As grandes causas da alta taxa de mortalidade de um negócio em seus primeiros anos é a falta de planejamento e a má administração de loja de móveis. Seja por falta de conhecimento ou organização. Erros contínuos nas práticas organizacionais comprometem o crescimento de uma empresa e podem fazer com que ela feche as portas. Com a sua loja de móveis não será diferente!
Mas, que práticas são essas que podem indicar a má administração em loja de móveis? Abaixo, listamos alguns insights importantes para que você evite erros de planejamento e gestão. Confira!
1 – Vendas estagnadas
Normalmente, esse é primeiro sinal de má administração, pois reflete diretamente no lucro da sua loja de móveis no fim do mês. Quando isso ocorre, é o momento de realizar um levantamento das ações realizadas e procurar entender as falhas internas e possíveis influências externas sobre o resultado.
Como exemplo de falha interna mais comum podemos citar um atendimento deficiente. Se o vendedor não entende as necessidades do consumidor, as chances dele procurar por outras opções é grande.
Como influência externa, é possível destacar as tendências e atualizações do mercado. Se a sua loja não acompanha esse fluxo em tempo real, pode acabar perdendo para a concorrência.
2 – Perda de clientes e alto número de reclamações
As manifestações dos clientes (sugestões, reclamações e elogios) oferecem a oportunidade para a empresa repensar estratégias e analisar as ações que são realizadas, de forma a ajustar o que não está dando certo e prevenir os impactos que essas falhas causam para o negócio com o passar do tempo.
A postura que a sua loja de móveis assume diante da insatisfação de seus clientes a diferencia das demais. Portanto, crie um programa de relacionamento e recuperação dos consumidores. Para assim conseguir melhorar suas vendas e anular os impactos negativos que a insatisfação traz.
3 – Desperdício de material
Um dos problemas enfrentados por algumas lojas é o alto índice de desperdício de materiais em razão de projetos mal executados. Uma vez que a venda é realizada, é necessária a medição precisa do ambiente que irá receber os móveis. Caso seja necessária alguma intervenção ou ajuste, ele deverá ser acionado pela equipe de vendas e executado previamente ao fechamento do projeto e envio à produção. Instale um processo onde, a partir deste momento, não seja mais possível realizar alterações. Caso ocorram, elas afetarão diretamente a programação da produção e causarão atrasos e prejuízos financeiros à loja.
4 – Caixa no negativo
Para garantir a longevidade e a lucratividade de uma loja, é fundamental que exista um controle financeiro. Quando o empresário não se preocupa com esse quesito e comete erros (como usar o capital do negócio para pagar contas pessoais), acaba perdendo o controle do caixa.
Essa falta de controle dificulta que a sua loja detecte possíveis rombos no caixa. E, quando for possível mesmo com a desorganização, significa que a situação já está crítica e muito dinheiro já foi perdido.
Para garantir que o fluxo de caixa esteja equilibrado, tenha como rotina acompanhar a abertura e fechamento financeiro da sua loja. Realize um planejamento dos gastos e nunca utilize o capital da empresa para pagar contas pessoais.
5 – Dívidas acumuladas
Por mais óbvio que isso possa parecer, o surgimento de dívidas representa que sua loja está sendo mal administrada. Mesmo com a clareza dessa situação, muitos gestores agem de forma errônea e acabam comprometendo mais ainda o negócio.
A verdade é que muitos empresários recorrem a empréstimos para poder apenas quitar as dívidas, mas poucos utilizam o dinheiro para reestruturar a empresa como um todo e evitar que mais erros aconteçam.
Além do pagamento das contas, é interessante que o dinheiro financiado seja utilizado seguindo um planejamento. E que seja um recurso para investir em tecnologias para salvar seu negócio.
Caso você não tenha domínio dessas práticas e precise de uma ajuda profissional para melhorar a administração de seu negócio, procure uma empresa de consultoria. Esses profissionais estão capacitados para promover a reestruturação e o crescimento da sua loja por meio de práticas efetivas e treinamentos.
Identificou-se com algum desses erros que causam a má administração em loja de móveis? Quer ficar por dentro das práticas de gestão? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em seu e-mail!
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