Você sabe o que é e se vale a pena investir em um marketplace?

Você sabe o que é marketplace e como ele pode ajudar a sua loja? Na tentativa de aumentar as vendas e o faturamento, além de ampliar os canais de comercialização, muitos empresários passaram a utilizar os marketplaces. Assim, essa é uma estratégia que vem apresentando resultados importantes para os negócios — e não é para menos!

Cerca de 60% das vendas feitas pela internet são por meio desse canal, sendo que as compras online são a preferência de 74% dos brasileiros. Mas, afinal, quais são as vantagens para as empresas e como funcionam esses serviços? Continue a leitura deste post e entenda!

O que é marketplace?

Marketplace é um ambiente virtual que reúne diversos vendedores, os quais são conectados a compradores. É como um shopping center virtual que somente faz a intermediação e as negociações entre as partes. Esse modelo de serviço começou a funcionar no Brasil em 2012 e, de lá para cá, vem representando um grande potencial para elevar as vendas de diversos tipos de empresas.

Como funciona um marketplace?

Agora que já sabe o que é marketplace, vamos entender como ele funciona. Existem diferentes formas de intermediação, mas sempre fica de sua responsabilidade a gestão de estoque, de valores, disponibilidade e de entrega dos pedidos.

Primeiro você faz o cadastro em um marketplace. Depois disso, esse site passará a exibir os seus produtos em diversos locais, principalmente nas pesquisas dos compradores e redes sociais. A cada venda realizada, será cobrada uma taxa de comissão que pode variar entre 9.5% e 30%, dependendo de qual ambiente você utiliza e do nível que contratou para divulgação. Ou seja, quanto mais o seu produto for divulgado, maior será a comissão, pois isso interfere na visibilidade da sua mercadoria.

A diferença entre marketplaces e e-commerces

Também é importante não confundir esse ambiente virtual com os e-commerces. Isso porque os e-commerces fazem o trabalho de comercialização e divulgação dos seus produtos, mas também cuidam de todo o processo, desde o pedido até a entrega. Além disso, diferentemente dos marketplaces, eles não atuam com diversas marcas.

Por que os marketplaces são tendência de mercado?

Esse é um modelo de vendas que está cada vez mais presente na vida dos empresários e dos consumidores. Só no primeiro trimestre de 2019, os marketplaces apresentaram um crescimento de 13%.

Essa tendência, juntamente com o aumento na adesão a este canal de venda por parte das empresas, se deve principalmente à capacidade de atração de consumidores. Uma vez que 74% dos clientes preferem fazer compras virtuais, é de extrema importância que os negócios estejam onde eles estão.

Além disso, esse é um espaço que vem atraindo uma grande massa de consumidores, o que está diretamente relacionado à visibilidade do seu negócio. Tudo isso, no final, representará um importante ganho para o seu caixa, ou seja, uma potencialização da sua rentabilidade.

Não é à toa que muitos marketplaces já se tornaram referência de mercado entre empresas e consumidores. Esse é o caso das seguintes:

  • Amazon;
  • Mercado Livre;
  • Americanas;
  • Netshoes;
  • Submarino;
  • Shoptime;
  • Magalu (Magazine Luiza).

Afinal, quais são as vantagens do marketplace?

Apesar de você precisar arcar com uma comissão a cada venda, esse serviço ainda é muito benéfico para a sua loja. Entre as principais vantagens do marketplace para uma loja de móveis, destacamos:

  • retorno financeiro das comissões;
  • aumento da visibilidade da sua marca;
  • aumento das vendas;
  • diversificação das suas formas de pagamento;
  • diversidade de público;
  • praticidade.

Entender o que é marketplace é importante para que você saiba onde os consumidores estão e como você pode utilizar a internet para vender mais e variar seus canais, ou seja, para ir além das redes sociais. Antes de qualquer coisa, busque saber a porcentagem de comissão e as condições que o ambiente escolhido determina — assim, você poderá anunciar os seus produtos.

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