Relacionamento com o cliente no varejo: como estabelecer essa prática?

O setor do varejo é muito concorrido, e para se destacar é preciso que as empresas apresentem alguns diferenciais. Entre as principais estratégias a serem implementadas, é necessário apostar no aperfeiçoamento do relacionamento com o cliente e atendê-lo da melhor forma possível.

O marketing de relacionamento é uma ótima alternativa, já que funciona a partir da aplicação de ações e métodos com a finalidade de manter os consumidores mais próximos, aumentar as vendas e fidelizá-los. Isso pode ser feito por meio da identificação dos principais perfis, hábitos, necessidades e expectativas.

Quer saber como aprimorar o relacionamento com os clientes e tornar o negócio mais reconhecido e lucrativo? Então, veja as dicas que preparamos!

Conheça seu público

Para que a empresa consiga despertar o interesse dos consumidores, é preciso que o empreendedor saiba com quem está falando. Ou seja, é essencial conhecer bem o perfil do seu público de interesse.

Uma maneira de realizar essa tarefa é usar personas para determinar o potencial cliente. Esse recurso possibilita conhecer os principais problemas que o comprador está tendo no momento. Assim, fica mais fácil elaborar as melhores práticas para disponibilizar produtos e serviços de qualidade para a pessoa certa.

Uma dica é fazer pesquisas por meio de formulários pela internet, com o intuito de ter uma base de como e para quem as soluções devem ser oferecidas.

Interaja com os clientes nas redes sociais

Com o avanço da tecnologia, as redes sociais têm sido utilizadas por grande parte da população. Por isso, é essencial que você aproveite essa popularidade para se aproximar e manter um bom relacionamento com o cliente.

O Facebook, o Instagram e o YouTube, por exemplo, são grandes canais de acesso. Eles permitem que as marcas tenham uma comunicação direta com os usuários, além de gerar boas oportunidades para a apresentação de produtos e serviços para conquistar novos clientes.

Para que essa medida seja efetiva, é importante analisar os perfis dos usuários de cada uma das redes sociais. Assim, sua empresa conseguirá alcançar os resultados esperados.

Implemente programas de fidelidade

Outra forma de manter a aproximação dos clientes é demonstrar a eles o quanto são imprescindíveis para o desenvolvimento do negócio. Por isso, tente implementar programas para fidelizar, como os descontos e demais benefícios para quem adquire os produtos ou serviços de maneira regular.

Aposte nas promoções

Quando uma promoção é realizada por meio de um planejamento conciso, é possível aumentar as vendas, girar o estoque e proporcionar uma boa lucratividade. Além disso, os clientes estão sempre atentos em busca de produtos ou serviços com preços mais baixos quando querem economizar.

Porém, antes de investir em uma promoção, não se esqueça de averiguar todos os custos e outros números importantes para a composição do preço. Dessa forma, você evitará prejuízos.

Tenha um bom marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é importante para ajudar as organizações a atraírem o público ideal e a se tornar referência no mercado. É uma estratégia que possibilita que a marca esteja presente onde o cliente está, oferecendo conteúdos relevantes — por meio das redes sociais, blog, site, e-mail marketing etc.

Para isso, é preciso tomar alguns cuidados, veja:

  • crie conteúdos que agreguem valor para os usuários. Dessa forma, eles vão recomendá-los e compartilhá-los, alcançando mais pessoas;
  • mostre autoridade no assunto;
  • fale a mesma língua da sua persona;
  • apresente respostas rápidas, que resolvam algum problema;
  • seja claro e objetivo.

Ofereça um atendimento diferenciado

Um atendimento personalizado proporciona uma experiência única aos consumidores, já que eles conseguem se sentir importantes e com suas demandas atendidas.

Em um estabelecimento físico, por exemplo, os clientes buscam autonomia para conhecer os mais variados produtos disponíveis, além de contar com o auxílio de um vendedor para esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Da mesma forma, no ambiente online, os consumidores também esperam por um atendimento customizado, que apresente bem as características do produto e que o processo de compra seja rápido e eficiente.

Invista no pós-venda

Um cliente satisfeito vai voltar a fazer novas compras, além de recomendar a marca para pessoas próximas. Então, outra prática eficaz é prestar todo o auxílio necessário mesmo após a venda ser realizada, principalmente caso ocorra algum problema. Tente resolver tudo da melhor forma possível e mantenha-se prestativo.

Agora que você conhece algumas estratégias que podem ser adotadas para um bom relacionamento com o cliente, não deixe de aplicá-las de forma constante para obter bons resultados.

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

Passo a passo - Como fazer uma pesquisa completa de persona para loja de móveis
Pesquisa completa de persona

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts