Faça um controle de contas a pagar impecável com essas 4 dicas!

O setor financeiro é essencial em qualquer empresa, já que é responsável por manter o equilíbrio das contas. Seu gerenciamento inclui planejamento, registro das saídas e das entradas financeiras, controle das contas a pagar e a receber e entre outras importantes ações dentro da organização.

O controle financeiro ajuda o gestor a ter uma visão clara sobre o fluxo de caixa da empresa. Assim, será muito mais simples traçar os próximos passos e criar boas estratégias dentro do negócio.

Continue a leitura e conheça 4 dicas para fazer o controle de contas a pagar de forma impecável!

1. Registre tudo

Utilize as ferramentas de gestão para que todas as contas a pagar, os valores e as datas de pagamentos sejam registrados. Com esses dados em um só lugar, o trabalho de gerenciamento das contas será muito mais satisfatório.

O controle financeiro precisa ser uma tarefa simples, por isso, para ajudar nesse gerenciamento, existem diversos softwares. Além disso, mesmo com a utilização de uma ferramente eficiente, não se esqueça de que todas as contas devem ser incluídas no processo até mesmo aquelas de pequeno valor.

2. Realize um planejamento

É fundamental que toda empresa tenha um bom planejamento financeiro para alcançar as suas metas e objetivos. Assim, é preciso negociar prazos e datas que beneficiem a organização, garantir que os gastos e as despesas não ultrapassem as receitas, pagar as contas no prazo certo e ficar atento sobre a possível necessidade de negociação.

Ainda assim, mesmo tendo uma administração eficiente, vários imprevistos podem ocorrer e gerar algum tipo de instabilidade financeira. Para reduzir os perigos ocasionados por essas situações inesperadas, a recomendação é sempre trabalhar seguindo um plano.

Logo, a dica é realizar um planejamento satisfatório, para evitar possíveis erros durante o controle das contas a pagar na empresa.

3. Pague as contas em dia

É essencial estar atento aos prazos e datas de vencimento para evitar atrasos no pagamento e a cobrança de multas. Dessa forma, a administração das contas a pagar precisa ser rígida, de modo que nenhuma fatura seja esquecida.

Se possível, adiante os pagamentos para que isso não ocorra. Por menores que sejam os juros, os valores vão aumentando e podem resultar em grandes prejuízos no final do mês.

4. Separe os custos pessoais dos empresariais

O grande desafio da gestão financeira de micro e pequenas empresas é que, diversas vezes, os custos pessoais acabam misturados aos da organização. Ao fazer isso, o empreendedor acaba perdendo o controle sobre a situação das finanças da empresa.

Além disso, é válido destacar que um eficiente software pode ajudar em todo o processo de controle de contas a pagar. A Focco é uma empresa que oferece as melhores práticas de gestão ao mercado e, com o FoccoLOJAS, entrega a seus clientes um sistema de gestão completo e integrado, especializado no segmento de loja de móveis. Ele é capaz de contribuir significativamente para controle financeiro do seu empreendimento, e pode ser uma ótima alternativa para a gestão da sua loja.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

como diminuir custos com rotatividade - baixe o e-book grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts