Encantar clientes vai muito além do bom atendimento. É preciso que ele sinta que a empresa se importa com ele e que se preocupa com as suas reais necessidades. Para isso, é fundamental que a organização da loja de móveis planejados esteja preparada para superar as expectativas do consumidor.
Uma das maneiras de atingir essa máxima é divulgar as necessidades e expectativas do cliente em toda a organização: se você é o vendedor, por exemplo, transmita os desejos do cliente ao seu gerente. Novos pontos de vista e a experiência de um time podem influenciar – e muito – na decisão de compra das pessoas.
Separamos, abaixo, outras 5 dicas de como encantar seus clientes com ações simples de serem implementadas no dia a dia da loja de móveis planejados:
Atinja o cliente certo
De nada adianta ter um ótimo produto e tentar vendê-lo para as pessoas erradas. Conhecer o público-alvo é fundamental para ofertar não apenas produtos, mas a experiência de usufruir um móvel feito sob materiais de qualidade. Quem são seu clientes em potencial? Onde eles estão? O que esperam dos seus móveis? Saber responder a essas perguntas é fundamental para fidelizar os clientes que já existem e atrair novos. Lembra-se: não há produto ou serviço que agrade a todos. Por tanto, atente-se ao cliente certo.
Priorize o atendimento
O que pode e deve ser o seu diferencial é o atendimento qualificado. Uma boa e eficiente abordagem é capaz de fazer com que sua loja de móveis planejados se destaque quando comparada com a concorrência. Acredite: vender qualquer produto fica mais fácil quando você ouve as necessidades do cliente e o trata com atenção, tirando todas as dúvidas e explicando com clareza por que o seu móvel é a melhor solução. Dessa forma, uma boa equipe de vendas não insiste no produto que acha que é melhor ao cliente. Ela capta sinais dados pelo consumidor e embarca nos seus objetivos. Além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber calar seus pensamentos, ouvir o cliente e se colocar no lugar de quem está comprando.
Fidelize clientes
Para isso, o foco total deve ser a ação de satisfação dos clientes, pois eles são considerados o topo da pirâmide. É justamente no topo da pirâmide que deve ocorrer a concentração máxima de todos os esforços e, para isso, seu time de colaboradores e vendedores deve estar alinhado com esse objetivo.
Tão importante quanto isso é a liderança dos gestores e gerentes, que devem engajar, treinar e motivar o time a se manter sempre focado na experiência do público.
Crie um grupo VIP para encantar clientes
Sabe aqueles clientes fiéis que estão sempre comprando o que você oferece? É justo que eles sejam tratados diferentemente. Isso não quer dizer que os demais clientes devem ser deixados de lado, mas esse grupo de clientes leais precisa ser reconhecido.
Uma boa estratégia que faz esse tipo de cliente se sentir especial é a prioridade. Faça com que eles sejam os primeiros a saber de novidades, lançamentos ou crie eventos especiais para eles, por exemplo.
Pesquise a satisfação
Mostre para o seu cliente que a sua loja de móveis planejados se importa com a opinião dele mesmo quando ele já comprou o seu produto. Você pode fazer isso por meio de pesquisas por e-mail, presenciais ou telefone.
Peça que seu consumidor dê feedbacks, que podem ir desde o atendimento até a usabilidade do móvel. Isso vai te ajudar a corrigir possíveis falhas e garantir um nível de qualidade sempre elevado.
Preparar a sua equipe e investir esforços em buscar o foco do cliente pode fazer com que sua loja de móveis planejados se destaque no mercado. Para tanto, é preciso inovar, estando sempre alinhado à premissa básica de superar as expectativas dos consumidores. Só assim você verá o número de clientes fiéis aumentar.
Como você está inovando para garantir a excelência no atendimento? Divida suas estratégias nos comentários!