Na sua loja de móveis planejados, você conta com uma gestão em tempo real? Venha então entender os benefícios!
Decidir algo nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando o gestor tem que lidar com riscos e com a pressão de saber que a concorrência pode estar um passo à sua frente. Simplesmente por ter informações tempestivas e bem elaboradas que auxiliem em seu processo decisório.
Confira no post de hoje algumas razões para adotar um sistema de análise em tempo real:
Mais informações sobre as vendas com uma gestão em tempo real
No mundo da “tomada de decisões” um dia passa perdido pode significar perder também a chance de fechar um bom negócio. Por exemplo, se um comprador quiser efetuar uma compra de um grande lote de determinado produto e quiser um desconto por isso, o vendedor pode decidir entre efetuar a venda com o desconto solicitado. E ainda tentar negociar um desconto menor ou não dar o desconto e correr o risco de perder a venda. Pois nesse último caso, o comprador pode simplesmente optar por comprar daquele que lhe responder primeiro e puder lhe vender pelo preço mais baixo.
Nesse caso, ter em mãos uma ferramenta que, de forma rápida, lhe dê a informação sobre venda pode significar um resultado positivo ou uma venda com prejuízo. O mesmo princípio é válido para prestação de serviços.
Os ERP (Enterprise Resource Planning), ou SIG (Sistema Integrado de Gestão), como o próprio nome diz, são sistemas integrados de gestão. Sua função é registrar e processar todas as informações e fazer uma gestão em tempo real. Gerando, no fim das contas, uma informação sintética, consolidada, objetiva. Que atenda às necessidades do gestor que tiver essa ferramenta em sua empresa.
Evitar o retrabalho
Adotar um sistema de gestão em tempo real ajuda na redução do trabalho. Até poderíamos chamar até de “redução de retrabalho”. Isso porque que o que acontece em determinado setor da empresa é contabilizado automaticamente.
Exemplo são as rescisões e folhas de pagamento no Departamento Pessoal, as matérias-primas que entraram no estoque e depois saíram para o processo produtivo, as entradas e saídas do estoque de mercadorias prontas pra serem vendidas etc.
Diagnosticar problemas de gestão
Dependendo do software, é possível emitir os mais diversos relatórios gerenciais. Eles possibilitam ao gestor decidir sobre aumentar a produção ou adotar estratégias para desovar estoques antigos e sem giro. Ou ainda detectar a necessidade de se investir em tecnologias. Elas otimizam o processo produtivo e faça com que seja possível haver uma significativa redução de custos.
Com o desenvolvimento da tecnologia, softwares cada vez mais sofisticados têm passado a fazer parte do dia a dia nas empresas. A TI (Tecnologia da Informação) é uma grande parceira do empresário. Isso porque os fornecedores de alguns softwares até fazem pacotes exclusivos para os clientes. Desenvolvem programas personalizados que atendam às necessidades e especificidades de cada empresa e tipo de negócio. Fazem com que seja possível ao gestor fazer suas análises em tempo real, otimizando e desburocratizando o processo decisório.
Diante da possibilidade de ter uma poderosa ferramenta que lhe propicie informações úteis e uma gestão em tempo real, é claro que você não vai querer ficar pra trás, não é mesmo?
Deixe aqui seu comentário sobre o assunto e compartilhe suas dúvidas experiências conosco!