Entre as principais estratégias implementadas pelo governo com o intuito de evitar o contágio provocado pela disseminação do coronavírus, está o isolamento social, fazendo com que grande parte do comércio não essencial fosse fechada. Dessa forma, é essencial conhecer os principais desafios do varejo depois da pandemia e as formas de superá-los.
Isso porque, para se adaptarem à nova rotina de quarentena, os clientes tiveram que desenvolver novos hábitos de consumo. Além disso. o mercado lançou novas tendências, como forma de tentar fazer com que os negócios permanecessem operando, reduzindo ao máximo os impactos provocados pelas limitações impostas e mantendo o público com as suas demandas atendidas.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar os 7 principais desafios e as práticas que podem ser implementadas para a empresa se reinventar e manter sua competitividade. Acompanhe!
1. Retomar o aumento das vendas no varejo depois da pandemia
Como já foi dito, a pandemia modificou os hábitos de consumo dos clientes, fazendo com que eles percebessem a praticidade e demais vantagens proporcionadas pelo e-commerce. Sendo assim, diversos itens têm sido cada vez mais adquiridos pela internet, o que aumenta o número da fidelização dos consumidores com essa modalidade de compra, principalmente quando a experiência vivenciada é positiva.
Observando esse novo cenário, não há dúvidas da importância de o varejo se adequar à realidade, colocando em prática o conceito de omnichannel. Essa se trata de uma medida de integração entre lojas físicas e virtuais, ferramentas digitais, aplicativos, redes sociais, entre outros. O objetivo é disponibilizar ao consumidor a possibilidade de acesso por meios online e offline, conforme suas demandas.
Entre seus benefícios, está o oferecimento ao público da chance de satisfazer às suas expectativas e suprir suas demandas quando e onde preferir.
2. Gerenciar a logística e a cadeia de suprimentos
Ao contar com as vendas online para alavancar os resultados das vendas no varejo depois da pandemia, é necessário assegurar que os produtos e serviços oferecidos aos clientes chegarão até eles no prazo acordado.
Nesse caso, é preciso contar com parceiros que vão auxiliar no processo, por exemplo, utilizando o marketplace como forma de estabelecer seu comércio digital dentro de uma grande companhia e, assim, aumentar a carteira de clientes.
3. Implementar um bom rastreamento do estoque
Um erro grave que pode acontecer é o cliente ver um item disponível no site, tentar comprar e receber uma mensagem de que ele está indisponível no estoque. Para evitar que isso ocorra, é essencial implementar um controle de estoque efetivo.
Pela grande quantidade de produtos comprados via e-commerce, os varejistas precisam se esforçar para atender a todas as demandas dos clientes, principalmente com a abertura dos estabelecimentos físicos.
Com o objetivo de não perder os consumidores pela falta de mercadorias nos estoques, as empresas podem contar com o auxílio da tecnologia. Isso porque existem diversas ferramentas que podem proporcionar uma gestão eficaz de estoque para acompanhar as entradas e saídas dos itens.
4. Reaproximar o cliente da empresa
É preciso que o estabelecimento aposte na humanização, preocupando-se em entregar o melhor para o seu cliente. Além disso, o empreendedor deve estar disposto a oferecer os melhores caminhos para solucionar problemas e manter a satisfação do público. Assim, evita que intercorrências possam afetar a imagem que o cliente tem da marca.
Para manter esse relacionamento ainda mais próximo, a empresa pode adotar recursos tecnológicos, como a inteligência artificial e os chatbots. Assim, poderá gerar uma resposta mais rápida ao contato dos consumidores com a loja.
Também é possível manter uma presença mais ativa nas redes sociais para divulgar produtos e serviços, considerando que cada dia que passa as pessoas estão mais presentes nesses canais. Essa é uma ótima forma de engajamento e comunicação.
5. Manter um controle rígido dos custos
A maioria das empresas sofreu impactos consideráveis no faturamento devido à pandemia. Isso ocorreu seja por não conseguirem manter os estabelecimentos físicos abertos, seja por não contarem com o serviço de e-commerce, seja pela falta de poder de compra do seu público principal, entre outros motivos.
Por isso, é importante manter um controle rígido dos custos para alinhar a precificação dos seus produtos e serviços com base no praticado no mercado. Além disso, deve-se definir a margem de lucro ideal e entender os gastos que podem ser mitigados ou excluídos.
Para tanto, um software de gestão pode ser um bom parceiro nesse momento. Isso porque, por meio dele, é possível entender a quantidade de vendas do último período, o fluxo de consumidores, os itens mais demandados. Além disso, através desses dados, obtém-se insights relevantes que vão permitir uma decisão mais acertada para impulsionar as vendas e conquistar uma boa lucratividade até o mercado estabilizar.
6. Estabelecer um novo modelo de negócio
O setor varejista é muito concorrido e, além de pensar na loja virtual para ofertar produtos e serviços, é preciso pensar em longo prazo, ainda mais depois do fim da pandemia, para não perder os clientes para a concorrência. O estabelecimento que não executar um modelo de negócio mais sustentável vai se deparar com muitos problemas para captar novos consumidores e fidelizar os já existentes.
Com o surgimento dos novos hábitos de consumo e dos perfis dos clientes, a inovação é um aspecto cada vez mais relevante no segmento. Por isso, é necessário estar sempre atualizado em relação às tendências, às parcerias que podem dar certo e à adoção de soluções eficientes.
Dessa forma, a empresa vai estar preparada para superar os desafios que surgirem no caminho.
7. Entregar valor aos clientes
Ao contar com uma boa ferramenta, é possível colher dados sobre as necessidades e as expectativas dos consumidores. Essas informações podem ser alinhadas com as estratégias da empresa para sobreviver no pós-pandemia de maneira sustentável.
Assim, fica mais fácil entregar valor ao público, já que isso é extremamente relevante nesse momento. Afinal, com as dificuldades passadas, as pessoas se tornaram mais exigentes, além de haver uma busca da concorrência em recuperar os prejuízos sofridos. Isso tudo vai exigir mais esforços do negócio para se destacar no mercado.
Nos dias atuais, os clientes não querem somente adquirir um produto, mas saber que o estabelecimento escolhido fez de tudo para oferecer as melhores soluções, sempre se preocupando em fazer com que eles tenham a melhor experiência possível.
Agora que você entende melhor quais são os desafios do varejo depois da pandemia e como superá-los, é importante encontrar as melhores estratégias conforme a realidade da empresa. Assim, aproveite as situações para inovar, conquistar uma recuperação mais rápida e se destacar no mercado.
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