Como construir um processo de pós-venda de sucesso?

Ter sucesso no pós-venda é uma importante tarefa para o desenvolvimento do seu negócio. Muito mais do que apenas vender o produto, é essencial fazer com que o cliente volte mais vezes e ganhe recorrência de compra. 

E se você pensa que essa é mais uma etapa que vai gerar custos para sua loja, está enganado. Dentre as estratégias de jornada de compra, aquelas relacionadas ao pós-vendas são as que exigem menor investimento.

Sem contar que é muito mais fácil fazer com que um cliente que já compra voltar a comprar do que adquirir um novo cliente.

No artigo de hoje, vamos abordar os processos essenciais para um pós-venda de sucesso. Acompanhe!

O que é pós-venda?

O pós-venda é todo o processo realizado após a aquisição do produto ou serviço pelo cliente. Porém, podemos pensar um pouco além e entender todo conceito por trás dessa importante fase. 

O processo de pós-venda é um dos mais importantes da jornada de compra. É a partir dele que o cliente vai decidir se compra de você outra vez ou se prefere comprar da concorrência.

Por isso, ter atenção a essa etapa é fundamental, fazendo grande diferença na fidelização do cliente. Assim, conseguimos entender que esse é um passo fundamental não só para o momento atual do negócio, mas principalmente para seu futuro. 

Além disso, é a partir do desenvolvimento e estruturação do pós-venda que os gestores terão ferramentas para fazer previsões e tomar as melhores decisões.

Quais são as etapas de um processo de pós-venda eficiente?

Um processo de pós-vendas possui diversas etapas, mas elas não precisam, necessariamente, ser seguidas em ordem. No entanto, é melhor para o sucesso do seu negócio que elas sejam consideradas em conjunto.

Conheça, a seguir, as 7 etapas essenciais para o seu processo de pós-venda ter sucesso. Desde estratégias de e-mail marketing até assistência técnica, você verá diversas opções para investir no seu negócio de forma eficiente.

Peça a opinião de seus cliente

Para saber qual é a opinião de seu cliente, é preciso perguntar. E para isso existem diversas metodologias de pesquisa de mercado para o setor moveleiro que podem ser aplicadas com facilidade.

Você pode descobrir a opinião de quem compra do seu negócio por meio de uma pesquisa NPS, que é uma pesquisa de satisfação do cliente. Pode também estruturar sua própria pesquisa de forma simples, por exemplo, com uma pergunta e opções de resposta com “sim” e “não”.

Outra forma de pesquisa bastante prática é entrar em contato pelo telefone ou por WhatsApp, e então perguntar sobre o que seus clientes pensam.

A verdade é que considerar opiniões dos clientes faz toda diferença para o negócio e deve ser aplicada com estratégia. Assim, é possível incluir perguntas sobre a qualidade do produto ou sobre a satisfação em relação a determinado atendimento.

Ofereça descontos

Oferecer descontos e promoções exclusivas para seus clientes também é outra excelente forma de conquistar sua fidelidade. Neste caso, dá para usar bastante a criatividade e pensar em estratégias que tragam valor de fato para o cliente ou consumidor final.

É possível investir em campanhas de produtos específicos ou em pacotes de serviços. Além disso, você pode oferecer cupons e vantagens para aqueles que não ainda não compraram e para os clientes recorrentes. Use todo o seu repertório e incremente suas promoções para deixá-las bem atraentes!

Comunique-se com o cliente em datas importantes

Natal, Páscoa, Ano Novo e, principalmente, aniversário. Aproveite essas datas para parabenizar seus clientes e agradeça oferecendo descontos, por exemplo. Pode ter certeza de que eles vão adorar saber que você lembrou deles!

Você também pode incrementar a sua ação e escolher uma lembrancinha ou um brinde para ele ter mais um motivo para guardar o seu negócio na memória. Pode ter certeza que esse ato de carinho ficará muito bem atrelado a sua marca.

Aposte em conteúdos relevantes

Todo o conhecimento que você adquiriu por meio da sua experiência no setor moveleiro, pode ser muito bem aproveitado para gerar materiais ricos e interessantes. 

Por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, é possível distribuir esses materiais para os seus clientes e aumentar a percepção de autoridade que eles têm de você.

Assim, você passa a gerar valor de fato para o seu cliente e torna-se uma referência de mercado que, certamente, será considerada durante as decisões dele.

Fidelize com e-mail marketing

Para acontecer, uma estratégia de e-mail marketing precisa passar por duas etapas. A primeira é capturar os contatos de consumidores interessados no seu negócio. 

A segunda é identificar em qual fase da jornada de compra essas pessoas se encontram, e enviar o conteúdo que seja mais relevante para o momento.

Essa é uma das mais econômicas formas para entrar em contato com os seus leads, ou seja, seus possíveis clientes. Isso porque é muito mais fácil chegar à caixa de e-mail daqueles que se interessaram pelo seu negócio do que alcançá-los nas redes sociais, por questões de algoritmos.

Deixe seus clientes sempre a par das novidades

Uma boa forma de investir no pós-vendas é manter seus clientes sempre atualizados das novidades da sua loja. Muito mais do que uma simples informação, isso humaniza e aproxima a marca do consumidor.

É possível, por exemplo, antecipar as ofertas para aqueles clientes que já foram fidelizados. Assim, você gera um importante senso de exclusividade e, ao mesmo tempo, de urgência, já que o público vai querer adquirir seus produtos o quanto antes para se diferenciar ainda mais.

Conte com uma assistência técnica eficiente

Oferecer uma assistência técnica eficiente é essencial tanto para a empresa quanto para quem recebe esse suporte. Tão importante quanto manter seus canais abertos para atender aos pedidos dos clientes é a qualidade desse atendimento.

Portanto, não economize esforços quando o assunto for suporte ao cliente. Se eles te procuram é porque acreditam que você pode resolver seus problemas com excelência.

Como o FoccoLOJAS pode auxiliar sua loja de móveis a ter um pós-venda de sucesso?

O FoccoLOJAS é um sistema de gestão completo para sua loja de móveis e te ajuda a ter total controle do seu processo de pós-vendas. Com ele, é possível ter acesso a relatórios e indicadores de desempenho essenciais nas suas decisões relacionadas ao sucesso do cliente. 

Nosso software oferece  ferramentas para fazer todo o acompanhamento da jornada de compra, ou seja, desde o momento que o cliente entra na loja até depois da venda. Por meio da automatização de processos, você consegue investir seu tempo em todas essas estratégias de pós-vendas e alcança seus resultados ainda mais rápido. 

Além disso, você também pode contar com o App Meu Projeto, a melhor solução para a comunicação entre lojista e cliente. Esse aplicativo reúne diversos recursos para você ter mais controle da comunicação com seu comprador e, consequentemente, garantir o sucesso do pós-venda.

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