O que não pode faltar na criação da logística para e-commerce?

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Saber como funciona uma logística para e-commerce — independentemente se é próprio da empresa ou esteja em marketplaces — e realizá-la de forma eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Isso está diretamente ligado a processos que abrangem desde o contato do cliente, até a compra e o recebimento do produto em sua residência.

A maneira como a logística é tratada dentro da organização vai influenciar diretamente na satisfação dos consumidores. Isso porque qualquer erro pode gerar reclamações, impossibilidade de fidelização, impactos na reputação do estabelecimento, entre outros problemas.

Por ser um grande desafio para alguns empreendedores e gestores, elaboramos este conteúdo para mostrar como é possível manter processos mais efetivos nas vendas online e que vão contribuir para o sucesso do negócio. Confira!

1 Gerencie o estoque

Em um e-commerce, é fundamental realizar um controle de estoque com frequência, já que alguns problemas podem ocorrer, por exemplo:

  • alta demanda por produtos que sua loja não possui por falta de um planejamento adequado, o que gera perda de vendas;
  • compra de itens em excesso, o que vai fazer com que produtos fiquem parados e gerem prejuízo.

Nesse caso, o ideal é manter um equilíbrio, evitando o acúmulo ou a falta de mercadorias. Isso tendo em vista que esses pontos vão impactar diretamente nos lucros e na rentabilidade da empresa.

Para manter uma boa gestão do estoque, você pode contar com ferramentas que permitem o monitoramento de entradas e saídas dos itens. Isso vai gerar um controle acertado e evitar erros e prejuízos.

2 Cuide do empacotamento

Além de bonita, a embalagem precisa ser adequada para manter o produto seguro e para que chegue ao seu destino final intacto. Quando a empresa tem esse cuidado, vários problemas podem ser evitados, como:

  • minimização do nível de avarias durante o transporte;
  • aumento da satisfação dos clientes por terem suas expectativas superadas;
  • redução das despesas provocadas por trocas ou devoluções.

3 Promova uma boa estrutura de distribuição

Outro aspecto importante é a definição da melhor maneira de entregar a mercadoria ao consumidor, já que existem várias opções disponíveis, como os Correios ou as transportadoras. O ideal é que essa escolha seja feita de acordo com o item a ser entregue, além de considerar os preços cobrados e prazos de entrega.

Observe se o responsável pelo transporte disponibiliza o código de rastreamento. Isso gera segurança para todos os envolvidos, já que poderão acompanhar o envio e identificar se algum problema ocorrer durante o trajeto.

4 Cumpra os prazos de entrega

Uma logística eficaz precisa estabelecer datas e cumpri-las. Além disso, especialmente quando se utiliza um e-commerce, o prazo de entrega de um produto deve ser claro.

Por esse motivo, tome todas as medidas adequadas para enviar o item no tempo acordado e conte com uma boa parceira para transporte da encomenda.

5 Crie uma política de frete

O valor do frete é um fator relevante para as vendas e a sustentabilidade da loja online. Isso porque muitos consumidores deixam de efetuar a compra ao perceber o preço para entrega elevado. Por outro lado, as empresas têm prejuízos caso decidam arcar com uma despesa muito alta relativa ao transporte.

Com a finalidade de encontrar uma saída e evitar impactos nos resultados, é necessário calcular esse custo de forma minuciosa e criar uma política de fretes inteligente.

Além disso, por meio dessa definição, fica mais fácil descobrir os melhores períodos para fazer promoções ou disponibilizar descontos que compensam o valor pago com frete. Assim, as vendas também podem ser impulsionadas.

6 Utilize a tecnologia

Por meio da transformação digital, várias ferramentas estão disponíveis para oferecer soluções integradas, que permitem a automatização dos processos e tornam a empresa mais produtiva.

São diversas funcionalidades, como gestão de entregas e movimentação dos pedidos, controle de entrada e saída do estoque e demais benefícios. O uso desses recursos permite otimizar o tempo, aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado e, assim, tornar o cliente mais satisfeito com os serviços oferecidos.

Agora que você entende a importância de estruturar a logística para e-commerce, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática. Além disso, conte com o auxílio da tecnologia para aumentar a agilidade e a assertividade dos processos, tornando a loja online mais competitiva.

Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita para ler nossas dicas para reduzir os custos operacionais e administrativos da sua loja e aprender mais sobre o tema!

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