Inovação no varejo de móveis: o que a tecnologia tem a ver com isso?

O mercado está em constante transformação, e os hábitos de consumo dos clientes também. Isso porque estamos vivendo um tempo em que a praticidade é essencial, assim, o comércio eletrônico se destaca cada vez mais. Logo, inovações no varejo se fazem necessárias, para atender a essa demanda.

Nesse sentido, é importante destacar que cerca de 70% dos consumidores preferem efetuar compras nas plataformas digitais e retirar a mercadoria da loja física. Essa nova tendência de consumir e de se relacionar com o varejo demonstra a necessidade de os empreendedores se adequarem ao mercado online.

Desse modo, continue a leitura e saiba o que a tecnologia tem a ver com a inovação no varejo de móveis!

Entregas no mesmo dia

No que se refere às compras realizadas de forma online, as empresas estão cada vez mais ágeis em seus envios, sendo que algumas delas disponibilizam entregas no dia seguinte à compra. Isso porque, num contexto de instantaneidade, do aqui e agora, os consumidores desejam ter experiências de compra cada vez mais rápidas.

Dessa maneira, a tecnologia proporciona mais agilidade para ambos os lados, visto que os processos de entregas ficaram mais eficientes. Além disso, o cliente e a empresa conseguem monitorar a mercadoria e agilizar a entrega.

Compras visuais por IA

O conceito de compra visual consiste na utilização de Inteligência Artificial (IA) para que o cliente ache os itens que deseja com apenas um clique. Ou seja, ao fotografar um produto com o seu celular, é possível saber em que loja poderá encontrá-lo.

Já existem aplicativos no mercado que possibilitam essa ação. Além disso, basta que o cliente aponte a câmera do smartphone para algum produto que logo são dadas novas sugestões criadas a partir daquela peça. Esses sistemas são ferramentas de pesquisa visual que utilizam a IA para identificar produtos semelhantes e sugerir outros que estejam associados com a foto.

Omnichannel

Os empreendimentos deverão investir cada vez mais na estratégia omnichannel, pois ela continuará sendo uma das principais tendências nos próximos anos. Essa prática consiste na união dos meios de comunicação entre o varejista e sua base de clientes, sejam eles físicos ou digitais.

Com essa estratégia, o diálogo com o consumidor se torna mais uniforme, promovendo melhores experiência e, como consequência, um melhor relacionamento entre a empresa e o cliente.

Blockchain para ter mais segurança

Com a finalidade de proporcionar mais segurança para os consumidores, os varejistas que realizam transações financeiras precisam investir em tecnologia para evitar erros e se destacar da concorrência.

O blockchain consiste em uma tecnologia que pode ser usada para elaborar registros imutáveis de dados, agregando segurança e proteção às informações dos clientes. Sendo assim, contribui significativamente para as inovações no varejo.

Com essa tecnologia, o empreendedor consegue rastrear uma operação e identificar contratempos com a finalidade de que os processos no varejo ocorram de forma mais segura.

Portanto, a tecnologia tem contribuído bastante para a inovação no varejo. Por isso, diversas organizações adotam a tecnologia em seus negócios. Assim, os varejistas que trabalham com móveis não podem ficar de fora dessa realidade, já que essas tecnologias ajudam a gerir melhor uma loja de móveis.

Gostou do nosso post sobre a importância da tecnologia para a inovação do varejo? Então, aproveite para saber como aumentar a eficiência nas vendas de uma loja de móveis!

guia prático - gestão da inovação para lojas de móveis - Baixe grátis

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

o que é marketplace - mesa vista de cima com notebook, tablet, papéis e café, onde duas pessoas trabalhamformas de pagamento - consumidor pagando compras usando o smartphone com tecnologia nfc (aproximação)