Por que apostar em diferenciais competitivos em sua loja de móveis?

Muitas empresas foram afetadas pela crise do coronavírus, mas alguns segmentos conseguiram se destacar e ter lucratividade. Farmácias, construtoras, fintechs e lojas de móveis, por exemplo, foram alguns dos principais setores.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o varejo de móveis e eletrodomésticos registrou uma alta de 3,0% no volume de vendas em novembro de 2022, frente ao mesmo período de 2021.

Com o isolamento social, muitas empresas tiveram que suspender as suas atividades, o que pareceu que essa ação iria extinguir as lojas físicas. Entretanto, no caso da loja de móveis, as paralisações não afetaram os resultados. Pelo contrário, com mais pessoas em casa e trabalhando em home office, maior foi a venda de produtos para escritório. Isso beneficiou ainda mais as empresas que já tinham negócios híbridos com uma loja física e um e-commerce.

A tendência de comprar pela internet caiu no gosto do público, resultando em um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, segundo um estudo da SmartHint.

Já segundo o relatório Latin America 2022, da Retail X, o varejo digital brasileiro teve o maior crescimento em 2022, com uma alta da receita de vendas de US$ 8,1 bilhões em relação a 2021.

Essa alta, segundo estudo realizado pelo IDC, está relacionada à boa experiência de compra, que oferece aos clientes atendimento otimizado, navegação rápida, disponibilidade de produtos e rastreamento de pedidos.

Diante dessas mudanças de comportamento do consumidor, eis que surge uma preocupação: “Como uma loja de móveis pode se manter competitiva, visto que a concorrência no setor é grande?”

Para esclarecer essa dúvida, escrevemos o post de hoje abordando os seguintes tópicos: 

  • A importância de identificar e valorizar os pontos fortes do negócio
  • Por que valorizar e criar diferenciais competitivos na loja de móveis?
  • Como identificar e utilizar os pontos fortes para sobressair

Esperamos que goste. Boa leitura!

A importância de identificar e valorizar os pontos fortes

Elaborar um bom plano de negócio e direcionar as estratégias são ações importantes para uma empresa ter sucesso. 

Antes de desenvolver um planejamento e tomar boas decisões, o gestor precisa fazer uma análise para identificar quais são os pontos fracos da empresa e as necessidades de melhoria. É fundamental também pensar nos pontos fortes e como usá-los a favor dos negócios. 

Se tiver conhecimento sobre esses tópicos, o gestor será capaz de tomar decisões rápidas e reverter problemas que até então prejudicavam os resultados. E não só isso, saberá como direcionar seus recursos e as estratégias com mais assertividade.

No entanto, se ignorar seus pontos fracos e não realizar as mudanças devidas, pode ser que os erros persistam e isso prejudique as vendas. Do mesmo modo, se não valorizar os pontos fortes, será fácil perder oportunidades de atrair e conquistar mais clientes.

Por que valorizar e criar diferenciais competitivos na loja de móveis?

Como falamos acima, o comportamento do consumidor mudou e, atualmente, ele está mais propenso a fechar negócios na internet. Isso porque, na rede, ele consegue acessar produtos diferentes, pesquisar mais ofertas e receber as compras no conforto de sua casa. 

Isso quer dizer que as lojas físicas estão com os dias contados? Não! Mas significa que as empresas precisarão se posicionar de forma diferente, caso queiram se destacar e atrair compradores. E isso inclui as lojas de móveis.

Investir em tecnologia é uma estratégia interessante para otimizar a gestão e melhorar o atendimento. Além disso, criar diferenciais competitivos na loja de móveis também é uma alternativa que pode ajudar a empresa sair da mesmice e se destacar no novo normal.  

Principais diferenciais competitivos que a loja pode ter

A prática de algumas ações pode beneficiar os processos e criar diferenciais competitivos na loja de móveis. Veja as principais:

Atendimento omnichannel 

Trata-se de utilizar um sistema que oferece ao cliente uma experiência com interações conectadas e consistentes em todos os canais, tanto físico quanto online.

Com isso, a sua loja de móveis consolida o contexto do cliente originado nos vários canais e cria uma única informação. As equipes de vendas conseguem consultar as informações do cliente na plataforma, quando necessário, independentemente do canal que ele está usando.

Entre os benefícios do atendimento omnichannel, estão o alinhamento da informação, utilização de uma interface única, integrações nativas, customização avançada e melhor gestão. Além disso, plataformas de atendimento omnichannel oferecem relatórios detalhados e monitoramento das redes sociais.

Prestação de serviço ágil

O mindset ágil é uma nova forma de conduzir os projetos dentro da empresa para acelerar os processos, desde a estratégia até a entrega.

A ideia é proporcionar mais agilidade e interatividade entre as pessoas, melhorando o fluxo de trabalho e informações. Um dos benefícios é melhorar a produtividade e elevar as perspectivas de sucesso.

Por meio deste modelo de trabalho, é possível aprender, aprimorar e integrar continuamente. Assim, a loja de móveis incentiva a comunicação com os colaboradores.

