Por que sua loja de móveis precisa acompanhar o relatório de vendas?

Os relatórios desempenham uma função essencial dentro das empresas: simplificar a gestão e melhorar a tomada de decisão estratégica. Existe relatório de produtividade, faturamento, fluxo de caixa, contas a receber e a pagar, entre muitos outros.

Neste post, falaremos especificamente sobre o relatório de vendas, um documento que pode ajudar muito as lojas do segmento moveleiro. Sua loja de móveis acompanha os relatórios de vendas? Se a resposta for não, prepare-se! Pois o post foi escrito justamente para você. 

Esperamos que aproveite!   

Relatório de vendas: o que é e qual sua importância?

O relatório de vendas é um documento que reúne informações relacionadas à área comercial de uma empresa. Geralmente é preenchido por vendedores ou o próprio gestor, e serve para mostrar se as estratégias adotadas pela equipe de vendas e marketing tiveram resultados.

Receita, faturamento, volume de vendas, preço, impostos de entrada e saída, perdas, devoluções de produtos e ticket médio estão entre as informações mais comuns. 

Como apresenta números atualizados sobre diversas operações comerciais, o gestor consegue acompanhar com maior clareza o desempenho das vendas e dos vendedores. Então, a partir daí, identifica o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Podemos dizer, portanto, que o relatório de vendas é uma ferramenta importante de gestão, já que ajuda as empresas no planejamento das vendas, estratégias e tomada de decisões.

7 benefícios de usar relatórios de vendas na loja de móveis

A grande vantagem de usar relatórios de vendas na loja de móveis é que o gestor consegue criar planejamentos mais acertados em relação à área comercial. Mas, esse está longe de ser o único benefício.

Abaixo, veja quais são as outras vantagens: 

1 Identificar quais são os produtos mais vendidos

Como o relatório de vendas é gerado por período, o gestor consegue identificar quais são os itens mais vendidos e quais são os períodos de sazonalidade

Esses conhecimentos ajudam no direcionamento das estratégias e no planejamento das vendas. Inclusive contribuem com a tomada de decisão relacionada a novos produtos, uma vez que se sabe quais são as preferências e necessidades do consumidor.

2 Descobrir quanto cada cliente está gastando

Assim como pode identificar os produtos mais vendidos, o gestor também consegue descobrir quanto cada pessoa está gastando na loja de móveis.

Essa informação, chamada de ticket médio, é interessante porque demonstra também se o cliente realmente está satisfeito, e se as estratégias estão gerando resultados. 

3 Reconhecer qual produto deve sair de linha

Outra vantagem do relatório de vendas é que ele ajuda a reconhecer qual produto está praticamente parado no estoque e deve sair de linha. Esse conhecimento pode ser útil para impedir que a loja de móveis adquira mais desse material ou até compre itens relacionados.  

4 Fazer uma análise da situação do negócio

O relatório de vendas é uma ferramenta importante para análise da empresa. Isso porque as informações presentes no documento garantem uma visão ampla sobre a real situação do negócio, o que auxilia o profissional no direcionamento das estratégias e gestão do setor.

5 Tomar decisões mais rápido através do relatório de vendas

Com as informações do relatório em mãos, o gestor consegue ter um pensamento mais rápido para identificar erros e resolver problemas. Ele consegue, portanto, apontar quais são as dificuldades que estão impactando os resultados da loja, e o que é preciso fazer para corrigi-las.  

6 Indicar processos que precisam de melhorias

Além de apresentar quais os produtos mais vendidos, quanto o cliente está gastando e quais itens devem sair de linha, o relatório pode ajudar o gestor a identificar os processos que carecem de atenção e precisam ser melhorados. 

7 Traçar metas realistas

Por último, o profissional consegue usar o relatório de vendas para traçar objetivos e metas mais realistas. Isso porque, ao acompanhar o desempenho da área comercial, sabe exatamente qual o valor mínimo e máximo já atingido por seus vendedores. 

Como o FoccoLOJAS ajuda no relatório de vendas?

Fazer o relatório de vendas não é necessariamente difícil, mas pode exigir tempo do gestor para coletar e inserir todas as informações.

Até pouco tempo, não existia outra opção a não ser fazer tudo manualmente. Porém, com o avanço da tecnologia, esse processo se tornou muito mais simples.

O FoccoLOJAS, por exemplo, é uma tecnologia que pode facilitar a geração do documento. Por ser um sistema de gestão integrado, consegue coletar dados rapidamente e gerar vários relatórios de forma automática. Assim, você pode acompanhar informações como: 

  • conversão de vendas
  • métricas comerciais
  • markup médio
  • ticket médio

A loja de móveis pode, então, acessar as informações e acompanhar o progresso dos negócios em tempo real. Além disso, pode controlar o orçamento e as vendas que vão ocorrer.

Pode, ainda, direcionar as estratégias com base nessas informações, fazer o planejamento e monitorar o progresso dos vendedores. E mais: também pode descobrir qual é a lucratividade exata de cada venda. 

Tudo isso é possível porque o software foi desenvolvido para atender com exclusividade o segmento moveleiro, e porque integra todos os processos de uma loja de móveis em um só lugar. 

Como você pode ver, certamente o relatório de vendas é um importante aliado para o sucesso da equipe comercial e da loja de móveis. As informações contidas no documento oferecem maior clareza sobre o setor e podem ser úteis para direcionar melhor os vendedores, as ações estratégias, os recursos e o planejamento.

Quer começar a emitir relatórios de vendas em poucos cliques, hoje mesmo? Então conheça mais sobre as funcionalidades do FoccoLOJAS e descubra na prática todos os seus benefícios!

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