Comunicação com o cliente: 6 plataformas online para utilizar na sua loja de móveis

A comunicação com o cliente é um dos fatores que podem fazer com que um negócio alcance sucesso ou não. É preciso saber comunicar-se e, também, saber escutar o seu público-alvo para entender e melhor atender às suas necessidades e aos seus desejos.

Essa necessidade se tornou ainda mais forte nos últimos meses. Portanto, é preciso estar disponível para os clientes e saber diversificar os canais para realizar o melhor atendimento possível e oferecer os pontos de contato que eles buscam.

A boa notícia é que existem diversas tecnologias que proporcionam uma comunicação de “mão dupla” e que geram benefícios para ambas as partes.

Neste artigo, apresentamos dicas de como realizar uma comunicação eficiente e os canais digitais usados para alcançar esse objetivo. Não deixe de conferir!

A importância da comunicação com o cliente

Independentemente do canal escolhido, a comunicação deve seguir características que a tornem transparente e eficiente.

O cliente deve compreender exatamente o que a empresa deseja comunicar, e a responsabilidade para que isso aconteça é do locutor. Portanto, é importante atentar às características que apresentamos a seguir. Confira.

Clareza

A mensagem deve ser nítida e transmitida com clareza. Seja qual for o canal de comunicação, a informação não deve ter rodeios nem estrutura que tire o foco do que se deseja passar.

Uma comunicação clara e simples é a chave do sucesso.

Frequência

Manter uma frequência na comunicação faz com que os clientes e os potenciais consumidores se sintam familiarizados com a empresa e mais confortáveis para interagir, quando necessário.

Linguagem

O tom deve estar de acordo com o grau de formalidade da empresa e, claro, com o permitido pelo cliente. Em alguns casos, uma conversa mais descontraída é suficiente e aceitável, enquanto, em outros, é preciso ser mais formal e oferecer conteúdos mais instrutivos.

Portanto, conhecer o seu público é fundamental para definir a linguagem ideal.

Personalização

Mensagens personalizadas são importantíssimas para criar um canal de comunicação genuíno e autêntico com os clientes. Invista em testes e entenda muito bem com quem deseja falar, e como falar.

Já ficou mais fácil de entender a importância de realizar uma boa comunicação com os seus clientes, correto? Portanto, agora é o momento de conhecer alguns canais que fazem com que essa comunicação seja muito mais eficaz e acessível. É sobre isso que falaremos a seguir.

6 principais plataformas de comunicação com o cliente

Dentre inúmeras opções de canais de comunicação, é preciso entender qual delas é a melhor para o seu negócio e qual é a maneira com que o seu cliente realmente quer comunicar-se.

De nada adianta optar por excelentes ferramentas se elas não são as que os consumidores desejam. Assim, entender o perfil do seu cliente é o ideal para estreitar relações e otimizar as vias de comunicação.

Pensando nisso, separamos 6 das plataformas online mais utilizadas no mercado. Veja, a seguir!

1. Contratos eletrônicos

Esse modelo de comunicação é um documento jurídico que estipula direitos e deveres entre as partes envolvidas, contratante e contratado. Todo o acordo é firmado via internet e de forma digitalizada.

Os contratos eletrônicos são regidos pelos mesmos princípios que norteiam as contratações em geral: da autonomia da vontade, da obrigatoriedade da convenção, da consensualidade, entre outros.

2. Reuniões online

As reuniões online estão cada vez mais populares, e a tendência é que essa modalidade se torne ainda mais indispensável para todos os tipos de negócios. Afinal, não é preciso locomover-se por longas distâncias para fechar contratos ou realizar vendas com clientes diversos.

O importante, seja qual for a ferramenta utilizada, é que todas as partes disponham de uma boa internet. Além disso, o espaço utilizado precisa promover o silêncio e a tranquilidade. Outro ponto essencial é preparar uma boa apresentação online para otimizar a comunicação.

3. Apresentação de projetos

Muitas vezes, apresentar um projeto na indústria moveleira costumava exigir que cliente e contratante se encontrassem, criando a necessidade de locomoção e espaço físico. Mas isso já não é mais uma realidade!

As apresentações de projetos online, desde que bem feitas, podem otimizar tempo, dinheiro e garantir clientes em todas as partes do mundo.

Ferramentas como Skype e Zoom Meeting já são bastante comuns em reuniões empresariais, possibilitando reuniões e webinars para um grande número de pessoas.

4. Comunicação via WhatsApp

Essa rede social, que já se tornou uma forte aliada do mundo corporativo, é um ótimo canal de comunicação com os clientes. Por meio do WhatsApp Business, por exemplo, é possível fazer reuniões e, até mesmo, apresentar e vender produtos diversos.

Além disso, o aplicativo de mensagem tradicional permite que a empresa crie uma lista de transmissão com os clientes que tiverem o contato da empresa salvo.

Ao criar um público segmentado, é possível exportá-lo e preparar o envio de mensagens criativas, com emojis e caracteres ilimitados. Assim, você atrai a atenção e cria engajamento com clientes e prospects.

5. Envio de e-mail

O envio de e-mail, desde que feito corretamente, ainda é uma ferramenta poderosíssima para nutrir clientes com conteúdos e materiais relacionados a móveis e ao nicho de mercado moveleiro.

Como os consumidores permitem a interação por e-mail, é possível manter uma relação mais próxima, personalizada e rica. Assim, o importante é conhecer o seu público, acompanhar os resultados dos disparos de e-mails e manter uma constância de conteúdos relevantes e interessantes para a sua audiência.

6. Atendimento pós-venda

Após realizar uma venda, é fundamental assegurar que seus clientes tenham uma experiência de sucesso com seus produtos. Por isso, investir no atendimento pós-venda tornará seus consumidores mais fidelizados e satisfeitos com os serviços da sua loja.

Para garantir um pós-venda de sucesso, o App Meu Projeto apresenta recursos que permitem o controle total da comunicação da loja de móveis com seus clientes. Tanto o lojista quanto o consumidor podem acessar o aplicativo para acompanhar processos como a entrega e a montagem dos móveis. Isso gera segurança na hora de decidir onde comprar novamente!

Vale ressaltar que o App Meu Projeto pode ser contratado por lojistas que utilizam o FoccoLOJAS, e por isso é totalmente integrado ao sistema de gestão.

Como vimos, a comunicação com o cliente é um dos fatores mais importantes para conquistar, converter e fidelizar clientes.

Nos dias de hoje, os consumidores querem ouvir e serem ouvidos, para que seja criada uma relação recíproca e produtiva. Logo, entenda como se comunicar de forma transparente e objetiva e saiba quais das ferramentas disponíveis no mercado mais atendem às suas necessidades e aos desejos dos seus consumidores.

Nosso artigo foi útil e ajudou a esclarecer as suas dúvidas? Se você quer saber mais sobre como melhorar a comunicação com os seus clientes, então entre em contato conosco! O FoccoLOJAS tem diversas soluções para você!

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