[GUEST POST] Marketing de conteúdo: é possível que lojas de móveis se beneficiem com essa técnica?

Vender produtos na internet implica adotar o marketing de conteúdo como estratégia. Apostar em conteúdos de valor é um passo importante para aumentar sua relevância e autoridade no mercado. Essa é uma verdade válida para diversos setores, e com lojas de móveis não é diferente.

Suponha que sua loja precise aprimorar a comunicação com os clientes. Produzir conteúdos informativos a respeito dos móveis é uma garantia de que o estabelecimento está se comunicando adequadamente.

Sendo assim, neste texto você vai saber como funciona o marketing de conteúdo para varejo e em quais canais aplicar essa estratégia. Confira!

Marketing de conteúdo para lojas de móveis

A base do marketing de conteúdo é alimentar clientes e consumidores em potencial com materiais instrutivos sobre a área de atuação da empresa.

Produzir conteúdo de qualidade auxilia na qualificação e fidelização dos clientes. Isso porque, quanto mais informado, maior é a propensão do consumidor comprar produtos.

No caso das lojas de móveis, o marketing pode focar em informações sobre como os móveis são produzidos, a procedência das matérias-primas e até mesmo o dia a dia da empresa.

O foco é saber como se comunicar com o público e, para isso, é indicado apostar em formatos variados, tais como:

  • Textos;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Lives.

A escolha dos formatos depende dos hábitos de consumo de quem você deseja alcançar. Por isso, é de extrema importância fazer pesquisas prévias sobre seu público e definir a persona do seu negócio.

Por que é importante conhecer a persona?

A persona consiste na definição do perfil fictício do cliente ideal. Ele é determinado a partir da reunião de características do público e da identificação de padrões de comportamento.

Uma persona consistente deve conter informações como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Localização;
  • Renda;
  • Hobbies;
  • Sonhos;
  • Dificuldades.

Perceba que os dados vão além das estatísticas, ou seja, não basta mapear as informações básicas de cada cliente, é preciso identificar as necessidades íntimas de cada um.

Dessa forma, a empresa tem ferramentas para atender a esses desejos com excelência.

Passo a passo - Como fazer uma pesquisa completa de persona para loja de móveis

Quais canais utilizar?

A internet apresenta uma grande variedade de canais e plataformas. Cabe à loja de móveis estudar quais são os mais interessantes para ela. Para isso, use as informações da persona para descobrir quais são as redes sociais mais frequentadas pela base de clientes.

Acompanhe os tópicos abaixo para conhecer os principais canais de marketing de conteúdo ou inbound marketing.

Site

Investir em um bom site é imprescindível, ele é o cartão de visitas da loja de móveis no meio virtual.

Contrate um web designer para trabalhar a arquitetura e o layout do domínio, e mantenha o foco em promover uma boa experiência para os usuários. Sites com boa navegabilidade, design atraente, responsividade e bons conteúdos tendem a atrair mais pessoas.

Blog

Associar um blog ao site é muito indicado, pois por meio dele é possível fazer posts com uma boa frequência e acompanhar a audiência.

Produza conteúdos que resolvam problemas e apresentem novas possibilidades aos consumidores. Você pode fazer um post sobre paisagismo, por exemplo, incluindo fotos dos móveis e instruindo o leitor a respeito da disposição deles no ambiente.

Os conteúdos devem servir para agregar valor à marca e demonstrar a expertise dos seus profissionais na área.

E-mail marketing

É possível fazer marketing de conteúdo com ofertas imperdíveis. Use o e-mail marketing para segmentar promoções e direcionar conteúdos exclusivos. Sua loja de móveis pode investir em uma newsletter com as principais novidades do ramo, além dos posts de blog.

É importante salientar que o e-mail marketing não deve ser feito de modo invasivo. Crie um formulário no site da loja para que os clientes interessados cadastrem seus e-mails e passem a receber esses conteúdos..

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas perfeitas para divulgar conteúdos e fidelizar clientes.Por isso, mantenha perfis ativos naquelas que seu público mais utiliza. Busque se comunicar tirando dúvidas e acompanhando a percepção das pessoas a respeito dos móveis.

Estude as funcionalidades de cada rede. O Twitter, por exemplo, possui uma plataforma própria de anúncios digitais chamada Twitter Ads.

Não esqueça: uma empresa bem-sucedida é aquela que está próxima do seu cliente e trabalha para sempre melhorar a experiência dele.

Canal no YouTube

Quem faz compras pela internet tem a necessidade de ver o produto com detalhes antes de concretizar a compra. Isso é muito evidente no caso dos móveis. O cliente precisa saber exatamente as medidas e características dos produtos para analisar a viabilidade deles em sua casa.

O YouTube é a maior plataforma de conteúdo audiovisual do mundo. Apostar nele é alcançar um novo tipo de público. Aproveite as possibilidades do YouTube e faça um canal voltado a mostrar móveis em detalhes.

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito versátil, portanto, toda empresa interessada em fazer negócios online precisa estar ciente dela.

Planejando bem cada ação e integrando canais, a popularidade da sua loja de móveis vai aumentar e os negócios fluirão.

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Este conteúdo foi produzido pela equipe da Ideal Marketing.

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