Desenvolva sua marca através de programas de fidelidade e parceria

“Manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo”. A frase do Dr. Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, já fala muito sobre o poder da retenção de clientes. E agora você vai entender como garantir essa retenção da melhor forma.

Existe uma grande variedade de opções estratégicas para movimentar negócios, incrementar receitas, aumentar a conexão das empresas com seus clientes e parceiros, além de fortalecer marcas no mercado e enfrentar crises econômicas. Mas diante da alta competitividade, muitos gestores podem ter dúvidas de qual o caminho mais correto seguir. 

Os questionamentos entre investir em marketing, na área comercial e na captura e armazenamento dos dados de seus clientes podem tornar essa missão ainda mais complexa e demorada. Da mesma maneira que pode ser desgastante ter que ficar procurando bons parceiros de negócios. 

Exatamente por essas razões, investir na implementação de programas de fidelidade e parceria é mais importante do que muitas organizações imaginam. 

Um bom programa pode estreitar relações de empresas com seus principais parceiros, alavancar vendas de diversos produtos para os mesmos clientes, reduzir custos de marketing e tornar a experiência dos consumidores ainda mais agradável.

Ao longo desse artigo você vai entender qual a importância de implementar programas de fidelidade e parceria em uma loja de móveis. Além disso, vai conhecer quais são os principais tipos de programas utilizados e como funcionam. 

Boa leitura!

A importância dos programas de fidelidade e parceria

Fidelizar a clientela e construir relações produtivas com parceiros é um desejo de qualquer organização e alguns detalhes podem fazer a diferença para alcançar esses objetivos.

Uma loja de móveis deve acreditar ser possível que um cliente que acabou de comprar um produto tenha total condição de retornar à mesma loja e comprar novamente. 

Tão importante quanto atrair e conquistar clientes, é fidelizá-los. A ideia é manter seus compradores sempre por perto e interessados na sua marca. Dessa forma sua loja poderá entender melhor quais são as principais necessidades e vontades do seu público.

Isso pode ajudar a oferecer os produtos mais certeiros e as melhores condições de pagamento, criando um vínculo que a longo prazo vai garantir mais saúde ao seu negócio e satisfação dos consumidores.  

Para fidelizar um cliente é preciso lhe entregar um alto valor agregado. Mas antes mesmo de trabalhar no pós-venda e nos benefícios que serão oferecidos no futuro, um programa de fidelidade já começa levando em conta as sensações dos clientes quando chegam na loja.

Os comerciantes precisam estar atentos ao primeiro impacto, à primeira impressão. É importante que os compradores sintam-se em um ambiente agradável, que fique em sua memória afetiva, para que retornar a sua loja seja prazeroso.

Criar um showroom diferenciado e de bom gosto torna a experiência mais estimulante para quem visita o local. Invista no atendimento e planeje os mínimos detalhes para que a experiência de comprar na sua loja seja única. 

Perceber a mudança de comportamento dos consumidores também é importante e pode ser um diferencial na estratégia de implementar um programa de fidelidade. Além disso, colher os melhores dados e informações pode mostrar com mais clareza qual rumo a empresa deve seguir. 

Conheça os principais programas de fidelidade

Para engajar a clientela e aumentar seu ticket médio é necessário criar incentivos para os compradores habituais. Para isso, veja exemplos dos programas mais praticados no mercado.

1 Cashback

É também chamado “dinheiro de volta”. Isso significa que quando o consumidor faz uma compra e parte do valor volta para o bolso dele. Os valores variam de acordo com cada empresa. No geral, o recurso do cashback serve como um incentivo para novas compras. 

Imagine que uma loja concorrente está vendendo em seu site um guarda roupas por R$1 mil. Já a sua oferece o produto pelo mesmo valor, porém com a possibilidade do cashback de 5% para seus clientes mais fiéis. 

Com a pessoa já inscrita em seu programa de fidelidade, que normalmente faz parte de um programa de parceria com outras empresas, o comprador terá direito ao benefício exclusivo. Assim, dificilmente sua loja perderá essa venda.

2 Programa de pontuação

Talvez o programa mais usado e conhecido em todo mundo. Este foi o primeiro modelo criado e também é o mais simples, já que consiste em o cliente ganhar um 1 ponto a cada X reais gastos. Acumulando um determinado número de pontos, a pessoa pode trocá-los por produtos de sua loja virtual ou física

3 Punch Card/Cartão de Perfuração

Sabe o imã de geladeira que a pizzaria lhe entrega cada vez que você faz um pedido e no 10° eles entregam uma pizza grátis? Pois a ideia é a mesma. Essa estratégia é utilizada para manter a frequência da freguesia no seu estabelecimento. 

4 Programa de Assinatura

Outra forma simples de fidelização são as assinaturas. Ao pagar um valor mensal o cliente pode ganhar brindes e receber as melhores ofertas e informativos da loja antes dos demais consumidores. 

5 Programa de níveis de recompensa

Como o próprio nome sugere, este programa estabelece diversos níveis para recompensar os compradores cadastrados, de acordo com seu volume de compras. Este é um dos programas mais comuns e muito usados por farmácias, postos de gasolina e lojas de shoppings.

Programas de parceria para unir forças

Talvez sua empresa tenha um showroom maravilhoso e ótimos vendedores para atender o público. Mas, quem sabe, não possua uma equipe preparada para entregar e montar os móveis em um curto espaço de tempo. Ou mesmo um site especializado com alto índice de visualizações diárias e mensais para divulgar seus produtos e seu programa de fidelidade.

Ter arquitetos e designers de ambientes contratados e de prontidão na loja pode ter um alto custo. Elaborar showroom e realizar alterações no local por meio de pessoas gabaritadas como parceiras pode reduzir custos e acelerar processos. Além disso, esses profissionais já têm uma carteira de clientes e podem recomendar a sua loja.

Portanto, quando os seus braços não conseguem acolher todas as atribuições necessárias, fazer parcerias é fundamental. É preciso entender aquilo que o seu negócio é capaz de absorver e aquilo que não irá conseguir. 

Após descobrir as qualificações e limitações do seu time, é o momento de buscar parceiros que possam garantir a qualidade e visibilidade do seu negócio. 

Além disso, vale lembrar que um programa de parceria deve servir mutuamente os lados e suprir as necessidades de cada um. 

Monte sua estratégia e fidelize

Elaborar estratégias para fidelizar seu cliente pode impactar positivamente o negócio. Com o tempo, seus programas de fidelidade e parceria podem captar bons dados sobre seu público, e isso poderá ser utilizado pela empresa para tomar decisões mais assertivas no futuro.

Outra boa vantagem é o famoso boca a boca, um ótimo marketing que além de bom, não tem custo. Isso porque aquela pessoa que sempre compra na sua loja sem dúvidas vai recomendar o seu negócio. Assim, com o tempo, você terá uma bola de neve crescente de bons negócios. 

Quando o cliente escolhe continuar com você é porque ele realmente gosta do seu trabalho e dos seus produtos. Portanto, esteja sempre ao lado dele e ele sempre estará ao seu lado. Se você quer saber ainda mais como fidelizar seus clientes, assista nosso webinar gravado “Desvende o Segredo de um Pós Venda de Sucesso”.

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