O trabalho em equipe nunca foi tão importante para pensar o mundo comercial como atualmente. Aprender como motivar uma equipe a produzir o que se espera, e até mesmo surpreender seus líderes, envolve uma mudança organizacional que deve ser iniciada o quanto antes.
Para começar esse processo de modernização das relações entre vendedores e líderes, é preciso ter em mente a necessidade de criar um ambiente rotineiro que promova as mudanças desejadas.
Assim, todos estarão convictos da vontade legítima por parte dos líderes em oferecer um local de trabalho aberto a novidades e propício ao exercício das funções.
Neste post, aprenda como motivar uma equipe de vendedores em sua loja de móveis.
Comunicação efetiva
Tudo se inicia por uma boa comunicação entre todos os integrantes.
Não basta acreditar que as ideias disponíveis em um manual de boas práticas serão introjetadas pelos vendedores. Conversas periódicas para tirar dúvidas devem estar sempre na ordem do dia. Elas podem ser em grupo ou individuais, dependendo da demanda, com foco e transparência.
Assim, os valores mais importantes na visão dos líderes poderão chegar aos demais funcionários de forma horizontal e farão parte do dia a dia de todos.
Com um contato mais próximo, o funcionário sente-se trabalhando em um local que valoriza as relações humanas e esse fato agrega valor ao cotidiano profissional.
Bonificações e premiações
Quando uma meta importante para a loja, que seja do conhecimento geral da equipe, for conquistada, é importante que se celebre o feito.
Afinal, o estímulo a uma realização como essa pode levar a uma cultura na qual superar-se signifique buscar novos desafios. Com desprendimento e força de vontade.
Um bônus ao fim do mês ou uma gratificação que não extrapole os limites do orçamento devem servir como estímulo. E serão encarados como reconhecimento por parte de quem se esforça para contribuir com a construção do negócio.
Capacite a sua equipe
Toda oportunidade de reciclagem profissional deve ser bem aproveitada. A equipe precisa conhecer as novas formas de lidar com o cliente que o mercado de móveis está buscando. E como o segmento no qual atuam pode absorver essa fase.
Para isso, um treinamento interno ou mesmo um workshop acertado com uma instituição parceira tem valor primordial na construção de valores motivacionais na equipe.
Uma equipe bem treinada pode, inclusive, fornecer mais feedbacks de lacunas percebidas no atendimento ao cliente. Podem propor soluções para os problemas que antes estavam encobertos por uma rotina burocratizada. Assim, pode-se aliar uma melhor formação profissional ao incremento do relacionamento com os clientes.
Dê autonomia ao seu funcionário
No ambiente de trabalho relacionado a vendas, o conceito de autonomia deve estar relacionado a um vendedor que consegue oferecer as melhores condições de compra. Dependendo da demanda que recebe, o funcionário pode se sentir suficientemente autônomo para propor soluções viáveis para a necessidade do cliente. Se estiver confortável para isso, é claro.
Com líderes empenhados na tarefa de como motivar uma equipe, é possível investir em autonomia e contar com funcionários proativos. Eles irão executar tarefas com um pensamento dinâmico, livres do medo de errar, por terem segurança dos valores presentes no local onde atuam.
Tem experiência em como motivar uma equipe de vendedores? Compartilhe suas ideias conosco sobre como motivar vendedores e garantir um ambiente de trabalho mais produtivo!