Artigo escrito por Michelle de Vargas, consultora comercial do FoccoLOJAS.
Muito tem se falado sobre medidas de higiene para evitar a propagação do coronavírus, mas neste artigo vou dividir com você algumas dicas para que a sua loja mantenha o nível de vendas nos próximos meses, para continuar vendendo durante a quarentena mesmo com as intercorrências causadas pela pandemia.
Percebemos que no cenário atual o consumidor mudou muito o seu comportamento. Com a insegurança do mercado, ele pensa duas vezes antes de realizar uma compra. Mas isso não quer dizer que as vendas do seu negócio precisam ficar no negativo, certo?
Um momento como esse, exige que o lojista tenha uma postura realista, mas sem pessimismo. Por isso, é essencial que se trabalhe com ofertas diferenciadas e promoções. Não se pode tentar tapar o sol com a peneira e negligenciar a inteligência do cliente, mas também não podemos ter uma postura fatalista.
Veja a seguir 3 dicas essenciais para continuar vendendo durante a quarentena:
1- UTILIZE A BASE DE CONTATOS DA LOJA
Procure por clientes que você já tem e mantenha seu nível de vendas. Em meio à pandemia, é importante que você controle seus gastos, destinando corretamente os seus recursos, dessa forma, a primeira dica é atrair os consumidores que já compraram com você, uma vez que é mais caro atrair novos clientes. Diante disso, ao olhar para esses clientes já ativos, busque saber com que frequência eles se relacionam com a sua loja e tente identificar formas de aumentar essa frequência. O mesmo vale para o valor gasto por ele no seu negócio: será que é possível promover ações para que este gasto seja maior? No contato anterior, o cliente adquiriu tudo que desejava?
2- REFORCE O BOM ATENDIMENTO
Agora que você já identificou esse seu cliente, reforce o seu relacionamento com ele. Ou seja: garanta que ele volte a sua loja. O cliente que se sente especial volta, se torna fiel à marca.
O contato maior com o cliente será online e neste momento em que o cliente está mais criterioso com as suas compras, é hora de reforçar com sua equipe de vendas a necessidade de tratar bem esse consumidor. O cliente quer sentir que o vendedor é seu parceiro, que está preocupado em satisfazer a sua necessidade e não só em empurrar uma venda.
Uma postura fatalista não ajuda a loja em nada, ainda mais num momento como este. Lembre-se que a sua equipe está com muito mais tempo para caprichar no atendimento ou no detalhamento de um projeto. Abuse deste artificio!
3- UTILIZE AS REDES SOCIAIS PARA DIVULGAR
Este momento é onde as pessoas mais se encontram conectadas à internet e redes sociais. Usufrua disso para divulgar suas promoções e condições especiais. Capriche nas fotos e na arte da sua divulgação. Não basta só ter uma boa oferta, a forma que você divulga é muito importante. Dedique um bom tempo para produzir o conteúdo de divulgação da campanha.
Cada rede social é diferente, por isso, se possível, evite usar a mesma publicação em todas elas. O ideal, é fazer uma campanha específica para cada mídia social, focando nas ferramentas que cada uma oferece. O Facebook ou Instagram são ótimas plataformas para divulgar vídeos, por exemplo, e continuar vendendo durante a quarentena.
Mesmo sabendo os impactos desta crise causada pela pandemia, o lojista não pode desanimar. O momento é de reinvenção e tenho certeza de que estas pequenas dicas podem te ajudar nos próximos meses e auxiliar sua loja a se manter com um fluxo de vendas interessante!
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