Estoque de loja de móveis: conheça os erros mais graves

Para o gestor, reduzir os erros de estoque da loja de móveis pode ser um grande desafio. Veja porquê!

O mercado de loja de móveis planejados oferece ao consumidor a flexibilidade de poder comprar aquilo que está exatamente de acordo com o que ele procura. Esse diferencial atrai uma boa parcela de clientes, que são aqueles que preferem especificar exatamente o que desejam do que  recorrer às lojas de móveis prontos.

Contudo, para o empresário que atua nesse segmento, manter um controle de estoque eficiente, que equilibre a proposta de negócio da empresa com a capacidade de atender rapidamente à demanda dos clientes, é um desafio. Principalmente para quem mantém uma loja de móveis onde também são vendidos móveis prontos e onde peças de reposição precisam estar disponíveis.

Com uma variedade de itens que têm finalidades diferentes, os erros na gestão do estoque da loja acabam acontecendo. Nesse post, preparamos dicas para evitá-los. Acompanhe!

Por que a loja de móveis deve se preocupar com o estoque?

O estoque concentra grande parte dos bens da loja. Dessa forma, manter o controle sobre as mercadorias é importante para a empresa evitar custos extras desnecessários como, por exemplo, a reposição de peças ou realizar um pedido dobrado ao fornecedor. 

Sem ter ideia da quantidade necessária, a loja corre o risco de deixar os móveis parados e sem manutenção, o que gera perda de vendas e depreciação do produto, também podendo causar muitos outros transtornos para a saúde financeira do empreendimento. 

Um bom controle de estoque também pode ajudar a loja a não sofrer com atrasos na entrega. Além disso, permite firmar boas parcerias com diversas empresas de logística, o que pode dar segurança para aumentar o raio de entrega e, consequentemente, conquistar mais clientes.

Erros mais comuns no estoque de loja de móveis

Além dos problemas descritos acima, a falta de um controle de estoque da loja de móveis pode ainda gerar outros problemas graves. Separamos os principais para você entender melhor. Confira!

Estoque da loja de móveis com despreparo do administrador

Um administrador de estoque despreparado, que não conhece o tipo de itens que deve controlar, sem saber como diferenciar os móveis prontos da sua loja dos itens de reposição (aqueles destinados à manutenção dos móveis planejados) não fará a distinção correta do que deve controlar.

Portanto, além de uma visão geral do estoque de uma loja de móveis, é importante que ele conheça cada situação específica. Por isso, invista em treinamento para os funcionários e coloque à disposição deles um software adequado, que auxilie na administração do estoque.

Excesso ou falta de mercadorias ou de itens de reposição

Manter um estoque excessivo gera pelo menos dois problemas: maior despesa com a manutenção e maior possibilidade de desperdício.

Se você gasta muito com a manutenção pode diminuir a chance do produto estragar e, portanto, de haver desperdício. Se gasta pouco, corre o risco de perder dinheiro com produtos estragados. De qualquer maneira, estará gastando muito.

Por outro lado, um estoque de uma loja de móveis no qual faltam os itens necessários ao bom atendimento da sua clientela também prejudicará o desempenho do seu negócio. Portanto, o interessante é manter um estoque na medida da sua necessidade.

Falta de inventário

É fundamental fazer inventários periódicos na sua loja de móveis que sejam capazes de identificar falhas, como de um estoque excessivo ou no qual faltem itens.

A periodicidade com a qual esse inventário deve ser feito dependerá da sua necessidade, e será definida por um bom administrador de loja.

Mas vale lembrar que abrir mão desse inventário é perder a possibilidade de resolver problemas com rapidez

Não manter uma boa integração entre os departamentos

Se você não conecta o seu setor de manutenção de móveis planejados e de vendas de móveis prontos com o seu departamento de compras, então dificilmente o estoque será adequado para o desempenho da sua loja de móveis.

Por isso, é fundamental que você faça um controle centralizado das operações. Este controle deve permitir coordenar os setores de compra com os de saída dos itens do estoque. E estes setores também devem estar conectados com o departamento financeiro da loja.

Se isso não ocorrer, surgirão erros de informação e necessidades de repetir trabalhos, além dos fatais prejuízos financeiros.

A melhor alternativa para conseguir um controle centralizado e eficiente é por meio do uso de um software que faça o gerenciamento de estoque. Ele permite um cadastramento dos itens, integrando este cadastro aos diversos processos que ocorrem na loja de móveis.

Lançar mão dessa ferramenta permite que você tenha um retrato panorâmico do que ocorre no seu estoque,e que também consegue detectar detalhes.

Como evitar erros no estoque de loja de móveis?

Para que a gestão de estoque seja realizada com sucesso, é importante que a loja tenha um processo de cadastro de produtos e de conferência pré-estabelecido, inclusive com mais de uma etapa. Assim, as inconformidades podem ser identificadas nos diferentes momentos do processo de venda, desde o recebimento do produto até a entrega ao cliente final.

Claro que automatizar o processo de conferência, com código de barras e outras tecnologias que descomplicam processos logísticos e de controle, vai tornar tudo mais ágil e preciso.

Logo, o ideal é contar com um software capaz de acompanhar os produtos desde a saída da fábrica. É o caso do FoccoLOJAS, que conta com o Confere Fácil.

Essa solução é capaz de realizar uma rápida conferência de todos os itens que chegaram da fábrica, diminuindo o trabalho burocrático do gestor e também de erros de produtos e entregas.

Além disso, o Confere Fácil permite a continuidade da verificação dos itens em cada etapa, desde o armazenamento no estoque até a montagem do móvel na casa do cliente. 

Algumas das vantagens da solução:

  • Identificar rapidamente itens e volumes extraviados;
  • Agilidade na conferência de recebimento;
  • Evitar erros de armazenagem;
  • Evitar falta de estoque;
  • Automatizar processos logísticos manuais;
  • Reduzir índices de assistência técnica;
  • Manter prazos de entrega e montagem;
  • Aumentar a satisfação e melhorar o relacionamento com os clientes.

 

Com base nesses benefícios, o consumidor sente uma maior segurança em comprar com a loja. Isso pode garantir seu retorno mais vezes, antes de realizar uma pesquisa por outros lugares.

Então, agora que você já sabe como evitar erros no estoque da loja de móveis, veja qual é a importância de fazer um inventário de estoque e melhore ainda mais a dinâmica de trabalho da sua empresa.

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