Descubra como ser um bom vendedor de móveis e arrasar nas vendas com este checklist

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A venda de produtos ou serviços não pode mais ser considerada apenas uma tarefa para pessoas que possuem um “dom”. Profissionalismo e preparo, além da aplicação de técnicas que aproximam o cliente e a empresa, são mais que necessários para que um vendedor possa fechar bons negócios.

Além disso, com as constantes inovações tecnológicas, as empresas passaram a buscar alternativas para melhorar o atendimento aos clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Quer conhecer quais são as técnicas que mostram como ser um bom vendedor de móveis? Que tipo de preparo um bom vendedor deve ter? E o que fazer para realizar boas vendas tanto online quanto offline? Então acompanhe as nossas dicas e saiba como ser um bom vendedor de móveis. Confira o nosso checklist!

Seja um vendedor de móveis bem informado

Quando pensar em como ser um bom vendedor de móveis, em primeiro lugar, busque informações sobre o ambiente de seu cliente e estude a fundo o produto ou serviço que você pretende oferecer.

Levar ao cliente informações novas é uma boa maneira de demonstrar profissionalismo e eficiência e se tornar não só um vendedor melhor, mas o melhor vendedor da loja!

Conquiste seu cliente em pouco tempo

Na maior parte das vezes, você tem apenas uma chance para conquistar seu cliente. Então, o que fazer? Veja:

  • agir com naturalidade;
  • conversar com o cliente como se estivesse em uma reunião familiar ou entre amigos — sem abusar da informalidade, é claro!

Conseguir essa proximidade permitirá ao cliente se abrir e falar mais abertamente sobre suas necessidades. Essa relação de confiança entre o cliente e a loja é fundamental para o sucesso do negócio.

Além disso, satisfazer às necessidades do seu cliente também afeta diretamente as vendas, seja em uma loja física, seja em uma virtual.

Estabeleça uma sintonia com seu cliente

Utilizar a técnica de espelhamento de comportamento é muito útil para gerar empatia no cliente. Essa técnica é ótima para quem pensa em como ser um bom vendedor de móveis.

Ela consiste em copiar sutilmente alguns traços comportamentais da pessoa com quem você está conversando, como posição das mãos, entonação de voz e respiração. Apenas tome cuidado para não parecer que o cliente está sendo motivo de chacota.

Aprenda a ouvir para ser um bom vendedor de móveis

Antes de chegar com uma abordagem mais direta e agressiva, procure ouvir o que o seu cliente tem a dizer, descobrindo quais são suas reais necessidades. Para ser um bom vendedor de móveis, ofereça seu produto ou serviço somente após compreender do que o cliente necessita.

Além de ouvir o que ele disse, preste atenção no que também não disse. Algumas coisas podem ficar subentendidas, e necessidades não declaradas são uma fonte inesgotável para se realizar boas vendas.

como ser um bom vendedor de móveis - clientes apertando a mão do vendedor em um showroom

Faça perguntas na hora certa

Ao ouvir o cliente com atenção, fica mais fácil identificar o momento mais oportuno para se fazer perguntas que sejam relevantes.

Tome muito cuidado com perguntas que não trarão respostas úteis. Afinal, o cliente não pode ficar com a sensação de que está perdendo tempo com você, e sim de que está investindo seu tempo na sua própria empresa.

Seja preciso em suas repostas

Como dito anteriormente, o cliente não pode sentir que está perdendo tempo. Portanto, seja conciso e objetivo em suas respostas.

Atente-se para não confundir respostas concisas e objetivas com respostas rápidas e de pouco teor de conteúdo. Antes de falar, pare, respire de maneira mais longa e, então, comece a responder — essa pausa passa uma maior credibilidade e demonstra que você está pensando antes de falar.

Deixe o cliente confortável

Oferecer um ambiente limpo, bem organizado e confortável ao cliente, além de agrados, como água e café (ou, no calor, picolés), favorece a decisão de comprar em seu estabelecimento.

Além de conforto, passa-se uma imagem de confiança e cuidado, sem esquecer que a qualidade e a atenção ao se realizar o atendimento também são importantes.

Faça mais do que boas vendas

Trabalhar o pós-venda é tão importante quanto o momento da venda em si. E-mails com campanhas de marketing, visitas descompromissadas e ligações sem intuito comercial ajudam a fortalecer e manter ativo o relacionamento entre o vendedor e seu cliente.

Portanto, faça um bom pós-venda e ofereça uma experiência positiva de compra, garantindo mais de uma venda para aquele cliente, além de boas indicações do seu trabalho.

Utilize ferramentas adequadas para prestar o atendimento

Oferecer um atendimento rápido e de qualidade é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Isso, sem dúvida, inclui a utilização de ferramentas adequadas para atender às necessidades dos clientes.

O WhatsApp Business, por exemplo, é um dos melhores aplicativos para automatizar o atendimento e auxiliar no processo de vendas.

Além disso, o perfil comercial permite que os clientes visualizem os produtos oferecidos pela loja por meio de um catálogo. Assim, a venda se torna dinâmica e ágil. Esse é um dos meios ideias para vendas online.

Diversifique seus canais de venda

Atualmente, contar com apenas uma opção de canal de vendas é totalmente arriscado, principalmente se você não estiver presente no ambiente virtual.

Investir em uma estratégia comercial abrangente, como um e-commerce, é uma ótima maneira de centralizar a gestão das vendas e alcançar um público maior. Se você estiver começando, a melhor solução é vender em marketplaces – lojas online com grande visibilidade que permitem o anúncio de produtos a custos mais baixos.

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Tenha um bom catálogo de produtos online

O catálogo de produtos é ideal para as compras online, sendo uma maneira de deixar suas vendas mais atraentes e de oferecer informações específicas dos itens aos consumidores.

A vantagem é que o consumidor consegue visualizar todos os produtos disponíveis e, até mesmo, solicitar um orçamento online, sem a necessidade de ir à loja física ou realizar uma ligação. Porém, lembre-se de colocar imagens de qualidade e com alta resolução, para que eles chamem mais atenção!

Ofereça conteúdo para os clientes

O marketing de conteúdo é uma alternativa para atrair e engajar os consumidores por meio de materiais relevantes e produtivos.

De certa forma, o foco do conteúdo não é vender, mas trazer benefícios para quem lê, como esclarecer dúvidas ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência disso.

O uso do e-mail, por exemplo, é uma estratégia para enviar newsletter, mostrando novidades e conteúdos produtivos, como dicas de decoração e lançamentos de produtos.

Destaque-se no mercado

Considerando a expansão das lojas virtuais, é preciso que as empresas tenham em mente que elas nunca estarão sozinhas no mercado. Por isso, é importante ter estratégias eficazes para se destacar entre os concorrentes e manter-se no mercado competitivo.

Oferecer um atendimento personalizado, fidelizar os clientes e valorizar o seu produto é uma das maneiras de impulsionar as vendas e se tornar um bom vendedor.

E então, agora já sabe como ser um bom vendedor de móveis?

Você pode perceber que não é apenas aquele “dom” que faz um vendedor ter sucesso em seu trabalho. Há muita técnica, treino e dedicação.

No fim das contas, um bom vendedor é aquele que entrega valor no seu processo de vendas e impacta a realidade da loja. Lembre-se de que algumas práticas são determinantes para se tornar um vendedor de móveis , então, não deixe de utilizá-las como parâmetro.

Portanto, aproveite as dicas que apresentamos, coloque todo o seu arsenal em prática na próxima venda e, depois, nos conte como foi.

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