Veja como organizar um showroom com estas dicas!

Expor produtos consiste em uma forma de mostrar seu trabalho ao público. Pensando em chamar a atenção de novos clientes e mostrar novidades aos antigos, muitas empresas, das mais consolidadas aos pequenos investidores, estão investindo na elaboração de um showroom.

Desse modo, é importante destacar que essa é uma ação muito recorrente no ramo de calçados e vestuários, mas que, a cada ano, chama a atenção de pessoas de outros setores, como o de móveis.

Logo, essa estratégia atrai muitos consumidores e, consequentemente, a marca consegue se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e aumenta sua lucratividade.

Continue a leitura e veja 4 dicas de como organizar um showroom para sua loja de móveis!

O que é showroom?

O showroom é um espaço físico criado estrategicamente dentro dos seus conceitos de marca para apresentar produtos, serviços e posicionamento. 

Por exemplo, no caso de um showroom de móveis, os produtos ficam expostos em um ambiente diferenciado para que os compradores possam ver as peças de perto, sentir a textura dos tecidos, dos materiais e poder experimentá-los antes de comprar.

O showroom é uma importante estratégia de venda, pois proporciona ao vendedor demonstrar os produtos aos seus prospects. Nesse sentido, é possível expor toda a proposta do que ele está vendendo, gerando mais confiança para o cliente e conexão com o que ele deseja comprar.

Esse espaço deve ser planejado e produzido para atrair novos e antigos clientes, despertando a vontade de comprar. A ideia é oferecer a oportunidade de criar laços entre o visitante e a marca.

A importância de organizar o showroom

Uma loja de móveis precisa oferecer um ambiente agradável, com um layout bem pensado, para atrair a atenção do cliente e proporcionar uma excelente experiência. Principalmente neste nicho, em que o público busca algo para o seu lar. 

Ou seja, ele precisa de um móvel que remeta ao conforto e aconchego do seu “cantinho”, algo que tenha a sua cara e sua identidade. E, quando o cliente se sente acolhido e gosta do que vê, ele está mais propenso a fechar negócio.

Por isso, a organização do showroom precisa ser estrategicamente pensada no bem-estar desse cliente que busca exatamente isso. 

O cliente não quer só comprar um sofá, ele quer chegar em casa cansado do trabalho e ter um lugar para relaxar, para assistir a seu programa favorito, para ter o seu momento. E é isso que o showroom de uma loja de móveis deve fazer: oferecer soluções, proporcionar experiências inesquecíveis.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios de investir na organização do espaço:

  • Mais do que uma compra, uma experiência;
  • Melhor divulgação e visibilidade dos produtos;
  • Maior alcance de público;
  • Aumento da compra e fidelização;
  • Otimização da organização da loja e circulação interna;
  • Valorização da marca;
  • Melhor posicionamento no mercado.

Dicas de como organizar o showroom da sua loja de móveis e deixá-lo atraente

A seguir, confira nossas dicas para deixar seu showroom preparado para converter mais vendas e aumentar a clientela.

1. Tenha um planejamento

Antes de começar a montar o seu showroom, você precisa fazer um planejamento para não esquecer de nenhum detalhe e para não se perder pelo caminho.

Nesse sentido, vale começar a pensar no layout ideal que vai enriquecer visualmente a experiência do cliente. Por isso, idealize as disposições dos móveis e as cores e pense estrategicamente em quais produtos você vai expor.

Feito isso, analise em qual local da loja você vai alocar o seu showroom. Pense bem, pois precisa ser montado em um lugar que favoreça a experiência e a circulação. Aproveite também para incluir também materiais com informações sobre os produtos e conteúdos institucionais.

É importante também programar a montagem do showroom para uma data e horário que não cause nenhum impacto nas visitas dos clientes. Ou seja, se planejar é preciso!

2. Atente-se à entrada da loja 

Além de pensar estrategicamente no local do seu showroom, você também precisa ter uma atenção especial com a frente da sua loja. Isso porque a entrada é o “cartão de visitas” do seu espaço. Afinal, é a primeira impressão que vai atrair o olhar do cliente e motivá-lo a entrar. 

Então, os materiais utilizados no letreiro, símbolos, cores, cartazes, imagens e vitrines, entre outros, precisam ser estrategicamente definidos. A fachada da loja apresenta para o cliente que está passando tanto a pé ou de carro não apenas a marca, mas a experiência de seu produto.

E o principal: pense no seu público-alvo! Quais elementos preciso utilizar para despertar a atenção do meu perfil de cliente? Essa é uma resposta que tem que estar muito bem definida na sua mente. 

3. Pense no espaço disponível

Diversos empreendedores acreditam que, quanto maior a quantidade de itens expostos, melhor é para o showroom de sua loja. Se for o seu caso, saiba que esse método não é nada satisfatório e eficiente. Dependendo da dimensão do ambiente, ele pode transmitir uma imagem de bagunça e talvez os clientes se sintam incomodados ao visitarem o espaço.

Dessa forma, não queira mostrar tudo o que você comercializa no mesmo local. Avalie o espaço disponível e separe alguns produtos que você considera chamativos e atrativos para seu público-alvo. Não se esqueça, também, de criar um local limpo e visualmente agradável.

Além disso, tenha muita atenção ao volume de itens que você vai disponibilizar no ambiente. Cuidado para não deixar a circulação do cliente comprometida, pois é muito ruim ter pessoas batendo umas nas outras ou esbarrando nos móveis.

4. Selecione os móveis e materiais de decoração

É fundamental caprichar na decoração do showroom. Saiba ter cuidado com os excessos, mas também não seja muito simples. 

Também é essencial que seu local seja bem iluminado e que apresente um eficaz sistema de refrigeração, para que os consumidores se sintam confortáveis.

5. Escolha o endereço para organizar o showroom

O lugar onde será realizado o showroom precisa ser bem localizado. Por essa razão, é fundamental conhecer seu público-alvo e, em caso de dúvida, selecionar um ambiente no centro da cidade, o que ajuda na locomoção dos clientes.

6. Fique atento à iluminação

Não adianta elaborar um lindo showroom se a iluminação não for ideal. Nesse contexto, o recomendado é inserir lâmpadas fluorescentes, de preferência as do tipo LED, pois consomem menos energia. Assim, os consumidores vão poder ver com perfeição o que está sendo vendido.

As luzes quentes também podem ser usadas nas vitrines, mas é necessário que sejam instaladas a uma distância de 1 a 3 metros uma da outra. É importante destacar que esse tipo de iluminação gasta mais energia que a mencionada anteriormente.

Riscos de não organizar o showroom 

Uma coisa é certa: os móveis se vendem por si só! Você só precisa organizá-los de forma estratégica, como falamos acima.

Se você não organizar o seu showroom, a entrada da sua loja e o ambiente como um todo, ela deixará de ser atrativa aos olhos do consumidor, e, consequentemente, você pode perder clientes e espaço no mercado.

E isso já foi constatado em pesquisas. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), a melhoria de aspectos como a organização interna das lojas pode ampliar as vendas de um comércio de 12% a 40%.

Quando um cliente encontra os produtos bem organizados e espaços livres para 

circulação, é mais fácil ele entrar na loja. Além disso, oferecer um ambiente agradável é uma forma de posicionar a loja diante de um mercado tão competitivo.

Como foi visto, saber organizar o showroom da sua loja, da melhor maneira possível, é fundamental, pois, assim, você conseguirá fidelizar novos clientes e alcançará ótimos resultados nas vendas.

Além do mais, nunca deixe de oferecer um atendimento de excelência para o cliente, já que você será capaz de potencializar suas vendas. Pense sempre em agradar e satisfazer o desejo de seus consumidores, assim, você conseguirá se destacar.

Gostou do nosso post? Você pode saber mais detalhes sobre como melhorar a visibilidade dos seus produtos e a experiência do cliente, de maneira estratégica, lendo o artigo “Merchandising na loja de móveis: descubra como e por que aplicar a estratégia”.

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