Como inserir a inovação na gestão da loja de móveis?

Para implementar a inovação em uma loja da móveis é preciso pensá-la como um ciclo e utilizar ferramentas tecnológicas, como um sistema de gestão integrada, para viabilizá-la. Mas antes de entrarmos em mais detalhes do assunto precisamos de um panorama geral que será essencial para compreendermos o momento que vivemos e sua relação com a inovação.

No atual momento, todo o mercado está passando por verdadeiras provas de adaptação para se manterem rentáveis. Apesar de toda essa questão, alguns dados mostram que o setor moveleiro está em uma excelente fase. O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou um aumento de 30% no mercado de móveis.

Para além desse momento inesperado, o que faz com que um negócio se diferencie dos outros são as vantagens competitivas – e a inovação é uma delas.

Atualizar-se em um mercado em crise demonstra não só criatividade, mas sobretudo resiliência por parte das empresas. Isso porque, para que um negócio seja inovador, é necessário que ele conte com uma gestão estratégica que implemente atividades de inovação ciclicamente. 

O que é o ciclo da inovação de uma empresa?

Inovação vem da palavra latina “innovatio” que significa renovação. Assim, podemos entender como inovação todos processos que visam renovar ideias, produtos e serviços já existentes

Isso não quer dizer que é feito mais do mesmo, mas que toda ideia de inovação parte de um ponto já existente.

Inovação é um processo contínuo e deve ser enxergado como uma atividade cíclica. Esse ciclo pode acontecer através de seis etapas, que vão desde identificação do problema a ser resolvido até a implementação de fato da ideia.

Para que a inovação aconteça, os objetivos do seu negócio precisam estar alinhados à gestão e atualizados de acordo com os acontecimentos, como a diminuição da circulação das pessoas e das atividades presenciais que vivemos agora.

Ao implementar esse ciclo de inovação, uma loja de móveis pode obter diversos benefícios. Alguns deles seriam a otimização de resultados, a melhoria da produtividade de colaboradores e a fidelização de clientes. 

Quais as oportunidades geradas pela inovação na gestão da loja de móveis?

Diante a situação atualmente vivenciada por nós, que altera o comportamento das pessoas e o cotidiano das organizações, é importante estar atento. É exatamente neste momento que inovações se fazem ainda mais necessárias e têm a finalidade de ajustar o negócio à nova realidade.

Nas lojas de móveis não é diferente: ter uma gestão estratégica que pensa em inovação pode trazer muitas vantagens ao negócio. Sendo assim, podemos entender como inovação na gestão todos os esforços contínuos que visam gerar resultados positivos para a empresa. 

Existe uma série de vantagens que devem ser bem avaliadas e mensuradas antes que essa metodologia seja implementada no negócio de fato. Hoje, vamos analisar mais profundamente duas delas, que são a melhora da produtividade da equipe e a viabilização da gestão integrada. Continue com a gente para saber mais!

Melhora da produtividade da equipe

Para melhorar a produtividade das equipes internas e externas, é essencial que a empresa desenvolva um ambiente de trabalho propício à criatividade e uma cultura organizacional focada no desenvolvimento.

Promover um espaço de trocas para que todos os funcionários colaborem com novas ideias gera um senso de pertencimento que faz toda diferença para o sucesso do negócio. A verdade é que as equipes precisam muito mais do que “vestir a camisa da empresa”, elas precisam de justificativas para tomarem essa atitude.

A boa notícia é que uma gestão com foco em inovação pode proporcionar muitos motivos e fazer com que seus colaboradores contribuam sempre para a melhor entrega. Essa possibilidade de envolvimento é crucial sobretudo em tempos de pandemia, quando muitas vezes a equipe ou parte dela está, por exemplo, trabalhando ou apresentando projetos  remotamente.

Aqui também um sistema gestão pode dar suporte à operação com a automatização de processos manuais, contribuindo assim para que a equipe fique ainda mais focada nas decisões estratégicas.

Viabilização da gestão integrada

A gestão integrada é uma metodologia de trabalho que visa centralizar informações de todos os âmbitos de uma empresa. A ideia principal é alinhar os departamentos, processos e operações para que a gestão possa fazer uma análise sistêmica e tomar a decisão mais acertada.

Se um um sistema de gestão faz diferença para as outras vantagens citadas neste post, ele se torna ainda mais fundamental na viabilização da gestão integrada. É por meio dele que essa metodologia será colocada em prática.

Como manter atualizados os processos de venda e pós-venda? 

Por meio da gestão da inovação, que pode ser implementada em qualquer área ou operação de um negócio, é possível manter seus processos sempre atualizados. 

Por exemplo, vender durante a quarentena é uma atividade que pode ser remodelada a partir de uma estratégia multicanal. Ou ainda, mudar a abordagem, treinando seu time de vendas para aplicar a CNV (Comunicação Não Violenta). Trata-se de uma prática que visa compreender o outro para transmitir mensagens mais assertivas. 

Já em pós-vendas, é possível ir muito além dos e-mails de relacionamento ou das pesquisas de satisfação. Você pode, por exemplo, oferecer um serviço de restauração depois de dois anos que o cliente adquiriu um produto com você, aumentando a fidelização.

Lembre-se sempre: demos apenas alguns exemplos. A gestão da inovação está aí para ser implementada e para te dar insights do que é melhor para o seu negócio.

Como um sistema de gestão da loja de móveis ajuda no ciclo de inovação?

Para conseguir responder a essa pergunta, é necessário que pensemos mais uma vez na inovação como um ciclo e não como uma ação isolada. Assim, fica mais simples compreender como um sistema de gestão integrada pode ajudar nesse quesito. 

Dentre os principais benefícios que um software de gestão pode trazer para o negócio e para o seu ciclo de inovação, estão:

  • Redução de custos
  • Melhora da tomada de decisão
  • Vantagem competitiva
  • Aumento da receita

Um sistema de gestão é um software que integra o negócio de maneira sistêmica e automatiza atividades mecânicas. Sendo assim, ele oferece todo suporte e autonomia que a gestão precisa para se manter em constante inovação, continuando assim o ciclo.

Agora, imagine a quantidade de tempo e de dinheiro que uma empresa que não utiliza um sistema de gestão integrada perde.

Como o FoccoLOJAS pode potencializar suas oportunidades de negócios?

Com o sistema de gestão FoccoLOJAS é possível fazer a gestão completa direto do celular ou de qualquer lugar em que você ou sua equipe estiverem. Além de auxiliar a sua loja a se manter constantemente no ciclo de inovação, ele também traz outras vantagens para te ajudar a:

  • Manter sua venda lucrativa
  • Ter uma comunicação eficiente com o cliente final
  • Realizar a gestão dos projetos

Da entrada do cliente à entrega dos móveis, o FoccoLOJAS organiza, facilita e agiliza todas as etapas. É o sistema de gestão integrada que vai fazer total diferença no seu negócio.

Gostou do post? Então, peça uma demonstração e conheça o sistema. Teremos grande satisfação de poder apresentar para você!

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