Para que um negócio online alcance o sucesso esperado, é importante implementar várias estratégias, entre as quais está a integração da plataforma de e-commerce com o software de gestão. Isso porque essa prática vai propiciar a centralização de informações importantes para tomadas de decisões acertadas e que vão contribuir para a ocorrência de melhores resultados, por meio de dados financeiros, informações dos clientes, controle de estoque, entre outros.
Sendo assim, vai ser possível reduzir de forma considerável os riscos para a loja, como elevação dos custos, falhas em processos logísticos, ruídos de comunicação, entre outros. Quer entender melhor quais são os benefícios de realizar essa integração? Então, leia este conteúdo e descubra!
Aperfeiçoa as atividades administrativas
Em um mercado cada vez mais concorrido, o e-commerce precisa atentar-se para manter o seu foco em solucionar às demandas do mercado de forma mais eficiente. O aprimoramento da administração das operações proporcionadas por essa integração contribui bastante para o cumprimento desse processo.
Simplifica os processos
A possibilidade de estruturar melhor o fluxo de informações da loja é outro benefício proporcionado pelo uso integrado das duas ferramentas, já que é possível centralizar no sistema todos os dados relativos ao cadastro e à venda de itens. Nesse caso, a finalidade é assegurar que a integração aconteça de maneira a aproveitar ao máximo as funções disponibilizadas no sistema e na plataforma.
O ideal é que esse processo ocorra por meio da sincronização das informações entre os mecanismos. Dessa forma, mudanças no estoque, pedidos, troca de mercadorias e demais dados serão disponibilizados de maneira precisa, permitindo a organização do fluxo de trabalho.
Agiliza os processos envolvendo as vendas do e-commerce
Ao integrar o sistema de gestão com a plataforma de e-commerce, fica mais fácil ter uma visão complexa das áreas da empresa — por exemplo, cadastro dos clientes, condições do estoque, validade dos produtos, vendas, entre outros — em um único local, de forma atualizada.
Isso ocorre pelo fato de que, com a automação, é possível usufruir de todas as informações presentes nos sistemas, o que gera uma otimização do tempo, que antes seria gasto na busca por dados e atualizações. Além disso, proporciona a minimização do desperdício de recursos e tempo, já que não é preciso refazer toda a rotina administrativa em outra solução.
Aumenta a precisão
Existem diversos problemas que podem ser provocados quando não existe a integração dos processos, como duplicação de pedidos e vendas do mesmo produto. É fundamental ter em mente que a reunião das informações em apenas um local vai evitar o excesso de tarefas manuais e, consequentemente, a diminuição dos erros.
Promove um melhor controle de envio do pedido ao cliente
Ao optar por trabalhar com e-commerce, é preciso ter em mente a necessidade de sempre entregar o que foi prometido, no tempo preestabelecido, já que isso pode gerar a insatisfação do cliente e fazer com que ele nunca retorne para realizar novas compras.
Ao buscar essa integração, é possível aperfeiçoar a gestão logística e elevar a segurança dos processos, o que vai impedir o cancelamento de vendas. Ao mesmo tempo, colabora para uma melhor comunicação com o público, tendo em vista que consegue atender às suas demandas de forma eficaz.
Propicia um ajustamento com os parceiros
Atualmente, nas melhores soluções de gestão de lojas virtuais, é possível fazer ajustes com cada parceiro, de maneira automática, como a configuração de condições especiais para cada fornecedor, no que se refere ao frete, às formas de pagamentos, ao fechamento de pedidos, entre outros.
Contribui para o monitoramento do estoque
Sempre que uma venda é realizada no e-commerce, o pedido é enviado de forma automática para o sistema de gestão, o que facilita o alinhamento da produtividade e demanda online que a loja precisa atender.
Essa é uma prática fundamental para evitar transtornos com o consumidor, já que impede que ele compre itens que não se encontram mais em estoque. Quando isso ocorre, além de perder a venda e o cliente, ele ainda pode realizar reclamações em sites, com pessoas próximas e demais meios, o que vai influenciar diretamente — e negativamente — na reputação da marca no mercado.
Além disso, com um bom controle, torna-se mais simples impedir o acometimento de desperdícios com produtos parados ou em excesso, já que conseguem compreender quanto de mercadoria exatamente é necessária em estoque para atender às necessidades do público.
Oferece dados para análise sazonal
Ao integrar a plataforma de e-commerce com o sistema de gestão, também é possível entender melhor o consumo dos clientes e saber onde é necessário investir mais estratégias.
Por exemplo, em datas comemorativas, quando é comum que os estabelecimentos físicos fiquem mais cheios, pode ser que o público opte por comprar mais por meio da loja online. Isso vai proporcionar uma base de quais ações devem ser aplicadas para garantir que essas visitas se tornem vendas.
Auxilia na emissão de notas fiscais eletrônicas
Na medida em que o negócio vai crescendo, certas tarefas precisam ser automatizadas, como a emissão de notas fiscais eletrônicas, já que quando feita manualmente, pode ser uma atividade mais demorada e que viabiliza o acometimento de vários erros.
Com a integração das soluções, basta configurar uma tabela com as alíquotas dos impostos, que será calculado os valores e gerada uma nota fiscal relativa aos produtos. Isso vai tornar o processo de vendas mais rápido.
Colabora para o controle de contas
Uma boa maneira de controlar o fluxo de caixa, a entrada e a saída de recursos é contar com essa integração. Nesse caso, basta cadastrar as datas no sistema e ele vai fornecer informações precisas para que possa focar no futuro e tomar as melhores decisões.
Essa simplicidade vai tornar a gestão financeira mais simples e efetiva e, ainda, ajudar no acompanhamento e na análise de métricas, identificando onde existe um número maior de desperdício, custos, necessidade de um maior investimento, etc.
Conseguiu entender a importância de integrar a plataforma de e-commerce ao sistema de gestão da loja? Como pôde perceber, essa prática vai gerar uma série de benefícios capazes de tornar o negócio mais escalável e preparado para o seu desenvolvimento. Para isso, é preciso analisar as funcionalidades das soluções disponíveis no mercado e, dessa forma, optar por aquelas que mais se adéquam às características e necessidades da empresa.
Quer saber como podemos ajudar nesse processo? Então, aproveite para entrar em contato com a gente, solicitar uma demonstração do FoccoLOJAS e falar com um consultor, para esclarecer suas principais dúvidas!