Por que ter um pitch de vendas é importante para a sua loja de móveis?

Antigamente, até podia ser possível vender sem oferecer ao cliente uma experiência de compra planejada e criada com estratégia. Porém, nos dias de hoje, a velha lábia de vendedor é cada vez menos eficiente.

O chamado consumidor 4.0 está cada vez mais conectado, atento e em posse de informações que dão poder a ele e o fazem reconhecer discursos vazios. É preciso ir além e se preparar para a hora da venda.

Nesse sentido, um bom vendedor sabe que deve estar sempre pronto para apresentar o seu produto da melhor forma possível, começando por ser convincente em uma conversa rápida, de poucos minutos.

É aí que entra o pitch de vendas! E para falar sobre o que é isso, quando utilizar, além de apresentar um modelo e mostrar por que é importante para a sua loja de móveis, preparamos este conteúdo.

Siga lendo para conferir!

O que é pitch de vendas?

O pitch de vendas pode ser entendido como um discurso de venda que possui como características principais ser direto e objetivo, com foco nas dores do cliente em potencial e com o objetivo de despertar o interesse para que ele queira saber mais sobre os produtos que a empresa oferece.

O termo “pitch”, em inglês, tem uma conexão com o mundo dos esportes. Isso porque nos Estados Unidos o termo significa a tacada de um jogador de beisebol, ou seja, a função de “passar a bola adiante”. Nesse sentido, em um pitch, as primeiras frases são decisivas para definir se o prospect vai seguir ouvindo o que o vendedor tem a dizer.

Em outras palavras, é uma abordagem estratégica do vendedor diante do cliente, que pode servir para, além de iniciar o contato com um novo cliente, passar mais informações sobre um produto para quem já conhece a marca ou ainda transformar a oportunidade em uma reunião futura.

O pitch de vendas pode ser feito por diferentes canais, como presencial, telefone ou e-mail, em formato de texto, apresentação, vídeo ou conversa informal. O imprescindível é passar as informações certas de forma correta.

Como utilizá-lo da melhor forma?

Como foi citado, o pitch de vendas é o primeiro ou um dos primeiros contatos que o consumidor terá com a sua loja de móveis. Ao fazer um pitch, deve-se saber que ele serve para o vendedor se apresentar, fazer sua abordagem sobre o produto e conquistar uma resposta positiva, estabelecendo dessa forma uma conversa.

Para ser realmente uma maneira eficaz de se comunicar, o pitch de vendas precisa ser completo. Ou seja, ser um discurso em que o vendedor faz perguntas, escuta o cliente e, claro, oferece a melhor solução para o problema que ele traz.

Além disso, um pitch bem-feito deve ser direcionado corretamente e utilizado no momento certo. Para isso, deve visar o cliente ideal, aquele que já demonstrou interesse ou que tem o perfil de quem compra os produtos da sua loja de móveis.

Como fazer um pitch de vendas irresistível?

Para fazer um pitch de vendas irresistível, é importante ter em mente que o discurso deve ser personalizado para cada cliente. Dessa forma, irá apresentar elementos fundamentais para captar a atenção do cliente e aumentar as chances de venda.

É claro que a sua loja de móveis já possui um perfil de cliente definido, fato que ajuda a “padronizar” alguns aspectos do pitch de vendas, mas mesmo assim é recomendado estudar o prospect mais a fundo e propor um duscurso exclusivo.

O pitch é uma apresentação concisa, por isso deve conter apenas informações essenciais. Assim, é fundamental ir direto ao ponto, explicar claramente seus argumentos, falar dos impactos positivos que a compra trará na vida do cliente e passar credibilidade. Lembrando que o pitch de vendas deve ser simples e prático.

Para trazer mais clareza, abaixo você confere alguns passos indispensáveis para fazer um pitch de vendas certeiro:

  • Conhecer o cliente em potencial;
  • Apresentar-se de maneira rápida;
  • Não usar termos técnicos além do que os dois conheçam;
  • Oferecer uma oferta de valor;
  • Fazer perguntas;
  • Encerrar com uma próxima ação definida (uma reunião, conversa ou visita à loja).

Modelo de pitch de vendas para loja de móveis

Para ajudá-lo a escrever o seu pitch, a seguir apresentamos um modelo de pitch de vendas para loja de móveis. Trata-se de um modelo de e-mail inicial para clientes em potencial – uma primeira mensagem também chamada de “cold mail” (e-mail frio), na linguagem dos especialistas. O texto também pode ser usado em abordagens via WhatsApp.

Adotar esse formato é uma maneira de abordar quem ainda não conhece ou sabe muito pouco a respeito da sua empresa. Confira:

Assunto: Acredito que posso te ajudar, (nome do cliente)

“Oi, (nome do cliente)!

Tudo bem?

Meu nome é (nome do vendedor) e trabalho na (nome da loja).

Nossa loja de móveis atua há (X) anos no setor, entregando produtos de qualidade e que geram satisfação para nossos clientes. Com nossos serviços, conseguimos tornar realidade projetos que clientes como você sonham em realizar. Dispomos de:

  • Solução 1
  • Solução 2
  • Solução 3

O que você acha de conversarmos melhor sobre essas possibilidades? Me passe qual é a melhor forma, dia e horário que agendamos.

Um abraço e fico à disposição!”

De forma geral, um bom pitch de vendas pode ter todas ou a maioria dessas informações, que podem ser adaptadas a depender do formato utilizado, mas sempre alinhadas ao discurso da empresa. Lembrando mais uma vez que o pitch de vendas é customizável de cliente para cliente e de acordo com cada objetivo.

Chegando ao fim deste conteúdo, esperamos que ele tenha te ajudado a entender o que é um bom pitch de vendas e como pode potencializar as suas vendas. Sem dúvida, um pitch bem-feito pode abrir muitas portas para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que é pitch de vendas e como ele é importante para o seu negócio, confira um artigo completo sobre a maneira certa de gerenciar uma loja de móveis. Leia agora mesmo e desenvolva ainda mais o seu negócio!

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