O pipeline de vendas, também chamado de funil de vendas, monitora etapa por etapa de todo o processo comercial. Munidos de métricas e informações é possível fazer análises, previsões e aprimoramentos da metodologia e das técnicas de venda.
A questão estratégica central para a maioria das empresas é a competitividade, que depende, entre inúmeros fatores, do processo de vendas e marketing. Uma boa gestão desse processo é, portanto, fator indispensável no cenário competitivo da atualidade.
Mas e em uma loja de móveis planejados, como funciona o pipeline de vendas? Como podemos usar tal ferramenta? São as perguntas que vamos responder nas próximas linhas. Confira!
O que é o pipeline de vendas?
O pipeline de vendas controla o ciclo de vendas de sua loja. Por analogia, podemos compará-lo a uma tubulação, em que flui todo o processo de venda (daí o nome).
Quais os principais benefícios de controlar seu funil de vendas?
O primeiro benefício é o controle profissional do processo comercial, identificando desde a prospecção até o pós-vendas, o que faz com que algumas negociações evoluam e outras não.
As decisões ficam mais embasadas e assertivas, o desenvolvimento e acompanhamento segmentado, permitindo que se defina sua atuação junto aos arquitetos, aos clientes diretos e corporativos — quando for o caso — de acordo com o comportamento e hábito de compra de cada um.
Em qualquer situação, o acompanhamento garante maior atenção ao atendimento, que se torna mais adequado ao comportamento de compra do cliente.
Assim, proporcionamos a ele maior satisfação, que ocorre em decorrência de uma melhor experiência de compra, facilitando a fidelização do cliente.
Como seu pipeline de vendas é estruturado?
O funil de vendas começa a ser estruturado no planejamento, que se baseia em informação sobre os hábitos de compra do cliente, o mercado e seus produtos e serviços. Sabendo onde estão os clientes e como compram, é possível determinar as estratégias para atraí-los e os devidos controles para acompanhar essas ações.
Depois disso, cada etapa até a compra é definida em seus detalhes. Essas fases incluem levantamento de necessidades, personalização do atendimento, a negociação e o pós-venda.
Essa estruturação ocorre de forma a construir um atendimento diferenciado e mais efetivo. Para isso, é preciso definir como cada etapa do pipeline de vendas será monitorada e com quais métricas. Para garantir que o processo flua de maneira eficiente e possa ser constantemente aprimorado.
Quais ferramentas tecnológicas são necessárias?
Entre todas as ferramentas disponíveis, a mais adequada é sempre a que atende o seu caso. A tecnologia evolui o tempo todo, portanto, é imprescindível manter sistemas atuais.
Dessa forma, se for acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico, vai precisar de novas soluções a cada semana. Em razão disso, sempre parta de suas necessidades.
Sistemas especializados no seu ramo de atividade costumam oferecer soluções mais aderentes. Entregam um modelo de operação que aprimora seus processos e aumenta a sua eficiência. Inclusive no controle do pipeline de sua loja que, principalmente, implica em um bom acompanhamento de sua carteira.
O sistema deve permitir o registro desde o primeiro contato com o cliente. O acompanhamento do orçamento e execução do pós-venda. O ideal é que, além do registro de dados e do histórico, a solução facilite a consulta de informações sobre as etapas. E, consequentemente, o aprimoramento dos processos.
A gestão de tantas informações demanda atenção da equipe. Por isso, só dando a devida atenção ao ganho de produtividade já na implantação, sua loja poderá usufruir completamente dos ganhos do pipeline.
Para que isso seja possível, certifique-se de que a equipe de seu fornecedor de software conheça do seu negócio. Assim vão poder ajudá-lo, no lugar de gastar tempo aprendendo sobre sua atividade.
Para concluir, é preciso mencionar que a estruturação do seu pipeline de vendas não foi abordada com a profundidade ideal, o que deve ter notado. Tal fato ocorreu porque esse conteúdo estenderia nosso texto de forma inadequada para uma postagem de blog, mas isso não significa deixá-lo sem a informação.
Portanto, preparamos um e-book gratuito para ajudar a conhecer o perfil do cliente, as barreiras de compra e técnicas de venda persuasivas aplicadas ao processo. Faça o download do material e continue aprimorando os seus conhecimentos na área!