O que levar em conta ao contratar um vendedor para loja de móveis

Em uma loja de móveis é comum ter que lidar com vendas de produtos como qualquer outra empresa do setor varejista. Entretanto, por se tratar de um produto que contempla um público muito específico, principalmente quando estamos falando de móveis planejados, é importante que, ao contratar um vendedor eles sejam qualificados, tenham jogo de cintura e uma boa capacidade de negociação.

Por isso, no post de hoje, abordaremos as principais características que você deve considerar na hora de contratar um vendedor. Confira:

Boa comunicação interpessoal

Ao contratar um vendedor a primeira característica que deve ser levada em consideração é a sua capacidade de comunicação — pois a maior parte do trabalho de um profissional de vendas é lidar diretamente com o cliente.

É preciso avaliar a forma como ele se expressa, sua pronúncia e entonação de voz. Além de saber identificar o perfil do cliente para usar o tom e linguagem mais adequados possível.

Ao contratar um vendedor ele deve ter conhecimento a respeito do produto

Há quem diga que um bom vendedor é aquele que pode convencer qualquer pessoa e vender o que quiser, não é mesmo? Entretanto, esse conceito pode ser equivocado em alguns casos. Principalmente quando se trata de uma loja de móveis.

Esse setor demanda mais conhecimento a respeito do produto, os clientes são naturalmente mais exigentes e a margem de erro é baixa, porque consumidores insatisfeitos podem causar grandes problemas para os negócios.

Portanto, na hora de contratar um vendedor para sua loja de móveis certifique-se de que ele tem experiência na área, capacidade e interesse em aprimorá-los para garantir bons resultados.

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Proatividade

Se não pode ser considerado um pré-requisito, proatividade é no mínimo um diferencial que deve ser analisado na hora da contratação.

Um bom vendedor cumpre com suas obrigações, alcança suas metas e obtém um desempenho dentro do que é esperado.

Um ótimo vendedor vai além do que foi preestabelecido. Ele demonstra interesse por aprender cada vez mais sobre a área, conquista e fideliza clientes para a loja, além de sempre buscar aprimorar suas habilidades e capacitações.

Habilidade de negociação

O perfil de vendedor insistente e agressivo que não respeita a decisão do cliente, insistindo até o último minuto para que ele compre o produto, é considerado obsoleto pela maioria das empresas atuais.

A aposta tem sido em abordagens mais amigáveis e estratégias de vendas mais inteligentes, em que a qualidade e os benefícios do produto têm mais importância do que o preço.

Mas isso não significa que o vendedor não precisa:

  • ter habilidade de negociação;
  • saber usar os argumentos na hora certa;
  • usar a entonação adequada para cada cliente;
  • demonstrar os atributos mais relevantes do produto na hora da venda.

Em geral, esses profissionais têm um portfólio de projetos que também pode ser considerado no processo de avaliação. Já que um bom vendedor de móveis tem naturalmente habilidade de comunicação.

Como montar um bom processo seletivo para atrair as pessoas certas?

Saiba divulgar a vaga corretamente

O processo seletivo começa no momento da divulgação da vaga, seja em um fórum virtual na internet (grupos do Facebook, LinkedIn etc), seja em anúncios em mídias tradicionais.

É muito importante disponibilizar informações sobre salário, carga horária e funções da vaga, competências, habilidades e características exigidas.

Procure não ser tão direto dizendo apenas que a vaga é para vendedor. Por exemplo, mas que a empresa busca profissionais com grande experiência em comunicação com o cliente, capacidade de negociação, que saibam trabalhar sobre pressão e lidem bem com críticas.

Procure indicações com contatos de confiança

Verifique com seus amigos empreendedores ou funcionários de confiança se não conhecem alguém capacitado para indicar.

Vale lembrar que um anúncio dentro da própria loja pode acabar despertando a atenção de seus clientes, levando a uma indicação de ouro.

Ofereça benefícios compatíveis

O mercado de trabalho é competitivo não apenas pelo lado dos profissionais. Mas também pela perspectiva das empresas que estão cada vez mais em busca de funcionários bem qualificados.

Portanto, ofereça benefícios que sejam compatíveis com a vaga para que os melhores profissionais sejam atraídos para seu processo seletivo.

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