Gestão da inovação: o que é e como aplicar em lojas de móveis

“Inovar” é uma palavra bem recorrente nas conversas sobre negócios e empreendedorismo hoje em dia, e não é sem motivo. Com a concorrência cada vez mais elevada, você precisa se destacar para atrair clientes. Contudo, mais que ter ideias, você precisa fazer a gestão da inovação em seu negócio.

De forma simples, essa gestão envolve controlar o ciclo de inovação da empresa, sempre aumentando suas chances de se destacar diante dos concorrentes. Se você souber como executá-la, sua loja de móveis estará sempre um passo à frente.

Para ajudar, vamos falar um pouco sobre como você pode promover a gestão de inovação em seu negócio. Acompanhe!

Como ter uma boa gestão de inovação?

Por ser um tema tão abrangente, é difícil saber exatamente por onde começar. Dessa forma, se estiver em dúvida, tente seguir estas dicas.

Pesquise bem o mercado

Não há como inovar sem saber aquilo que o mercado já produz. Sem isso, você terá apenas uma ideia que já foi explorada e hoje não apresenta mais um diferencial. Então, estude o mercado e encontre as áreas que ainda não foram preenchidas.

Estabeleça suas prioridades

Ter uma ordem de prioridade para seu negócio é muito importante. Alguns dão preferência a ações de maior risco, mas que trazem mais lucro, enquanto outros priorizam a estabilidade da empresa como um todo. Esses são apenas exemplos e nenhuma das escolhas é incorreta. Tudo depende do que vão guiar suas inovações.

Teste ideias novas

Não há gestão de inovação sem novas ideias. Entretanto, antes de colocá-las em prática para toda a empresa, o mais prudente é fazer testes e comparar os resultados entre diferentes métodos. Isso dará o material necessário para decidir em quais inovações investir.

Explore possíveis parcerias

Sempre há outras empresas que podem contribuir com sua loja de móveis. Um parceiro que faz reformas em madeira e estofado é um bom aliado para sua loja, por exemplo. Converse mais com empresas de outros segmentos e veja como vocês podem se ajudar mutuamente.

gestão da inovação

Quais as tendências de inovação para aplicar em sua loja de móveis?

Para esclarecer ainda mais o tema, também trouxemos aqui alguns exemplos dessas inovações e seus benefícios. Confira!

Geolocalização do ponto de vendas

Ter uma loja de móveis com geolocalização permite que alguém a encontre com um GPS, chegando lá com mais facilidade. Quando a prioridade do cliente for a conveniência, isso vai ajudar a fechar bem mais negócios.

Customização do mostruário

A forma como você apresenta sua mercadoria também faz toda a diferença. Seja para móveis avulsos ou conjuntos completos de cômodos, é importante adaptar seu mostruário para valorizar ao máximo os produtos na loja.

Investimento na experiência do consumidor

Por fim, lembre-se de que a satisfação do comprador vem também de uma boa experiência de compra. Ele deve sentir que recebeu tudo o que buscava e um pouco mais. Dessa forma, ele contribui com a sua reputação e tem mais chances de retornar no futuro.

Agora que você entende melhor a gestão da inovação, é hora de colocá-la em prática. Com isso, você poderá melhorar seu processo de venda e se destacar em relação aos concorrentes com mais facilidade.

Se quiser mais dicas para otimizar sua rentabilidade, veja nosso artigo sobre redução de custos e aprenda um pouco mais agora mesmo.

como diferenciar sua loja

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts