A carteira de clientes consiste em um método utilizado por diversas empresas com o objetivo de desenvolver uma comunicação e um relacionamento com os consumidores. A carteira é composta por clientes assíduos na organização, para os quais são ofertados serviços ou produtos de maneira periódica.
Nesse sentido, é primordial que a empresa realize uma boa gestão e avaliação da carteira de clientes, já que tal prática é fundamental para estabelecer estratégias certeiras, elevar os lucros e ter uma boa base de consumidores.
Então, continue a leitura para saber como otimizar a gestão da carteira de clientes e maximizar seu potencial!
Faça divisão de grupos
Além de realizar uma separação dos clientes ativos e inativos, tente dividi-los em grupos que façam sentido para o empreendimento. É uma ação antiga, que os negócios mais tradicionais já realizam há muito tempo, assim como os bancos que separam os clientes em Premium, Pessoa Jurídica, Pessoa Física, dentre outros.
Em sua empresa, tente compreender se vale a pena realizar essa divisão por porte, segmento ou outra característica. Assim, você terá várias possibilidades de relacionamento. O empreendedor pode atribuir um processo diferente para cada grupo ou delegar tarefas aos vendedores que são especialistas no assunto.
Estabeleça boas metas
Todo vendedor precisa de metas para potencializar as suas vendas. Por essa razão, elas devem ser desafiadoras e, ao mesmo tempo, realizáveis. Então, saiba estabelecer os objetivos de sua empresa.
O ideal é iniciar definindo metas para o time e, em seguida, distribuí-las para cada vendedor. Caso exista alguma divisão de atuação dentro do time de vendas, é necessário que alguns profissionais tenham metas maiores que as de outros.
Não se esqueça dos clientes antigos
Diversos estudos mostram que o custo de aquisição de cliente (CAC) é muito mais elevado que o de um cliente atual, já que o esforço financeiro e o gasto de tempo são maiores.
Dessa forma, na maioria das vezes, é mais benéfico buscar clientes antigos que sumiram há algum tempo. Assim, você não precisará gastar muito para voltar a conquistá-los.
Pode ser, também, que a organização tenha investido em transformações que fizeram o consumidor cancelar as compras no estabelecimento. Quem sabe não seja o momento de ele voltar a se beneficiar com seus serviços? Então, realize ações que possam fidelizá-lo novamente!
Faça uso da tecnologia
Compreenda que a tecnologia veio para otimizar o trabalho dos profissionais e das organizações, já que com o seu uso é possível resolver as demandas do dia a dia, além de obter economia financeira e ganho de tempo.
Para a gestão da carteira de clientes, esse apoio é mais que primordial. Evite fazer uso de planilhas e trocas de e-mail para gerenciar o processo. Essas ferramentas proporcionam um ótimo apoio, mas não são suficientes para o sucesso da empresa. O ideal é investir em ferramentas CRM focadas no controle de clientes.
Portanto, busque essas práticas para otimizar a carteira de clientes de sua organização e maximizar seu potencial. Com essas estratégias, você terá sucesso na fidelização e poderá potencializar suas vendas.
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