Entre os resultados que podem ser obtidos com a implementação do modelo ágil, se incluem:

  • Melhor entendimento sobre cliente e o negócio, além de maior cooperação entre todas as áreas;
  • Setores internos e clientes passam a ser mais ouvidos na criação de produtos ou serviços;
  • Melhora na avaliação de colaboradores, com metas definidas e demonstradas como valor para o cliente;
  • Implementação de um novo modo de trabalhar em conjunto;
  • Mais autonomia para as equipes, que devem aprender a resolver problemas por conta própria;
  • Proporciona ferramentas, diminui a burocracia e o trabalho se torna enxuto e objetivo com equipes de no máximo 10 pessoas, com foco em resolver problemas;
  • Acompanhar e monitorar para evoluir processos e conquistar melhores resultados. Ou seja, a liderança e a operação estão sempre evoluindo.

Programas de fidelidade 

Muitas empresas atualmente oferecem benefícios exclusivos, como descontos especiais, aos clientes fiéis à marca e que compram com frequência.

Se forem bem planejados e efetivados, tendo o cliente como centro, os programas de fidelidade podem ajudar os clientes a terem uma boa experiência de compra.

Há vários tipos diferentes de programas de fidelidade, que podem ser usados para aumentar o envolvimento do cliente. O que você escolhe depende de sua missão, seu produto e suas metas para o programa de recompensas. Entre os benefícios, estão: 

  • Aumento da receita;
  • Melhor retenção e valor da vida útil do cliente;
  • Criação de relacionamentos mais fortes com o cliente; 
  • Diferenciação da marca; 
  • Estímulo do marketing boca a boca; 
  • Incentivo ao comportamento do consumidor;
  • Apreço pelo cliente.

Apesar da forma variada de funcionamento de cada tipo de programa de fidelidade, em geral o processo é o seguinte:

  • O cliente faz uma compra ou se envolve com uma empresa;
  • A empresa solicita que o cliente se inscreva em seu programa de fidelidade;
  • O cliente se cadastra usando suas informações pessoais;
  • O cliente recebe recompensas por compras ou por meio de materiais promocionais.

Ótimo custo-benefício 

Custo-benefício é a relação entre o que se gasta em um produto e o benefício que recebemos dele. Para saber se um produto tem um bom custo-benefício é preciso analisar as faixas de preço das categorias de um segmento. 

No caso de móveis, cada um possui um modelo, podendo ser mais simples, intermediário e top de linha. Assim, uma loja de móveis visa atrair o máximo possível de clientes, atendendo a todos os gostos e exigências, oferecendo um preço justo e acessível.

Marca forte e reconhecida

A diferença entre um produto sem marca e o de marca é que o primeiro é comprado basicamente por motivos racionais, tais como qualidade aceitável e preço razoável. Já o segundo é adquirido também por motivos emocionais. 

E, por conta das razões emocionais adicionais subjacentes às compras de marca, as lojas de móveis podem conseguir um preço mais alto do que produtos e serviços idênticos, mas que são fornecidos por uma marca menos reconhecida. 

Dessa forma, ter uma marca forte cria diferenciais competitivos para a loja de móveis. E é por isso que a maioria dos empreendedores e organizações têm esse objetivo em mente.

Construir uma marca forte e reconhecida envolve algumas etapas:

1. Desenvolva o propósito da sua marca

Lembre-se de que o cliente escolhe os produtos que quer comprar por motivos emocionais. Há muitas opções diferentes para escolher, independente do produto desejado. Por isso, as pessoas optam por comprar de marcas que se alinhem às suas crenças, percepções e motivações.

Marcas fortes e bem-sucedidas têm um propósito definido: um conjunto de valores definidos, uma filosofia, um princípio orientador que atrai aqueles que o compartilham.

2. Conheça seus concorrentes

Tentar entender o que seus concorrentes estão fazendo e dizendo no mercado é importante à medida que você constrói sua marca, e continuará sendo importante para sempre. 

Para se diferenciar dos concorrentes, é necessário saber qual é a percepção que seu público-alvo possui acerca deles.

3. Determine seus públicos-alvo primário e secundário

Produtos de marcas pouco reconhecidas são, por definição, indiferenciados e competem amplamente em variáveis ​​funcionais como preço e disponibilidade. Por isso, é preciso identificar seu público-alvo ideal com base nas etapas 1 e 2 acima. 

A mentalidade desempenha um papel importante nesse sentido, pois você está procurando pessoas que gostem e compartilhem o “porquê” de sua marca.

4. Crie sua estratégia de marca

Para orientar e estruturar sua marca, é útil ter uma estratégia que articule a visão e a missão de sua empresa, como você deseja diferenciá-la dos concorrentes e as percepções que deseja criar na mente de seu público-alvo. 

5. Desenvolva uma história de marca atraente

Contar histórias é poderoso, pois tem sido o principal método de conectar pessoas com ideias e conhecimento desde os tempos mais remotos. As histórias fazem mais do que comunicar, elas criam familiaridade e confiança, além de emoções.

Assim, contar uma ou mais histórias para explicar o valor, propósito e/ou excepcionalidade de sua marca é essencial para um maior sucesso da marca.

6. Crie uma identidade de marca

Depois de criar a história da marca, está na hora de definir uma identidade para sua nova marca ou atualizar a identidade já existente. Isso pode incluir o nome, logotipo e voz da marca. 

Certifique-se de compartilhar a estratégia de marca com quem está projetando sua nova identidade. 

Além disso, desenvolva um resumo que forneça mais orientações para o processo de desenvolvimento criativo, incluindo exemplos que você admira, bem como aspectos com os quais você não concordaria.

7. Viva a marca

Para criar diferenciais competitivos na loja de móveis, você deve “viver” sua marca. Ou seja, é preciso incorporar autenticamente a estratégia da marca em tudo na loja de móveis.

Por exemplo, novos funcionários devem ser treinados de acordo com as diretrizes da marca, e os parceiros devem entender e contribuir para a imagem da marca. Além disso, as interações com os clientes devem ser consistentes com os valores, a promessa e os pilares da marca tanto no curto quanto no longo prazo. 

A construção da marca é uma atividade para toda a vida, porque se você parar estará reduzindo a força, presença e reconhecimento dela.

Utilizar tecnologias de gestão eficazes e livres de erro

Um sistema de gestão ERP é um software que permite gerenciar todas as áreas da empresa de forma integrada e em uma única plataforma automatizada.

Ele unifica funções críticas de negócios, como finanças, estoque, carteira de clientes, pedidos, comunicação com o cliente, vendas e marketing. Além disso, permite uma análise detalhada das informações da empresa, através de relatórios sobre os departamentos.

Essa ferramenta pode gerar grandes economias financeiras e de tempo, ao fornecer visibilidade em toda a organização, revelando processos manuais ineficientes e oportunidades de crescimento.

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Como identificar e utilizar os pontos fortes para sobressair

Agora que você sabe que é preciso criar diferenciais competitivos na loja de móveis, vamos ver como identificar e utilizar todos os pontos fortes do seu negócio para se sobressair.

1) Estudar os últimos resultados da loja

Você só vai saber o que precisa ser feito na sua loja de móveis se estiver a par dos números. Estudar relatórios e indicadores pode parecer chato, mas é a melhor forma de descobrir o que está ou não dando certo.  

Assim que você descobrir qual é a real situação da sua empresa, ficará mais fácil elaborar um planejamento e tomar boas decisões. 

2) Fazer pesquisas para descobrir o que o cliente mais gosta

Tão importante quanto atrair clientes novos, é manter o interesse das pessoas que já compraram com a sua empresa. Assim sendo, a sua loja de móveis não pode perder a oportunidade de mostrar aos clientes que você realmente se importa com a opinião deles. 

Realizar pesquisas online e offline pode ser interessante para descobrir o que os consumidores gostam na sua loja e o que sentem falta. Também, que investimentos são necessários para satisfazê-los.  

3) Identificar o que pode ser melhorado

A opinião do cliente é extremamente valiosa para descobrir se ele está ou não satisfeito. Mas a sua loja de móveis não pode depender exclusivamente disso, já que nem sempre as pessoas estão disponíveis para responder perguntas.

Assim sendo, realize uma análise sobre todos os departamentos da sua empresa para identificar o que pode ser melhorado e que ações precisam ser colocadas em prática para corrigir problemas. 

4) Traçar metas

Outra dica importante para utilizar os diferenciais competitivos na loja de móveis é traçar metas. Se você observar que seus vendedores são bons em atingir metas e trazer resultados, não hesite em usar as habilidade deles para garantir um diferencial no atendimento. 

Um time de vendas pode fazer a diferença no dia a dia da loja, e se você traçar metas altas e realistas pode ser que os resultados ao final do período sejam mais positivos do que você espera. 

5) Fazer um bom planejamento

O planejamento é uma espécie de documento que mostra todas as ações a serem feitas para alcançar um determinado objetivo. Faça um bom planejamento, sempre verificando e realizando ajustes necessários. Essa é uma maneira de averiguar quais ações trazem resultados satisfatórios durante um período.  

6) Contratar serviços de consultoria para ajudar na análise dos negócios 

Identificar e utilizar os pontos fortes para se sobressair nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, quando a loja de móveis não vai tão bem quanto o esperado, o gestor pode ficar em dúvida se a empresa realmente tem futuro e capacidade para competir.

A boa notícia é que hoje existem serviços de consultoria para ajudar na análise dos negócios, com profissionais especializados e experientes no mercado de móveis.

Se você quer descobrir quais são os diferenciais competitivos na sua loja de móveis, mas não sabe como fazer isso, sem pânico! O FoccoLOJAS oferece consultoria de negócios e você só precisa preencher o formulário para conhecer mais sobre os nossos serviços. 

E aproveite para aprender como aumentar os diferenciais competitivos na sua loja de móveis lendo nosso post sobre marketing de defensores!

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