Como vender mais móveis? Veja 6 dicas infalíveis!

Uma estratégia de vendas, quando aplicada corretamente, é capaz de levar uma pessoa ou um grupo a fechar negócios em um piscar de olhos. 

A questão é que elaborar boas estratégias nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando o mercado é competitivo e muitas empresas precisam disputar a atenção de um mesmo perfil de público.

No caso da loja de móveis, que precisa competir com shoppings, grandes redes de supermercados e e-commerces, o desafio é ainda maior. Afinal, mesmo não trabalhando no segmento, esses modelos de negócios muitas vezes oferecem o mesmo tipo de produto. 

Assim sendo, eis que surge a dúvida: “Como a loja pode vender mais móveis e  superar a concorrência?” 

É o que mostraremos neste artigo! 

A importância de inovar no processo de vendas 

Desde que o cliente passou a ter acesso à internet, o seu comportamento mudou. A causa dessa mudança está relacionada à variedade de produtos encontrados na rede, bem como ofertas e preços e até atendimento.

Se não existisse a internet, as estratégias para vender mais móveis seriam outras. No entanto, como se trata de um meio que entrega um catálogo “infinito” de produtos, a loja precisa inovar nas vendas para competir nesse mundo e atrair a atenção do cliente. 

Mas claro que o surgimento da internet e a mudança no comportamento do cliente não são os únicos pontos que explicam o porquê das lojas de móveis precisarem inovar.

O mercado é cíclico e existe muita competitividade, então a inovação entra como uma estratégia para a loja sair na frente da concorrência e acompanhar as oscilações de mercado. 

Guia Prático: Gestão da Inovação para Lojas de Móveis

Dicas para a loja vender mais móveis 

No início do texto, mencionamos que elaborar boas estratégias nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, decidimos separar algumas dicas que, se colocadas em prática pela sua loja, podem ajudar os seus vendedores a aumentarem as vendas. Confira!

1- Use as redes sociais

Segundo o Digital 2021 Global Overview Report, publicado em parceria com We Are Social e Hootsuite, existem 4,62 bilhões de usuários ativos de mídia social em todo o mundo. Ou seja, 58,4% da população mundial.

O relatório também mostra que as pessoas passam, em média, 2 horas e 27 minutos conectadas nas redes (diariamente). E que o WhatsApp, o Instagram e o Facebook lideram a lista das plataformas favoritas entre os usuários.

Ainda de acordo com o relatório, a quantidade de usuários ativos nas redes tem crescido nos últimos dez anos, e a tendência é que esse número continue crescendo com o avanço da tecnologia.  

Para as lojas de móveis, esses dados significam uma coisa: é preciso estar nas redes sociais para interagir com o público, atrair novos potenciais compradores e entregar ofertas exclusivas. Não só isso, apresentar todos os produtos, aumentar o engajamento e manter a competitividade. 

Calendário para bombar as redes sociais da loja de móveis - Baixe grátis

2- Aposte no marketing digital e de conteúdo

A internet não se resume unicamente às redes sociais, então a loja de móveis não pode esquecer de apostar no marketing digital e de conteúdo em outros canais de vendas importantes.

A criação de textos para blog, gravação de vídeos e a entrega de e-books e infográficos, por exemplo, são estratégias interessantes. Elas podem ajudar a loja de móveis a alimentar o prospect, manter o seu interesse ativo e apresentar novidades.

Infográfico - Foco no Cliente e o Novo Marketing para Lojas de Móveis

3- Melhore o relacionamento e a comunicação

Além de usar as redes sociais e apostar no marketing digital e de conteúdo, a loja de móveis não pode esquecer que por trás dos smartphones existem pessoas. E que esses usuários gostam de se sentir importantes e querem ser bem atendidos. 

O sucesso das vendas ocorre, também, quando o vendedor compreende as necessidades do seu público-alvo e quando existe sintonia entre as partes.

Então, se a loja quer vender mais móveis, ela precisa melhorar o relacionamento e a comunicação para compreender o que o cliente realmente busca. Inclusive para estreitar relações.

Quiz - Descubra qual o seu perfil de vendedor - Faça o teste grátis

4- Conheça o perfil de cliente

Conhecer o perfil do cliente também é importante para a loja de móveis vender mais produtos. Afinal, é por meio desse conhecimento que o empreendedor irá saber que tom de voz precisa ser usado e qual é o tipo de abordagem ideal.

Cada pessoa possui personalidades, características e desejos diferentes. Então, se os donos da loja de móveis conhecem o perfil do cliente, sabem exatamente quais são suas dores e necessidades. Assim, descobrem quais os produtos certos que podem atender às expectativas do consumidor.

E-book - Passo a passo: como fazer uma pesquisa completa de persona para loja de móveis

5- Fique por dentro das tendências

A loja de móveis que quer sobressair à concorrência precisa inovar. E não existe melhor forma de fazer isso do que estar antenado nas novidades de mercado para oferecer produtos modernos e diferenciados, e que acompanham as preferências do cliente. 

Visitar sites de outros países para ver quais são as tendências fora do Brasil, e realizar pesquisas para descobrir o que o seu público está buscando são formas simples de identificar quais itens são interessantes para a sua loja de móveis começar a entregar.

Pacote de conteúdos - Tendências e inovação de consumo para o setor moveleiro

6- Tenha parceiros e especificadores

Criar parcerias com arquitetos, designer de ambientes e arquitetos é outra estratégia interessante para a loja vender mais móveis. Isso porque, por intermédio desses parceiros e especificadores, ela consegue alcançar mais clientes.

Pense em quantos clientes um único arquiteto é capaz de ter em carteira, e quantas indicações a sua loja pode receber dele. Ou seja, quanto mais parcerias tiver, maior será o leque de oportunidades de vendas.  

Já se sente preparado para colocar todas essas estratégias em prática e aumentar as vendas da sua loja de móveis?

Se você gostou desse conteúdo, então leia também nosso artigo sobre gatilhos mentais e veja como vencer as objeções de vendas! 

Manual de Instagram para loja de móveis - Baixe grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts