Como escolher sistema de gestão para lojas de móveis?

Escolher um sistema de gestão para lojas de móveis é uma decisão bastante acertada para quem procura maior integração para seus processos. Esse tipo de ferramenta permite a automatização das operações, oferecendo resultados ágeis e maior rentabilidade ao negócio.

Em tempos como este que estamos vivendo, esse tipo de solução se torna ainda mais fundamental. Ele ajuda o negócio a se adaptar às novas demandas dos consumidores. Como, por exemplo, o aumento de vendas online de móveis de 39,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Por ajudar a otimizar a organização dos processos, um sistema de gestão para loja de móveis também é essencial para equipes que estão migrando de um formato de trabalho físico para o remoto devido a uma tendência impulsionada pela situação atual. A partir desse novo formato é possível, por exemplo, realizar a gestão da equipe comercial à distância.

Resumidamente, essa ferramenta é muito importante na administração de um negócio que está sempre pronto para se adequar. Afinal, ela oferece melhorias na gestão da sua empresa com eficácia e rapidez, sempre com foco em alcançar maior lucratividade.

Neste artigo, vamos juntos descobrir por que investir  em um sistema de gestão e quais pontos você deve analisar antes de escolher um. Além disso, veremos também como implementá-lo e por que o FoccoLOJAS é uma boa opção para sua loja de móveis. Continue com a gente!

Por que investir em um sistema de gestão para lojas de móveis?

Para fazer uma boa escolha de um sistema de gestão para loja de móveis, é necessário estar informado dos benefícios que esse tipo de solução vai trazer para o seu negócio. 

Os benefícios são inúmeros, mas hoje falaremos um pouco mais sobre três. São eles: redução de custos, melhora na produtividade e maior conhecimento da empresa.

Redução de custos

Uma das principais características de um sistema de gestão é a capacidade que ele tem de centralizar as informações em um só lugar e, assim, reduzir custos

Muito mais do que uma simples concentração de dados, essa ferramenta permite uma diminuição dos erros e do retrabalho. 

Toda sua eficiência resulta também na economia de recursos e, assim, a gestão pode administrá-los melhor e decidir para onde devem ser redirecionados. Por esses motivos, uma solução desse porte jamais deve ser considerada um gasto e sim um investimento.

Melhora de produtividade

A centralização de dados também resulta na melhora da produtividade. A partir da redução de erros ganha-se em agilidade na execução de tarefas. 

Essa otimização faz com que as falhas humanas sejam mitigadas e que as operações ganhem qualidade.

Verificação de estoques, compras, vendas e histórico de clientes… Com um sistema de gestão, todas essas informações extremamente relevantes para um negócio ficam a apenas alguns cliques.

Maior conhecimento da empresa

Como esse software possibilita o acesso a um maior número de dados relacionados ao negócio, é comum que o conhecimento da empresa por parte da gestão também aumente. 

Essa possibilidade de compreensão ajuda na tomada de decisões mais acertada, já que  a quantidade e a qualidade das informações fazem toda diferença.

Tal disponibilidade de dados faz com que as escolhas sejam muito mais baseadas em certezas do que em intuições, melhorando o nível da decisão.

Além disso, a capacidade de gerenciamento também se aperfeiçoa, uma vez que os gestores ganham com a qualidade dos processos. 

Quais pontos analisar antes de escolher um sistema de gestão para lojas de móveis?

Na hora de escolher, é importante se atentar para não contratar um sistema muito complexo ou muito genérico. O ideal é que ele facilite o dia a dia no seu negócio e não traga complicações.

Para auxiliar você nessa escolha, vamos agora nos aprofundar em algumas avaliações e análises necessárias.

Avalie a escalabilidade

Querer que a empresa alcance o crescimento é um dos maiores objetivos de toda gestão. Para que isso aconteça de fato, é preciso analisar o potencial de expansão do negócio e se as ferramentas e processos usados estão aptos a acompanhar tal progresso.

Nesse sentido, vale verificar se o sistema escolhido gera algumas facilidades para o seu crescimento. Algumas delas seriam a possibilidade de trabalhar online e a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de dispositivo, desde o celular até o desktop. 

Essas características são essenciais e vão permitir que a gestão sempre tenha total controle do negócio.

Analise as necessidades do negócio

É sempre importante saber quais são as principais necessidades de um negócio. Para tanto, é possível fazer esse mapeamento e tirar essas conclusões a partir de uma análise minuciosa dos pontos que podem ser melhorados na loja.

Com isso em vista, fica mais fácil escolher um sistema de gestão que se molde de acordo com as necessidades da gestão e sua equipe. 

Por um lado, uma solução mais completa pode demandar funcionários com um maior nível de treinamento. Por outro, essa implementação pode trazer resultados mais sólidos em um menor espaço de tempo.

Avalie a fornecedora do sistema de gestão

Antes de contratar uma fornecedora de sistema de gestão, é importante pesquisar sobre o seu histórico, suas referências e sua experiência no mercado.

Todo tipo de precaução é essencial, uma vez que esse tipo de contrato demanda um nível de envolvimento maior do que o processo de compra de mercadorias, por exemplo.

Essa complexidade também se mostra durante a operação desse tipo de sistema, uma vez que há uma equipe por trás das melhorias dos processos.

Por esse motivo é importante avaliar bastante o seu possível fornecedor. Ele precisa estar disposto a aperfeiçoar a solução a partir do seu feedback. 

Como implantar um software de gestão para loja de móveis?

Existem algumas decisões que você pode tomar antes de prosseguir com a implantação de um software de gestão para sua loja de móveis.

Uma delas é fazer uma boa escolha de sistema, considerando as dicas que mencionamos anteriormente. Outra decisão importante é incluir a sua equipe no projeto, para conhecer suas expectativas em relação à nova solução. 

O ideal é garantir, por meio do gerenciamento de tarefas, que os seus colaboradores estejam treinados e abertos para fazer acontecer quando o sistema entrar em operação.

Para que tudo isso se torne efetivo, é necessário realizar constantemente o monitoramento. Essas análises podem garantir o sucesso da implementação, uma vez que colocam o aproveitamento da equipe sob o radar, proporcionando mais segurança à gestão.

Por que o FoccoLOJAS é uma boa escolha de software de gestão para loja de móveis?

O FoccoLOJAS atua junto aos seus parceiros fornecendo soluções relevantes e inovadoras com seu sistema de gestão. Ele é a opção certa para você que procura um fornecedor com credibilidade e as melhores práticas de gestão do mercado.

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