Vários sistemas de gestão VS. software ERP: o que é melhor?

É incontestável que uma ótima gestão faz toda a diferença nos resultados alcançados pela empresa. Por isso, muitos gestores acabam contratando ferramentas tecnológicas para auxiliar, automatizando processos, facilitando o acesso à informação, entre outros benefícios. Assim, as organizações realizam esse tipo de investimento de acordo com as suas necessidades de controle ou apoio nas operações.

Acontece que contar com muitos sistemas de gestão — ainda que eles tragam benefícios para os empreendimentos — não é uma prática bastante vantajosa. Eles podem trazer diversos problemas, como a falta de centralização de informações, acessibilidade precária, entre outros contratempos, o que acaba prejudicando diretamente a produtividade e a gestão da empresa. Impactando os resultados alcançados e, consequentemente, a lucratividade do negócio.

Por isso, o investimento em um software de ERP acaba sendo a melhor solução para esse tipo de problema. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

Quais são os problemas de contar com vários sistemas de gestão?

Mesmo que esse tipo de investimento seja feito visando o melhor para a empresa, contar com vários sistemas de gestão pode não ser tão benéfico quando parece. Um número elevado de ferramentas para potencializar a administração pode trazer uma série de problemas às operações e afetar os resultados de forma negativa.

Contar com vários sistemas de gestão envolve lidar com altos custos com contratação e com manutenção, principalmente quando essas soluções são on-premise. Além disso, lidar com um grande volume de ferramentas pode causar a falta de integração entre os departamentos, impactando as várias áreas da sua empresa.

Outro problema bastante comum para quem conta com vários sistemas de gestão é a dificuldade em extrair relatórios. Acontece que cada solução trabalha com um modelo próprio, dificultando a análise de resultados. Por último, a dificuldade de suporte pode também impactar diretamente as operações das empresas.

Cada sistema conta com uma equipe especializada, o que já é um grande problema na hora de buscar uma solução ágil. Assim, a falta de integração acaba potencializando essa situação, dificultando ainda mais a resolução.

O que é um software ERP?

Um software ERP (ou Enterprise Resource Planning) é um poderoso sistema de gestão empresarial. Ele possibilita englobar os diferentes setores das organizações com o objetivo de monitorar, integrar e gerir dados e processos em uma única interface digital.

Esse tipo de ferramenta é indispensável para os gestores terem mais controle sobre todos os aspectos de sua gestão, melhorando e facilitando a forma como a empresa é administrada. Por isso, um software ERP serve como uma central, disponibilizando uma visão mais ampla sobre o empreendimento e seus processos.

Quais os seus benefícios?

Agora que mostramos os problemas de contar com vários sistemas de gestão e como um software ERP opera nas empresas, confira os principais benefícios dessa tecnologia e como ela pode impactar os resultados do seu negócio!

Permite a integração de departamentos e atividades

Ao investir em um software ERP para a empresa, é possível beneficiar seu negócio com um aspecto extremamente importante para o sucesso no mercado: a integração de departamentos e atividades. Essa ferramenta funciona como um sistema de gestão mais amplo, trazendo ótimos benefícios para as empresas no processo.

Com isso, a integração permite que todas as operações dos departamentos passem pela mesma plataforma e tenham seus resultados registrados em uma única interface. Dessa forma, as equipes têm em mãos um sistema completo que possibilita um planejamento mais eficiente e com mais controle sobre gastos, otimização de processos etc.

Melhora o diferencial competitivo

Sabemos que se destacar no mercado não é um processo fácil, ainda mais se considerarmos a concorrência acirrada. Portanto, conquistar um diferencial competitivo se torna extremamente necessário para a sobrevivência da empresa e, também, para alcançar resultados melhores. Muitos negócios investem na qualidade dos seus produtos e serviços, na experiência dos clientes ou até mesmo na agilidade de processos para se manterem relevantes.

O investimento em um software ERP possibilita uma gestão centralizada, o que traz vantagens imbatíveis aos gestores na hora de destacar a marca e concorrer com mais vigor com os demais no mercado. Esse sistema permite ter foco na qualidade das soluções da marca, melhorando a satisfação do público e, consequentemente, aumentando a competitividade da empresa.

Um sistema ERP é capaz de atender aos diferentes setores da organização e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada negócio. Isso significa que os empreendimentos são beneficiados com vantagens competitivas, alta capacidade de adaptação e com a possibilidade de expandir as operações.

Gera maior segurança dos dados

Os negócios data driven são empreendimentos que usam os dados a seu favor na hora de traçar estratégias eficientes e desenvolver produtos e soluções de acordo com as preferências do seu público. Por isso, as informações digitais se tornaram um ativo importante para muitas empresas no mercado.

Assim, devido à importância dos dados para as organizações, o investimento em segurança se tornou uma obrigação para muitos empreendimentos no mercado. Os softwares ERP se destacam nesse aspecto, já que eles contam com mecanismos e ferramentas de segurança capazes de proteger as informações contra invasões e vazamentos.

Por meio da centralização de dados e do monitoramento constante sobre eles, é possível otimizar a segurança. Assim, as equipes podem identificar com mais facilidade qualquer tentativa irregular de acesso sobre os arquivos e valores, podendo até mesmo definir a origem dessas tentativas.

Permite otimizar os custos

Muitas empresas buscam formas eficientes de economizar recursos em suas operações sem impactar a qualidade dos seus processos. Por isso, ao dispensar o uso de vários sistemas de gestão e investir em uma solução ERP para o seu empreendimento, é possível contar com uma ótima otimização de custos, reduzindo significativamente os gastos dentro da empresa.

Essa solução pode unificar os custos de TI, trazendo melhoras para a eficiência do seu setor. Em vez de contar com um pessoal dedicado para lidar com os diferentes sistemas e de investir em licenças para essas soluções, é possível concentrar todos os custos em um único software.

O ERP é capaz de dispensar a necessidade de uma equipe focada em diferentes sistemas, unificando todas as operações em uma única interface. Isso também possibilita reduzir significativamente os gastos com treinamento, já que não será necessário especializar o seu time para interagir com várias ferramentas.

Possibilita uma personalização completa

Muitos gestores têm receios sobre investir em novas soluções, principalmente ao considerarem as dificuldades de implementação e adequação dentro da empresa. Com um software ERP, as organizações contam com um grande benefício, que é a personalização completa dessa ferramenta.

Ela permite uma implementação prática e de acordo com as necessidades específicas do empreendimento. Os fornecedores de soluções ERP oferecem diferentes aplicações que podem ser adquiridas em conjunto. Isso significa que os gestores têm total liberdade de escolher os principais componentes que vão ajudar nos resultados e o que não será necessário para a empresa.

Outro ponto em que esse tipo de solução se destaca é a forma como o software será implementado na organização. As soluções podem ser feitas pela nuvem ou direto na infraestrutura da empresa. Assim, é possível analisar qual opção é a melhor alternativa para o empreendimento e como ela vai impactar seus resultados.

Viu como um software ERP pode ser uma solução mais eficiente que contar com vários sistemas de gestão para a sua empresa? Esse tipo de solução traz diversos benefícios para as operações, possibilitando melhorar os resultados e aumentar a lucratividade. A Focco é uma empresa especializada em softwares de gestão. Nós contamos com uma equipe preparada e pronta para esclarecer suas dúvidas e trazer soluções eficientes para o seu empreendimento.

Ficou interessado em melhorar sua gestão e alcançar resultados mais efetivos? Entre em contato com um de nossos consultores e confira como nossas soluções podem ajudar! 

gestão integrada

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar