O capital humano é o principal responsável pelo crescimento e sucesso dos negócios, já que profissionais competentes e equipes de alta performance podem se tornar um grande diferencial competitivo. E diante de um mercado cada vez mais exigente, a busca por produtividade também deve estar entre as prioridades de qualquer empresa.
Neste sentido, é preciso que os empresários elaborem estratégias para atração e retenção de talentos, e também para o treinamento de equipe, construindo times mais fortes e preparados, capazes de superar desafios e de conquistar resultados importantes.
Porém, para que o planejamento de treinamento de equipe seja realmente efetivo, deve contar com uma análise prévia e detalhada, que inclui o perfil de cada colaborador, suas deficiências e potenciais, as necessidades de cada setor e, principalmente, os indicadores de desempenho, que mostram as fraquezas do negócio e aspectos a serem aprimorados.
É preciso considerar também as operações e processos críticos, a chegada de novas tecnologias, lacunas ou monopólios internos de conhecimento, os valores e a cultura da empresa, além do aperfeiçoamento de competências comportamentais, bastante exigidas no mercado, como poder de negociação e persuasão, empatia e capacidade de comunicação.
Assim, é possível ter uma equipe bem treinada, pronta para colaborar verdadeiramente com os objetivos da empresa.
Conheça, a seguir, algumas razões que fazem do treinamento de equipe um diferencial competitivo!
Qualidade do serviço e do atendimento
Um treinamento de equipe eficiente é capaz de levar os colaboradores, equipes e gestores a um outro nível de atuação, através de novos conhecimentos, técnicas e know-how. Deste modo, é possível também impactar positivamente na qualidade dos serviços e do atendimento aos clientes.
Índices de satisfação do cliente
Serviços e atendimento de melhor qualidade influenciam os índices de satisfação, favorecendo a fidelização destes clientes. Neste contexto, entram elementos como tempo de espera, disponibilidade de produtos e preço, mas também a simpatia, a gentileza, a habilidade de ouvir, o conhecimento técnico e a agilidade dos funcionários.
Aumento no número de conversões da loja
O mesmo efeito é percebido no número de conversões da loja, já que uma equipe bem treinada é capaz de compreender as reais necessidades dos clientes e de oferecer soluções interessantes. Desta forma, as vendas também são consultivas, o que faz da empresa uma especialista em seu segmento.
Redução da incidência de erros em projetos
Profissionais mais qualificados são capazes de elaborar e controlar projetos com menos erros e retrabalhos.
Além disso, se tornam mais críticos, criativos e passam a colaborar para a definição de processos e rotinas mais inteligentes. Isso elimina desperdícios, reduz custos e mantém o foco nas expectativas dos clientes.
Ou seja, essas equipes se tornam mais produtivas e competentes através do treinamento correto.
Credibilidade e reputação
Através de serviços e atendimento especializados, o negócio transmite segurança, ganha credibilidade no mercado, se diferencia dos concorrentes e construindo uma boa reputação. Essa é uma das maneiras mais eficientes de atrair e reter clientes.
Motivação e engajamento das equipes
Equipes bem treinadas também são mais motivados e engajadas os objetivos da empresa. Um plano de desenvolvimento mostra que a gestão reconhece e valoriza o indivíduo, suas habilidades e potencialidades.
Assim, é possível construir uma relação de confiança e integração entre empresa e profissionais.
Quer saber mais sobre gestão e melhorar os resultados de sua loja? Curta a nossa página no Facebook.