Sempre é tempo de vender. As datas comemorativas, em especial, são uma ótima oportunidade para incentivar os consumidores a comprarem em sua loja..
É claro que a ocasião em si e uma disposição natural à compras não garante o sucesso de seu negócio. Lojistas atentos sabem que é necessário muito preparo para alavancar as vendas nesse período.
Quer saber como? Confira a seguir 9 dicas para vender mais em datas comemorativas.
1. Analise o seu público-alvo
Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing é fundamental definir e conhecer o público-alvo do seu negócio.
Considere acompanhá-lo de perto para entender seus gostos, suas motivações, seus desejos. Viva “o mundo dele” por alguns instantes e assim conseguirá extrair informações preciosas que orientarão todas as suas campanhas de marketing.
2. Pesquise as datas comemorativas
Além das comemorações mais conhecidas, como Carnaval, Páscoa, Natal, entre outras, existem diversas datas, não oficiais, que podem estar totalmente relacionadas ao seu público-alvo.
Por isso, a dica é: explore o calendário a favor do seu negócio. Dia dos pais, das crianças, dos namorados? Identifique o seu target, os diversos temas que podem interessá-lo e encontre datas comemorativas que tenham apelo para ele. Algumas delas podem despertar curiosidade e demonstrar o quanto a sua marca está atenta e bem informada.
3. Acompanhe os concorrentes
Procure saber o que a concorrência pretende fazer ou fez nos anos anteriores e quais são as datas comemorativas mais exploradas por eles.
Essa é uma ótima maneira de se inspirar e, ao mesmo tempo, não correr o risco de copiar uma ideia sem a intenção.
4. Crie campanhas de marketing especiais
Inclua no planejamento de marketing de sua empresa campanhas focadas em datas comemorativas.
Aproveite as redes sociais para se comunicar com seu público-alvo por meio de ideias inovadoras com imagens, vídeos, gifs, entre outros elementos visuais que facilitem o engajamento. O investimento em posts patrocinados, por exemplo, pode trazer bons resultados.
5. Comunique o cliente com antecedência
Faça o seu público saber que você preparou algo diferente para aquela data comemorativa.
Se já tiver uma carteira de clientes, aposte no envio de e-mail marketing e postagens programadas alguns dias antes da data em todas as redes sociais.
Na loja física, mantenha o mesmo conceito da campanha em toda a comunicação visual e deixe todos os vendedores alinhados sobre as ações.
6. Crie promoções
Promoções são sempre uma boa ideia para atrair novos compradores. Em datas comemorativas, elas fazem ainda mais sentido.
Aposte em cupons de desconto, descontos progressivos, combinação de produtos por preços reduzidos, entre outras estratégias. Apenas tenha cuidado para que as reduções de preço não comprometam as finanças da empresa.
7. Decore sua loja
A ambientação correta faz toda a diferença, por isso, não se esqueça de deixar a loja com o clima da data comemorativa que se aproxima.
Além de motivar os funcionários e aguçar os sentidos dos visitantes é uma ótima forma de melhorar a experiência do cliente no local, o que aumenta a chance de conversões em vendas.
8. Reforce os canais de atendimento
Certas datas geram naturalmente mais movimento nas lojas e demais canais de atendimento. Avalie esses canais com antecedência e contrate uma ajuda extra, se necessário.
9. Cuide do pós-venda
Você já deve ter ouvido falar que custa mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente antigo. Por isso, uma vez que ele tenha comprado algo com você, não o perca de vista!
Aproveite as próximas datas do calendário para manter um relacionamento com ele, através de redes sociais, e-mail ou até WhatsApp. O importante é que ele se lembre de você!
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