Política de descontos: como elaborar uma que faça sentido?

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O processo de precificação pode ser um tanto quanto complexo. Para alcançar um preço capaz de trazer lucro para o negócio, é necessário considerar diferentes fatores, entre eles, a política de descontos. Existem conjuntos de estratégias que ajudam os gestores a basearem as suas decisões na hora de decidir um valor para os produtos e serviços.

A política de descontos é um processo que auxilia a definição de ofertas com o intuito de melhorar o posicionamento e a divulgação da marca. Ela é realizada após os preços serem definidos e deve andar lado a lado com a precificação para evitar prejuízos. Quando bem realizada, ela traz ótimas oportunidades de vendas com os clientes, destacando o negócio no mercado.

Continue acompanhando e confira como elaborar uma política de descontos que faça sentido!

Faça um planejamento preciso

Antes de decidir qualquer oferta sobre os seus produtos e serviços, é essencial fazer um planejamento acerca dos descontos que serão disponibilizados. Você não deve diminuir o valor além do que os seus recursos possibilitam. Existem diversos custos que envolvem a comercialização, e eles devem ser respeitados.

Portanto, evite reagir às ações da concorrência sem um planejamento completo sobre todo o cenário. Muitas vezes, reduzir os preços sem uma análise minuciosa pode acabar comprometendo os lucros do seu negócio e prejudicando o seu caixa. A política de descontos deve ser embasada não apenas na redução dos valores, mas também na qualidade.

Compreenda a sua demanda

A demanda é outro ponto que deve ser analisado com bastante cuidado ao planejar uma política de descontos. É muito importante compreender o comportamento do seu público sobre os produtos e serviços ofertados para verificar a viabilidade das ofertas. Dessa forma, é possível ter um panorama mais amplo na hora de definir as melhores condições, tanto para os consumidores quanto para o empreendimento.

Um forma de avaliar a demanda é por meio de métodos que são usados no mercado e que demonstram ser bastante eficazes. Chama-se de valor justo, preço psicológico, valor percebido e discriminação de preços. Assim, é possível entender como são as tomadas de decisões de compras com maior taxa de sucesso para o seu negócio.

Escolha os produtos que terão descontos

Realizar ofertas sem sentido pode ser muito prejudicial para o negócio. Em uma política de descontos de sucesso, você deve agir de acordo com a sua realidade, de forma que as suas ações sejam favoráveis para ambos os lados. Ao reduzir os preços promocionalmente, é possível despertar o interesse do seu público.

Essa estratégia é muito usada para destacar produtos e serviços que estão em baixa nas vendas ou que são sazonais. O ideal é evitar realizar ofertas de mercadorias que estão em alta e reduzir promocionalmente o preço daqueles que precisam de um impulso para trazer lucros ao empreendimento.

Pronto! Agora você viu como é possível fazer uma política de descontos que faça sentido ao seu negócio. Se você precisa melhorar as suas vendas, pode ser válido começar a planejar as ofertas promocionais. Isso permite melhorar não apenas a quantidade de mercadorias vendidas, como também a das transações.

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