Metas de vendas: o que são e como definir de forma realista

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Definir metas de vendas é fundamental para conseguir atingir seus objetivos comerciais. Mas se engana quem pensa que defini-las é uma tarefa fácil. Elas precisam ser claras, objetivas e sobretudo realistas, caso contrário poderá acabar em frustração para o seu time de vendas.

Portanto, estabelecer as metas de vendas é uma questão de planejamento estratégico e que ajuda muito no direcionamento das ações, na manutenção do foco e da motivação da equipe como um todo. 

Veja, neste artigo, por que sua loja de móveis precisa operar com metas de vendas e como defini-las de forma realista.

Por que definir metas de vendas

As metas de vendas podem ser definidas como um marco mensurável e de duração limitada que fazem parte do desenvolvimento de um projeto. Ou seja, elas precisam ter um prazo para serem concluídas e fazerem parte de um objetivo maior.

É por meio das metas que você poderá direcionar a sua equipe a alcançar o objetivo definido. Afinal, são elas que vão deixar mais claro quais atividades devem ser realizadas, quais as expectativas da empresa e o quanto se deve investir. 

Por exemplo: se o objetivo da sua loja é alcançar um faturamento de R$ 1 milhão no ano e o seu ticket médio é R$ 2 mil (ou seja, os seus clientes gastam em média esse valor por compra), a sua meta de vendas seria fazer 50 vendas por mês durante um ano para alcançar um faturamento de R$ 1 milhão.

Com metas de vendas bem definidas, seu time fica ciente sobre o que precisa ser feito para alcançar o objetivo e você pode definir o que fazer para manter o ritmo de crescimento do negócio.

Benefícios da definição de metas de vendas

A implementação de metas de vendas traz inúmeros benefícios para a empresa, principalmente para o setor comercial. Dentre eles, o aumento da produtividade é um dos que mais se destacam, pois todos os colaboradores passam a trabalhar em prol das mesmas conquistas.

Além disso, quando todos sabem o que precisam fazer, sua equipe ganha uma injeção de ânimo e confiança que resultam em performances muito melhores. Ainda, a adoção de metas proporcionam também:

  • Maior foco nas atividades;
  • Vendas mais efetivas; 
  • Melhores resultados.

Assim, o fato é que o sucesso no alcance dos seus objetivos depende de quão bem-sucedido você é na busca por suas metas. Por sua vez, isso tem influência direta na forma como você as define.

Embora envolvam ações no curto prazo, as metas bem definidas também têm efeito a longo prazo, e não apenas no alcance do objetivo. É que, se a abordagem for bem-sucedida em um período, pode servir como uma base fiel para tomadas de decisão no futuro.

Portanto, muita atenção na hora de definir as metas de vendas da sua empresa! Veja, a seguir, o que você precisa levar em consideração no momento de defini-las.

O que levar em consideração ao definir as metas de vendas

Como já falamos neste artigo, a utilização das metas de vendas é fundamental para dar um direcionamento para que a sua equipe de vendas possa atingir os objetivos propostos, como o crescimento do negócio. Entretanto, existem alguns critérios que precisam ser levados em consideração neste momento e o primeiro deles é ser realista

É importante destacar também que as metas precisam ser definidas de acordo com a realidade da sua loja de móveis. Ou seja, não adianta aplicar algo que deu certo em uma empresa de outro segmento.

Abaixo, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar na definição das metas para o seu negócio, confira!

1- Análise de mercado

Analisar o mercado em que você está inserido é a nossa primeira dica para que você consiga estabelecer uma metas de vendas realista. 

Procure entender e conhecer a sua concorrência, seu público-alvo, a forma como elas se relacionam com o seu produto ou serviço e também o potencial de crescimento do seu segmento.

2- Capacidade de atendimento e entrega

Conhecer a sua capacidade, tanto dos canais de vendas como de entregas, é fundamental. De nada adianta ter uma equipe bem treinada e um produto de qualidade se você não puder realizar todas as entregas na data desejada pelo cliente?

Situações como essa podem acabar prejudicando a imagem do seu negócio. Por isso, tenha metas adequadas ao tamanho da sua equipe, ou então, estude a possibilidade de incrementar seu time.

3- Conheça seus indicadores

Para que as metas sejam possíveis de serem alcançadas, é necessário utilizar seu histórico de vendas e os indicadores financeiros como base. Por exemplo, caso seu negócio esteja passando por um período de crise, as metas podem ser voltadas para reverter os quadros difíceis.

Vale ressaltar que, se as suas metas tiverem grandes aspirações financeiras, é importante que você considere os investimentos que serão necessários para alcançá-las.

4- Metas humanizadas

Sempre que for definir metas, pense nas pessoas e procure assegurar o bem-estar dos seus vendedores. 

Assegure que as metas sejam alcançáveis e que os profissionais não precisem se sacrificar para bater os números estipulados. Lembre-se que um bom vendedor depende de descanso, boas noites de sono e incentivos.

Por falar em incentivos, não se esqueça de estimular os vendedores verbalmente e de ouvir a opinião da equipe na hora da definição de metas.

Esperamos que este conteúdo te ajude a definir suas metas e, sobretudo, aumentar as vendas da sua loja.

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