Qual é a importância da revisão do planejamento estratégico? Entenda!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Os cenários no ambiente empresarial podem mudar com frequência. Por esse motivo, é importante sempre estar atento à revisão do planejamento estratégico, tendo em vista tratar-se de um documento fundamental para qualquer empresa.

Isso porque ele serve como auxílio para tomadas de decisão mais acertadas, bem como norteia todas as práticas em prol do alcance dos objetivos propostos. Isso se deve ao fato da sua capacidade de avaliar o contexto atual da organização e colaborar para a elaboração de metas para atingir os resultados esperados a curto, médio e longo prazo.

Mas você sabe a importância da revisão do planejamento estratégico e como realizá-la de forma eficiente? Leia este artigo e descubra!

Por que a revisão do planejamento estratégico é importante?

Antes de tudo, é preciso salientar que a revisão do planejamento estratégico deve ser realizada de forma regular, não somente em períodos de crise, independentemente das alterações que podem ocorrer no cenário. Entre as finalidades de realizar esse processo, estão:

  • mensuração da necessidade de restabelecer prioridades;
  • atualização de determinadas estratégias que já não fazem mais sentido como faziam quando o planejamento foi desenvolvido;
  • garantia de que toda a equipe está devidamente alinhada à visão, missão e aos valores da empresa;
  • identificação de falhas no percurso, evitando que elas ocorram novamente no futuro.

Como realizar uma revisão de planejamento estratégico eficaz?

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para a execução de uma boa revisão no planejamento estratégico da organização. Veja algumas delas!

Avalie o cumprimento das metas definidas

Caso seja preciso, ao realizar a revisão, é possível redefinir as metas, adequando-as ao momento atual da empresa e às chances existentes. Também poderá ser necessário propor novos prazos para a realização do plano de ação. Entre os principais objetivos dessa etapa, está a busca em manter as projeções de forma a evitar surpresas futuras — por exemplo, a perda dos resultados já obtidos.

Veja se o orçamento é suficiente para o cumprimento do planejamento

Outro ponto que requer atenção é a gestão financeira. Sendo assim, é preciso analisar, entre outras coisas:

  • se o orçamento precisa ser redistribuído;
  • se existe a necessidade de realizar corte.

Averiguar e compreender a disponibilidade de recursos é essencial ao longo da revisão do planejamento estratégico.

Observe as mudanças no ambiente interno e externo

Veja quais foram as mudanças mais significativas desde a última revisão realizada, tanto no ambiente interno quanto no externo. Essa também é uma prática interessante, tendo em vista que, dependendo da resposta encontrada, pode ser que as ações definidas anteriormente não tenham mais validade.

Reestruture alguns processos

Pode ser que seja necessário reestruturar alguns processos para torná-los mais eficientes. Por esse motivo, busque entender como eles estão funcionando, as principais falhas que devem ser controladas e as fases que podem ser adicionadas ou eliminadas.

Tenha uma comunicação eficaz

Ao realizar os ajustes no planejamento, é fundamental comunicar a equipe. Nem todos precisam estar envolvidos no processo de atualização do plano, mas, sim, estar por dentro das decisões finais. Aproveite para receber feedbacks e implementar melhorias com base neles.

Agora que você entende a importância da revisão do planejamento estratégico e por que ela deve ser uma rotina na empresa, aproveite as dicas apresentadas para acertar no seu processo e obter resultados incríveis.

Aproveite a visita para ler também sobre como fazer um planejamento anual que funcione e fique atualizado sobre o tema!

desvende o segredo de um pós-venda de sucesso

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts