Reabertura do comércio: 6 dicas para voltar ao trabalho com segurança

A crise causada pela Covid-19 causou grandes impactos à nossa sociedade. Por isso, muitos empreendedores se viram obrigados a fechar as portas até conseguirem adaptar-se às medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde. Nesse cenário, a reabertura do comércio torna-se um processo muito importante em diferentes níveis.

Para o empreendedor, ela é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Porém, esse processo também tem importância em âmbito nacional. Ele é responsável pela geração de novos empregos e por movimentar a economia. Por isso, mesmo em meio à crise, é possível abrir as portas e trazer segurança para as pessoas frequentarem o seu estabelecimento.

Continue acompanhando e confira 6 dicas para superar os desafios causados pela pandemia e voltar às suas atividades com segurança. Confira!

1. Entenda os riscos

O primeiro passo para voltar ao trabalho de forma segura é a conscientização sobre os riscos que a Covid-19 traz à população. Entender como ocorre a contaminação e os perigos dessa doença é fundamental para começar a desenvolver as medidas necessárias para a reabertura do seu negócio e continuar vendendo durante a quarentena.

2. Fique atento aos decretos

As medidas de relaxamento da quarentena funcionam de forma diferente, de acordo com o município. Esse processo envolve diversos fatores, como a evolução do número de casos, a capacidade de hospitais, entre outros. Por isso, é preciso ficar atento às informações relacionadas à sua região sobre a reabertura do comércio e às orientações para esse processo.

3. Adote o uso de máscaras

A adoção de máscaras é uma prática extremamente importante em meio à pandemia. Esse recurso é responsável por reduzir a contaminação em ambientes públicos e, por isso, se tornou um artefato obrigatório para as pessoas.

Diante disso, o processo de reabertura do comércio com segurança deve impor algumas regras, como a obrigatoriedade do uso de máscaras nos estabelecimentos. Para essa medida gerar resultados, todos devem fazer a sua parte.

4. Respeite o limite máximo de pessoas

Sabemos que o afastamento social é a forma mais eficiente de reduzir a contaminação da Covid-19. Por isso, para voltar ao trabalho com segurança, é preciso considerar o tamanho do seu estabelecimento e estipular um limite máximo de pessoas. Esse tipo de precaução elimina as aglomerações, possibilitando que o seu empreendimento volte às atividades sem nenhum problema.

5. Reforce a importância da higienização

Outro ponto importante para a reabertura do comércio é em relação à higienização. Antes de abrir as portas, é preciso assegurar que todas as superfícies e os equipamentos estejam devidamente higienizados com agentes detergentes — como sabão, água e álcool 70%. 

6. Oriente a sua equipe

Não adianta tomar todas as medidas de segurança necessárias se o seu time não está alinhado sobre a importância desses esforços. Procure orientar e supervisionar seus funcionários para que eles entendam a importância e a responsabilidade de todo o processo e como ele pode impactar na saúde das pessoas — e não apenas dos consumidores, como na deles também.

Pronto! Viu como é possível realizar a reabertura do comércio com segurança e voltar às suas atividades? Tomar todos os cuidados recomendados é mais do que uma obrigação. É um dever de toda a população contra a Covid-19. Faça a sua parte e conscientize o próximo!

O que achou deste texto? Aproveite para acompanhar nossas redes sociais — Facebook e Instagram — para conferir mais conteúdos como este!

aprenda-a-driblar-a-crise

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts