Por que apostar em diferenciais competitivos em sua loja de móveis?

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Muitas empresas foram afetadas pela crise do coronavírus, mas alguns segmentos conseguiram sobressair e ter lucratividade. Farmácias, construtoras, fintechs e lojas de móveis, por exemplo, foram alguns dos principais setores.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o varejo de móveis e eletrodomésticos registrou uma alta de 71,3% no volume de vendas em abril de 2021. Isso comparado ao mesmo período de 2020. 

Quando foi decretado a necessidade de isolamento social e muitas empresas tiveram que suspender as suas atividades, muitos imaginaram que essa ação iria extinguir as lojas físicas. 

Entretanto, no caso da loja de móveis, as paralisações não afetaram os resultados. Pelo contrário, com mais pessoas em casa e trabalhando home office, maior foi a venda de produtos para escritório. Isso beneficiou ainda mais as empresas que já tinham negócios híbridos com uma loja física e um e-commerce.

A tendência de comprar pela internet caiu no gosto do público, resultando em um aumento de 75% em 2020, segundo relatório da Mastercard SpendingPulse. Já uma pesquisa realizada pela Neotrust mostra que a prática tende a perdurar, pois no primeiro trimestre de 2021 foi registrada uma alta de 57,4% quando comparado ao ano passado.

Essa alta, segundo estudo realizado pelo IDC, está relacionada à boa experiência de compra, que oferece aos clientes atendimento otimizado, navegação rápida, disponibilidade de produtos e rastreamento de pedidos.

Diante as mudanças de comportamento do consumidor, eis que surge uma preocupação: “Como uma loja de móveis pode se manter competitiva, visto que a concorrência no setor é grande?”

Para esclarecer essa dúvida, escrevemos o post de hoje abordando os seguintes tópicos: 

  • A importância de identificar e valorizar os pontos fortes do negócio
  • Por que valorizar e criar diferenciais competitivos na loja de móveis?
  • Como identificar e utilizar os pontos fortes para sobressair

Esperamos que goste. Boa leitura!     

A importância de identificar e valorizar os pontos fortes

Elaborar um bom plano de negócio e direcionar as estratégias são ações importantes para uma empresa ter sucesso. 

Antes de elaborar um planejamento e tomar boas decisões, o gestor precisa fazer uma análise para identificar quais são os pontos fracos da empresa e as necessidades de melhoria. É fundamental também pensar nos pontos fortes e como usá-los a favor dos negócios. 

Se tiver conhecimento sobre esses tópicos, o gestor será capaz de tomar decisões rápidas e reverter problemas que até então prejudicavam os resultados. E não só isso, saberá como direcionar seus recursos e as estratégias com mais assertividade.

No entanto, se ignorar seus pontos fracos e não realizar as mudanças devidas, pode ser que erros persistam e isso prejudique as vendas. Do mesmo modo, se não valorizar os pontos fortes, será fácil perder oportunidades de atrair e conquistar mais clientes.

Por que valorizar e criar diferenciais competitivos na loja de móveis?

Como falamos acima, o comportamento do consumidor mudou, e hoje ele está mais propenso a fechar negócios na internet. Isso porque na rede ele consegue acessar produtos diferentes, pesquisar mais ofertas e receber as compras no conforto de sua casa. 

Isso quer dizer que as lojas físicas estão com os dias contados? Não! Mas significa que as empresas precisarão se posicionar de forma diferente caso queiram se destacar e atrair compradores. E isso inclui as lojas de móveis.

Investir em tecnologia é uma estratégia interessante para otimizar a gestão e melhorar o atendimento. Além disso, criar diferenciais competitivos na loja de móveis também é uma alternativa que pode ajudar a empresa sair da mesmice e se destacar no novo normal.  

Como identificar e utilizar os pontos fortes para sobressair

Agora que você sabe que é preciso criar diferenciais competitivos na loja de móveis, vamos ver como identificar e utilizar todos os pontos fortes do seu negócio para se sobressair.

1) Estudar os últimos resultados da loja

Você só vai saber o que precisa ser feito na sua loja de móveis se estiver a par dos números. Estudar relatórios e indicadores pode parecer chato, mas é a melhor forma de descobrir o que está ou não dando certo.  

Assim que você descobrir qual é a real situação da sua empresa, ficará mais fácil elaborar um planejamento e tomar boas decisões. 

2) Fazer pesquisas para descobrir o que o cliente mais gosta

Tão importante quanto atrair clientes novos, é manter o interesse das pessoas que já compraram com a sua empresa. Assim sendo, a sua loja de móveis não pode perder a oportunidade de mostrar aos clientes que você realmente se importa com a opinião deles. 

Realizar pesquisas online e offline pode ser interessante para descobrir o que os consumidores gostam na sua loja e o que sentem falta. Também, que investimentos são necessários para satisfazê-los.  

3) Identificar o que pode ser melhorado

A opinião do cliente é extremamente valiosa para descobrir se ele está ou não satisfeito. Mas a sua loja de móveis não pode depender exclusivamente disso, já que nem sempre as pessoas estão disponíveis para responder perguntas.

Assim sendo, realize uma análise sobre todos os departamentos da sua empresa para identificar o que pode ser melhorado e que ações precisam ser colocadas em prática para corrigir problemas. 

4) Traçar metas

Outra dica importante para utilizar os diferenciais competitivos na loja de móveis é traçar metas. Se você observar que seus vendedores são bons em atingir metas e trazer resultados, não hesite em usar as habilidade deles para garantir um diferencial no atendimento. 

Um time de vendas pode fazer a diferença no dia a dia da loja, e se você traçar metas altas e realistas pode ser que os resultados ao final do período sejam mais positivos do que você espera. 

5) Fazer um bom planejamento

O planejamento é uma espécie de documento que mostra todas as ações a serem feitas para alcançar um determinado objetivo. Faça um bom planejamento, sempre verificando e realizando ajustes necessários. Essa é uma maneira de averiguar quais ações trazem resultados satisfatórios durante um período.  

6) Contratar serviços de consultoria para ajudar na análise dos negócios 

Identificar e utilizar os pontos fortes para se sobressair nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, quando a loja de móveis não vai tão bem quanto o esperado, o gestor pode ficar em dúvida se a empresa realmente tem futuro e capacidade para competir.

A boa notícia é que hoje existem serviços de consultoria para ajudar na análise dos negócios, com profissionais especializados e experientes no mercado de móveis.

Se você quer descobrir quais são os diferenciais competitivos na sua loja de móveis, mas não sabe como fazer isso, sem pânico! O FoccoLOJAS oferece consultoria de negócios e você só precisa preencher o formulário online para conhecer mais sobre os nossos serviços. 

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