O que você precisa fazer para vender em redes sociais

Basta abrir o Instagram ou o Facebook e os anúncios de empresas de todos os setores estão em destaque lá. Negócios dos mais variados tipos, oferecendo produtos e serviços para diferentes perfis de público. 

Na última década, as empresas começaram uma jornada de investimento em marketing digital para atender estes consumidores que, muitas vezes, jamais estiveram na loja física da empresa e, mesmo assim, são clientes em potencial. 

Esse é um fenômeno mundial e no Brasil não é diferente. Com 150 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o maior país sulamericano é também um dos que mais consomem produtos e serviços oferecidos na internet.

Se por aqui, antes da pandemia, o e-commerce brasileiro já demonstrava expansão, durante esse período as vendas online tiveram um fortalecimento como nunca visto. E a tendência é que esse aumento continue.

Ao longo desse artigo, você vai perceber a importância de usar as mídias sociais para conquistar e reter clientes e, assim, ampliar suas vendas. E claro, vai conhecer dicas importantes e saber a maneira correta de como vender em redes sociais.  

O futuro das vendas já está acontecendo 

Nos dias de hoje, talvez não bastem apenas vendedores persuasivos dentro da sua loja de móveis, ou um belo showroom para atender a clientela. É preciso abrir os tentáculos de sua empresa para garantir um maior volume de vendas e até mesmo um contato mais próximo dos consumidores. Para isso, usar o recurso da social selling (venda social, em português) pode garantir bons resultados. 

De acordo com uma pesquisa, 62% dos profissionais de vendas afirmaram que a prática da venda social se tornou importante para o fechamento de novos negócios. Com um público crescendo, é possível que as redes sociais sejam a “galinha dos ovos de ouro” deste século para as organizações. 

A verdade é que essa estratégia de vendas, além de incrementar no volume de suas negociações, pode também diminuir a distância entre consumidores e sua marca, facilitando até mesmo a implementação de programas de fidelidade.

Além de ser mais econômico, vender em redes sociais é uma boa maneira de contornar objeções dos potenciais compradores e realizar um pós-venda com maior qualidade.

Tudo isso é fascinante, mas talvez você esteja se perguntando: como vender em redes sociais? Quais são as melhores redes para vendas? Então, vamos lá. 

Como vender em redes sociais da maneira certa

As vendas de móveis em redes sociais não se resumem a postar imagens com preços. A intenção não é meramente fazer um panfleto eletrônico. Sua loja precisa conversar com o público de forma constante.

Um dos grandes segredos para se vender nos canais sociais é: não parecer que está vendendo. 

A princípio pode parecer estranho para uma empresa não vender seus produtos, já que é para isso que ela está lá. Mas, antes de ofertar mercadorias, é importante para sua loja criar uma conexão com as pessoas que visitam sua página ou seu canal. 

Implantar um conceito na mente de uma pessoa pode ter efeitos muito mais fortes e duradouros do que uma foto de um produto com preço. Confira, agora, dicas de como vender em redes sociais e ter os melhores resultados. 

1- Criação de conteúdos de qualidade 

Quem não é visto não é lembrado. Esse ditado parece ter sido feito para as redes sociais, não é? A frequente produção de conteúdos de qualidade ajuda a construir uma presença mais sólida nos canais escolhidos, gerando autoridade no assunto.

Antes de postar conteúdos, procure identificar quais são os problemas e as necessidades do seu cliente. Conhecer sua persona e oferecer soluções para suas dores proporciona uma ligação de confiança e credibilidade

Para isso, estabeleça uma rotina organizada de publicações, criando um calendário para ordenar suas postagens como se fosse uma grade de programação de uma emissora de televisão. Isso facilitará a busca dos seus seguidores pelo conteúdo que mais lhes interessa. 

2- Tenha sua própria identidade visual 

Muitas vezes, olhamos uma imagem e já a relacionamos à determinada marca. Quando você consegue gerar essa identificação automática para o público, é porque está no caminho certo. 

O resultado é aumentar as chances de que sua loja esteja sempre na memória das pessoas.  

3- Resolva todas as dúvidas 

Já que a intenção é criar um canal de comunicação com seus clientes para vender mais, então dê atenção a eles. Para manter um bom relacionamento, você precisa prestar um bom suporte.

Quando alguém está acompanhando seu conteúdo é porque tem interesse nele, mas pode, em algum momento, ter dúvidas. Portanto, nunca deixe perguntas sem respostas.

4- Use ferramentas do social commerce

Uma das grandes vantagens de vender em redes sociais é que elas possuem ferramentas específicas para isso. Sua loja virtual pode se integrar às mídias sociais, facilitando a interação do público com todo conteúdo oferecido.  

Usar esses recursos agiliza os processos e permite vender diretamente para seu consumidor. Assim, não há necessidade de intermediários.  

Quais as redes sociais mais certeiras 

As opções de canais para ter contato com seu público são inúmeras. Confira as principais e quais se encaixam melhor ao perfil da sua empresa. 

1- Youtube

Uma das maiores redes sociais da atualidade, o Youtube é a mais acessada pelos brasileiros. Dos 150 milhões de usuários ativos nas mídias sociais, mais de 96% têm o hábito de pesquisar canais na plataforma. 

Criar um canal para sua loja e postar vídeos com dicas, curiosidades, atualizações do mercado pode atrair mais clientes

Para garantir que seu trabalho tenha muitas visualizações, lembre-se de otimizar seus vídeos para SEO (Search Engine Optimization) e sempre use links dos outros canais da sua empresa. 

2- Facebook 

Mesmo que tenha perdido posições para Youtube e WhatsApp, quando se pensa em redes sociais, o “Face” geralmente vem em primeiro lugar na lembrança. O número de usuários continua crescendo e calcula-se que no Brasil chegue a 130 milhões de pessoas. 

No Facebook, você pode integrar seu e-commerce com a rede social, facilitando as compras dos seus clientes, pois eles podem fazer tudo sem precisar sair da plataforma. 

Com a limitação da visibilidade orgânica das postagens, é recomendável que sua loja utilize o Facebook Ads para ajudar a impulsionar as publicações

Além disso, procure sempre manter seus seguidores atualizados com novas postagens, e faça promoções exclusivas. 

3- Instagram 

Nessa plataforma, o visual é tudo. Portanto, capriche nas imagens, sem esquecer de escrever bons textos, usando hashtags relacionadas ao assunto abordado. Hoje também é possível fazer lives, aumentando a interação com seus seguidores.

Organize um calendário com postagens frequentes para divulgar sua loja de móveis no Instagram, plataforma que já soma 100 milhões de usuários.

Aproveite, também, para usar o Instagram Shopping, recurso que facilita a exposição dos produtos a partir de cliques em fotos e vídeos das marcas. 

4- WhatsApp Business 

Das redes sociais disponíveis, uma das mais usadas é o WhatsApp. Com quase 110 milhões de usuários no Brasil, a plataforma deixou de ser apenas um aplicativo mensageiro e desde 2018 integra recursos para empresas por meio do WhatsApp Business.

Que erros evitar ao vender nas redes sociais

Conhecer cada canal disponível e seu público é importante para vender em redes sociais. Dessa forma, você poderá entender qual a linguagem mais adequada e quais ferramentas oferecem os melhores resultados. 

Lembre-se: a frequência é um fator determinante para o sucesso. Não basta postar ótimos conteúdos uma vez por semana ou a cada quinze dias. Portanto, faça um planejamento de posts, mantenha constância e sempre acompanhe os resultados. 

Não ter uma estratégia e nem utilizar os recursos corretos pode fazer seu marketing perder a força, prejudicando assim as vendas. 

Que tal começar agora mesmo o seu plano de ação pensando em como vender pelas redes sociais? Para isso, lembre que é fundamental falar sobre o produto certo para os consumidores certos.

Para saber mais dicas e ficar por dentro das novidades do mercado, que podem ajudar sua loja de móveis a vender em redes sociais, continue acompanhando nosso blog

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