O que é gestão à vista e como ela ajuda a sua empresa?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Como você está acompanhando os resultados da sua empresa? E de que forma está divulgando o atingimento das metas aos times? O uso dos famosos KPIs (Key Performance Indicators, ou seja, indicadores-chave de desempenho) já é uma providência que várias corporações já utilizam. Mas de que modo isso é feito na sua empresa? Como eles são determinados e divulgados? Já ouviu falar sobre gestão à vista?

Bom, essa é uma metodologia que tem o objetivo de definir, por meio de indicadores e de maneira bastante clara, aonde a empresa pretende chegar e, assim, divulgar isso rapidamente para todas as equipes.

Quer saber o conceito e como você pode aplicar a gestão à vista na sua empresa? Se você deseja deixar claro (à vista de todos os colaboradores) quais são os objetivos a serem atingidos e os resultados conquistados ao longo do tempo, continue a leitura deste texto! 

O que é gestão à vista?

Antes de tudo, vamos pensar no significado do termo “à vista”, para ficar mais fácil de entender. Bom, significa “diante dos olhos”, então podemos afirmar, grosso modo, que um mural ou quadro de gestão à vista trata-se de uma maneira de inserir informações essenciais da gestão da empresa em um lugar de alta visibilidade.

Esse quadro é muito útil para desenvolver a consciência situacional do trabalho dos times e conseguir influenciar diretamente nas ações e no comportamento dos funcionários.

Mas, afinal, por que isso é importante? Porque um quadro de gestão à vista contém dados e informações para análise do andamento do trabalho feito em relação às metas estipuladas, de forma que os dados sejam atualizados a cada atividade ou tarefa realizada.

Além disso, nesse quadro, também podem ser apresentados os indicadores de desempenho dos times. Dessa forma, cada colaborador tem uma noção bem clara do que precisa ser feito e de como os seus atos diários impactam diretamente nos resultados de toda a equipe.

Por que a gestão à vista é importante?

Esse modelo de gestão acaba proporcionando uma maior transparência em relação aos objetivos e ao momento em que a empresa se encontra.

A gestão à vista é extremamente eficiente com poucas metodologias, uma vez que ela tem o objetivo de divulgar, sucinta e claramente, em um lugar de visibilidade fácil e a todos os profissionais, informações e dados importantes sobre o desempenho atual do negócio e de cada departamento.

Você certamente concorda que nada consegue prejudicar mais o desempenho dos colaboradores do que eles não saberem qual é sua função dentro da empresa.

“Para o que trabalho? Como posso melhorar meus resultados? Quais são os resultados que estou gerando para a empresa?” Essas são perguntas de profissionais ansiosos por sempre fazer o correto no trabalho. Então, quanto eles não têm isso, desmotivam-se.

As respostas para esses questionamentos podem ser transmitidas de diversas formas pelos gestores: por reuniões mensais ou reports semestrais (formatos bastante ultrapassados); ou por meio de quadros de acesso totalmente público – a gestão à vista.

Nessa última opção, todos têm consciência das suas metas e dos seus objetivos. Além disso, sabem como cada time está em relação aos outros, aumentando, assim, a produtividade. Enfim, a transparência de erros e falhas dos setores faz com que as pessoas acabem pressionando-se para alcançar um desempenho melhor.

Quais são as melhores dicas para aplicar a gestão à vista?

Conheça, a seguir, algumas dicas importantes para você aplicar a gestão à vista no seu negócio!

Determine KPIs

É fundamental determinar os indicadores que serão incluídos na gestão à vista. Lembre-se de que é preciso selecionar aqueles que são mais essenciais, para que não haja excesso de informação que não é útil aos grupos de trabalho.

Escolha os KPIs que têm relação direta com as atividades dos grupos e, claro, que podem ser grandes motivadores para a equipe.

Faça um mapeamento de processos

Esse é um método interessante que compreende a definição de objetivos, metas, indicadores, um plano de ação e um mapa estratégico. A metodologia tem como base 4 pilares de perspectivas distintas dentro da empresa:

  • financeira;
  • de aprendizado;
  • do cliente;
  • de processos internos.

Esse mapeamento vai contribuir significativamente para deixar todas as operações mais simplificadas, além de garantir clareza na assimilação dos indicadores, facilitando bastante a forma de como fazer gestão à vista.

O grande benefício do mapeamento de processos é que ele apresenta indicadores claros e para várias áreas do negócio, combinando muito bem com a ideia da gestão à vista.

Crie painéis de gestão

Painel de controle, ou dashboard, diz respeito à reunião visual das informações mais relevantes do negócio, como indicadores e dados, representados por tabelas e gráficos. Com todas as informações ajustadas e consolidadas em uma tela, a equipe consegue acompanhar e monitorar com maior facilidade tudo o que acontece, como objetivos e desempenhos atingidos.

Lembre-se de que, para atender a todos os conceitos de como fazer gestão à vista, o dashboard tem que ser atualizado de maneira constante. Dessa forma, as decisões podem ser tomadas o quanto antes, sempre objetivando melhorias nos resultados da empresa.

Faça um quadro de fluxo de trabalho

A fim de integrar o gerenciamento visual ao processo de trabalho na empresa, é importante usar uma ferramenta específica.

Um quadro de fluxo de trabalho, por exemplo, vai ajudar a visualizar tudo da melhor forma. Ele tem que representar os diferentes estágios de trabalho, como por exemplo:

  • tarefas a serem feitas;
  • trabalhos em andamento;
  • itens concluídos.

O maior objetivo desse quadro é deixar o processo de trabalho na empresa mais transparente. Assim, os gestores conseguem agir logo que algum problema surgir, para garantir que o trabalho avance na linha.

Além disso, é possível acompanhar e analisar o amadurecimento do fluxo de trabalho com o passar do tempo, a fim de tomar as melhores decisões para aprimorá-lo.

Quais são os principais benefícios da gestão à vista?

Confira, agora, as principais vantagens de aplicar a gestão à vista no seu negócio!

Confiabilidade

A falta de confiança tem total relação com a falta de mensuração de resultado e de transparência na empresa. Por isso, quando há uma liderança “bastante mensurada” e bem transparente, consegue-se cultivar uma cultura de confiabilidade entre os gestores e funcionários.

A visibilidade dos dados do negócio certamente ajuda a construir uma relação extremamente transparente, em que todas as pessoas estejam envolvidas e sempre atualizadas sobre o que acontece de relevante na empresa.

Agilidade

A fácil visualização dos dados também é capaz de garantir uma agilidade muito maior para a operação do empreendimento. Afinal de contas, todos conseguem analisar uma informação de maneira rápida e, com isso, tomar decisões sem ter medo.

Melhor tomada de decisão

Não se consegue tomar decisões confiáveis e acertadas sobre um projeto sem ter em mãos todos os dados necessários para isso. A gestão à vista, além de trazer uma transparência maior para o gerenciamento, permite a participação de mais colaboradores na tomada de decisão.

Dessa forma, aqueles funcionários que antes se sentiam excluídos e ficavam sem compreender o que realmente estava acontecendo no negócio, agora, podem fazer parte da corporação. Tal sensação de pertencimento vem acompanhada de uma maior responsabilidade dos colaboradores.

Integração e motivação

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar estes benefícios. Ao compartilhar os dados mais relevantes da empresa, você consegue engajar e motivar as equipes. Essa é uma consequência bem natural de passar a dividir o poder da informação nos negócios e dar aos funcionários total conhecimento do seu desempenho nas metas.

Quando todos os colaboradores têm ciência das suas responsabilidades, e também do impacto direto nas conquistas da empresa, eles trabalham com um empenho bem maior, tornando-se, de fato, parte da organização.

Bom, esperamos que, com todas as dicas e informações valiosas que mencionamos neste texto, você possa aplicar a gestão à vista no seu negócio e beneficiar-se dessa incrível metodologia, seja para mostrar status dos projetos, índices, informações estratégicas, seja para ajudar na gestão de pessoas.

Lembre-se de que sua empresa só tem a ganhar quando as equipes se envolvem e se aprofundam sobre como os processos funcionam e quando passam a entender o impacto de suas ações no todo.

Gostou de saber mais sobre a gestão à vista e quer continuar aprendendo com nossos conteúdos? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Guia prático da Gestão de Projetos em Lojas de Móveis - Clique para baixar grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts