Como fazer a gestão da equipe comercial de forma remota

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Estamos vivendo em um  momento com diversas barreiras sanitárias. Diante desse cenário, fazer a gestão da equipe comercial de forma remota tornou-se uma das únicas possibilidades de manter a atividade. Sendo assim, os formatos de trabalho que uma empresa adota para cada equipe têm sido repensados e a área de vendas não poderia ficar fora dessa reestruturação.

Com o objetivo de manter a eficiência e continuar gerando lucros para o negócio, gestores se veem com a responsabilidade de tomarem decisões rápidas. A verdade é que nem o mundo e nem o varejo são mais os mesmos. Agora, as empresas precisam se reformular a fim de continuarem rentáveis.

No entanto, essa migração de modelo de trabalho presencial para o home office e teletrabalho pode ter seus impactos mitigados com um sistema de gestão. Com ele, é possível fazer mais do que manter o nível de produtividade, mas aumentá-lo.  

No post de hoje, vamos falar sobre sobre gestão da equipe comercial de forma remota. Também descobriremos como uma solução especializada pode aumentar o controle da gestão sobre a equipe com o objetivo de ser mais eficaz. Continue com a gente para saber mais!

Por que é importante fazer a gestão da equipe comercial de forma remota?

Muito mais do que um movimento passageiro, o trabalho remoto chegou para ficar. Empresas do mundo inteiro têm se adaptado a esse novo modelo, segundo o Estadão

Suas vantagens vão desde a diminuição de despesas para o negócio até o ganho em produtividade. Além disso, poderíamos citar também a otimização das atividades e o ganho em eficiência.

Apesar dos benefícios, é preciso estar atento, pois a dinâmica da gestão muda em relação ao formato antigo. Isso porque além de contarmos com restrições em nossa mobilidade, o mercado e suas demandas mudaram. Em um primeiro momento, essas questões podem parecer irrelevantes, mas afetam profundamente o dia a dia das equipes comerciais.

Se antes a presença fazia parte da estratégia das equipes de vendas, agora elas precisam se adequar a uma realidade ainda mais virtual. A boa notícia é que mesmo diante desse novo cenário, é possível manter a proximidade com o cliente e fechar boas vendas. 

Para entender como é possível manter o alinhamento assertivo com sua equipe mesmo de longe, leia o artigo na íntegra. Siga em frente!

5 passos para fazer a gestão da equipe comercial de forma remota

Nas lojas de móveis, a reestruturação das equipes comerciais já é um fato. O objetivo principal é continuar rentabilizando. Mesmo com as dificuldades que passamos no momento é possível ganhar em produtividade. Vamos agora nos atentar a alguns fatores-chave para o sucesso da implementação deste novo modelo de trabalho.

Estabeleça processos

Precisamos ter ideia de que estamos passando por um momento onde as incertezas são maiores que as certezas. Por isso, definir bem os processos antes de iniciar sua operação e evitar imprevistos são de suma importância. 

Para que não se tenha perdas em questão de eficácia, é importante que esses processos estejam previamente ajustados. Estabelecer métodos que já foram testados e deram certo em outros modelos de negócio é uma boa alternativa para empresas que nunca operaram dessa maneira.

Elabore um planejamento claro

Um planejamento claro também é uma medida essencial para negócios que estão começando a implementar o trabalho remoto. É necessário se programar para ter uma ideia nítida do objetivo com esse novo modelo.

Saber onde sua empresa está e aonde ela quer chegar é o primeiro passo para tornar essas ações realidade.

Convoque sua equipe 

É possível que a gestão esteja próxima de sua equipe mesmo a distância. Hoje existe uma gama de aplicativos e softwares de videoconferência que se adequam a todo tipo de negócio. 

A vantagem de trabalhar remotamente é que as reuniões podem ser marcadas em horários mais interessantes e incluir um número maior de participantes, estejam onde estiverem. Além disso, a comunicação assíncrona também pode acontecer, ou seja, é possível enviar uma mensagem ao colaborador e ele responder em um outro momento, sem que seja de imediato.

Assim, toda operação ganha em qualidade, uma vez que fica mais fácil dar os feedbacks e fazer com que o trabalho continue sempre no eixo.

Utilize indicadores de desempenho

Indicadores-chave de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas que auxiliam a gestão a medir o nível de desempenho de suas operações. Eles têm esse nome porque indicam como a equipe está performando e o que pode ser otimizado.

No caso das equipes de vendas, os indicadores de desempenho funcionam de forma a concentrar o acompanhamento do trabalho do time e assim favorecer a melhora na tomada de decisões.

Use ferramentas para trabalho remoto

Atualmente, existe uma infinidade de ferramentas que podem auxiliar o dia a dia da sua operação de vendas. Vamos a algumas delas:

  • Gestão de projetos: Monday ou Trello
  • Videochamadas: Zoom ou Whereby 
  • Transferência de arquivos: Wetransfer ou Dropbox
  • Gestão de tarefas: Google Tarefas ou Microsoft To Do
  • Comunicação interna: Teams ou Slack

Agora que você já conta com inúmeras opções de ferramentas para gerenciar sua equipe de forma remota, é hora de começar a colocar tudo o que tratamos aqui em prática.

Como o FoccoLOJAS pode te ajudar na gestão da equipe comercial?

O FoccoLOJAS é um sistema completo para auxiliar na gestão remota da sua equipe comercial. Por se adaptar a qualquer tipo de dispositivo, inclusive o seu celular, ele é a melhor opção na hora de gerenciar colaboradores, ferramentas e processos.

Através dele, é possível acessar a agenda, liberar descontos e consultar os negócios de forma totalmente online, além de muitos outros benefícios:

  • Manter sua venda lucrativa
  • Ter uma comunicação eficiente com o cliente final
  • Realizar a gestão dos projetos
  • Automatizar processos-chave
  • Controlar e vender de qualquer lugar
  • Gerar indicadores

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que ele ajude você durante esse processo de transição para o trabalho remoto. Para saber mais como o sistema de gestão FoccoLOJAS pode te ajudar, entre em contato com a gente e marque sua demonstração

Guia prático: as melhores soluções digitais para superar a crise do coronavírus

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts