para empresas de móveis planejados. Sendo assim, pode ser utilizado pelas lojas de móveis para proporcionar melhor visualização do resultado final, o que faz com que seja um valioso diferencial em obras e reformas mais elaboradas, que envolvam diversas alterações.

Também é uma opção para ambientes corporativos, visto que elimina o risco da necessidade de uma nova reforma ou adequação dos móveis, por não ter atingido as expectativas de conforto e espaço desejados no começo do planejamento.

Nesse sentido, planejar a disposição e os modelos dos móveis corporativos, bem como observar a necessidade de armários ou baias de trabalho, pode fazer toda a diferença. Assim, a empresa não precisará fazer adaptações após a reforma.

Quais são as vantagens do projeto 3D?

Profissionais inovadores contam com um mecanismo que permite que suas ideias excedam os limites da imaginação e se tornem concretas. O projeto 3D trouxe diversas vantagens aos projetistas e clientes. Veja as principais!

Planejamento mais rápido e prático

O software 3D oferece a maioria das coisas que você necessita para a concepção e o gerenciamento do projeto, permitindo que você monte estruturas rapidamente no espaço virtual. Alguns desses recursos são:

  • opções de cor;
  • biblioteca de texturas;
  • grids de alinhamento etc.

Além disso, garante agilidade na correção de erros, otimizando o trabalho.

Redução do número de erros na execução

Um problema com ferramentas tradicionais de projetos é traduzir o que está escrito no projeto para a prática. Há tantos detalhes que ficam difíceis de ler em uma planta, que é praticamente garantido que ocorrerão alguns erros durante a produção.

Com um projeto 3D, você pode preparar algo muito mais detalhado, sem ter que poluir muito cada página. Isso dá à equipe bem mais apoio para entender suas intenções e colocar essas ideias em prática.

Espaço para testar diferentes ideias

Se você quer mostrar diferentes versões de um projeto a um cliente pelos meios tradicionais, então tem que criar três projetos completamente separados. Isso inclui redesenhar toda a estrutura, o que leva muito tempo e pode incorrer em algumas inconsistências.

Com um projeto 3D, por outro lado, você não tem o mesmo problema. Basta criar diferentes arquivos para cada versão e mostrá-los separadamente, dando bem mais liberdade para comparar diferentes ideias.

projeto 3D - homem sentado em frente a uma mesa de escritório utilizando um computador para fazer o projeto 3D dos móveis de uma casa

Realismo e qualidade para os projetos

As técnicas utilizadas pelo projeto 3D permitem uma melhor visualização do trabalho a ser elaborado e estabelecem consonância com os desejos do cliente, que terá uma noção apurada do produto final.

Facilidade para apresentar a proposta

Nenhum esforço para elaborar um projeto vale a pena se você não conseguir mostrar o resultado para o cliente. Afinal, é ele quem precisa ver, avaliar e aprovar as suas ideias. E fazer isso com uma representação bidimensional pode ser um pouco difícil.

Projetos tridimensionais, por outro lado, oferecem muito mais opções. Com um tour virtual, você pode mostrar ao seu cliente todos os detalhes que quiser sobre os móveis que preenchem os cômodos, destacando informações mais relevantes e tirando dúvidas com mais facilidade.

Projetos mais criativos e diferenciados

O projeto 3D é uma novidade com possibilidades ilimitadas. Como não existe a necessidade do uso de moldes, o designer pode elaborar produtos com formatos inovadores e diferenciados.

Como identificar o melhor software para projeto 3D?

Para poder apresentar o melhor projeto, você precisa escolher uma boa ferramenta de renderização 3D. Há muitos softwares desse tipo disponíveis no mercado, cada um com seus prós e contras, os quais você pode usar na elaboração e apresentação de seus projetos.

O primeiro critério que você deve ter em mente é o número de recursos que o software oferece e quantos deles serão realmente úteis para seus projetos. Se você adquirir uma ferramenta que não lhe dá todos os recursos necessários, ou tem algumas funções faltando, o tempo que você leva para confeccionar cada projeto aumenta consideravelmente.

Além disso, compare esses benefícios com o valor e o modo de pagamento. Alguns softwares funcionam com assinatura, permitindo que você obtenha sempre a versão mais recente e tenha acesso fácil ao suporte da ferramenta. Por outro lado, há aqueles que só exigem um pagamento e garantem acesso aos recursos disponíveis apenas naquela versão.

Como você pôde perceber, o projeto 3D assegura mais controle, praticidade e eficiência nas atividades. Dessa forma, cabe às empresas dominarem a ferramenta para oferecer aos consumidores níveis mais altos de personalização, competência e qualidade no atendimento.

Se você gostou das informações deste post e quer continuar aprendendo mais sobre o assunto, então assine nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu e-mail!

E-book - Perfil do Consumidor de Móveis 2020 - Baixe o relatório grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts