A importância da gestão administrativa e financeira para sua empresa

A gestão administrativa de uma empresa organiza os recursos humanos, operacionais, comerciais, fiscais e tributários. A gestão financeira, por sua vez, diz o que é possível realizar com base nos recursos financeiros disponíveis em caixa. O grande desafio de uma gestão moderna é coordenar esses dois conceitos para que se tornem complementares.

Para que uma empresa cresça é necessário que tanto a gestão administrativa quanto a financeira estejam plenamente alinhadas. O setor administrativo verifica que é necessário contratar mais funcionários, mas para essa contratação é necessário que o setor financeiro disponha dos recursos para o pagamento desses funcionários. Assim, antes de executar qualquer projeto o gestor deve conhecer a capacidade do seu caixa.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com pontos importantes para ajudar você a fazer uma boa gestão administrativa e financeira da sua loja. Confira!

Como fazer gestão administrativa e financeira

Para uma empresa crescer, a palavra-chave é planejamento. Estudar, decidir e determinar o objetivo a ser alcançado e os recursos necessários para execução, bem como a forma e o tempo em que determinadas ações e projetos serão realizadas garante o sucesso e reduz gastos. Assim, tendo pré-estabelecido o método, o foco e a forma não haverá gastos desnecessários e isso garantirá a eficiência da estratégia.

Para desenvolver uma gestão financeira e administrativa algumas práticas devem fazer parte da rotina do seu negócio, como:

  • planejamento;
  • utilização de ferramentas de gestão;
  • capacitação gerencial;
  • formas de melhorar a comunicação;

A definição de gestão administrativa e de gestão financeira são distintas, mas complementares e, por isso, desenvolver tais práticas irá melhorar seu desempenho. Assim, ter comunicação clara entre esses setores é essencial para a saúde econômica da sua empresa. A organização administrativa precisa estar alinhada às possibilidades da empresa — controle de caixa — e à realidade econômica do mercado.

gestao-administrativa

Importância de uma boa gestão

Como vimos, a gestão administrativa e financeira são vitais para o sucesso do seu empreendimento e isso não é trabalho para amadores! Investir na contratação e qualificação profissional garante uma leitura técnica e eficaz da sua empresa no mercado em que está inserida. Também reduz gastos, pois garante maior segurança e solidez na hora certa de investir em cada projeto.

Realizar uma gestão de qualidade e desenvolver boas práticas é um desafio. Porém, já existem ferramentas de gestão que ajudam a vender melhor, controlar projetos e explorar a carteira de clientes.

Além disso, melhora o pós venda, reduz gastos com assistência técnica e rotatividade de funcionários e evita o desperdício com compras erradas. A utilização dessa tecnologia deve ser aliada para o crescimento da sua empresa e melhoria dos seus lucros.

Benefícios das gestões administrativa e financeira

A gestão administrativa e financeira de qualidade é importante, pois organiza os projetos e processos e garante o sucesso na execução — bem como alinha as expectativas de gestão e a realidade de caixa da empresa.

Essa prática reduz gastos, pois será possível pagar contas e tributos em dia, controlar os produtos em estoque, o atendimento de pedidos e de matéria-prima, cálculo exato do preço final dos produtos e do lucro obtido, controle dos bens, do capital de giro e do pró-labore.

Uma gestão eficiente e integradora precisa estabelecer fluxo de informações, estar atenta às dificuldades de necessidades da empresa e estabelecer metas e prazos para solucionar esses problemas. Organizar o trabalho, pessoas e vendas são parte do dia a dia e devem estar subsidiados por uma administração financeira profissional e responsável.

Também é dever dessa gestão estabelecer um plano de treinamento para que sua equipe consiga produzir de forma mais racional utilizando os recursos disponíveis de forma consciente e diminuindo os custos da produção sem perder em qualidade — o que garantirá um crescimento sólido e com sustentabilidade econômica.

Desta forma, investir em modernizar gestão administrativa e financeira e em suas boas práticas irá identificar insuficiências, organizar execução e expectativa, o que projetará com sucesso o crescimento e firmará sua empresa no mercado.

E aí, entendeu a importância de uma gestão administrativa e financeira de qualidade? Está pronto para desenvolver uma gestão eficiente na sua empresa? Aproveite para contar sua opinião e sua experiência nos comentários!

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts