Merchandising na loja de móveis: descubra como e por que aplicar a estratégia

Sabe aquela frase “a primeira impressão é que a fica”? Pois bem, ela casa perfeitamente com a estratégia de merchandising.

Segundo pesquisa da Nielsen, líder global em percepções, dados e análises de audiência, 70% das decisões de compra acontecem dentro de uma loja. E aí está a importância de investir em métodos que melhoram o visual do produto e experiência sensorial dos clientes. Este é o caso do merchandising.

Sua loja de móveis sabe como usar o merchandising para atrair a atenção do público-alvo e aumentar as vendas?

Veja neste post o que a sua empresa pode ganhar com essa estratégia e como aplicar o merchandising na prática em poucos passos.

Preparado? Então vamos lá!

Merchandising: o que é e o que esperar com a estratégia?

O merchandising é uma estratégia que visa potencializar as qualidades dos produtos por meio de um conjunto de técnicas visuais. Isso com o objetivo de persuadir os consumidores a fazerem uma compra. 

Sabe aquela loja onde o ambiente é harmonioso, acolhedor e convidativo? Com iluminação agradável, boa música e produtos distribuídos perfeitamente por todo o estabelecimento?

Então, esse é o tipo de loja que usou a estratégia de merchandising para entregar uma experiência diferenciada ao cliente, desde o momento que ele colocou os pés dentro da empresa. 

Principais tipos de merchandising

Até então existem 5 tipos de merchandising que podem ser aplicados. Abaixo explicamos quais são e seus principais objetivos: 

  • Merchandising fora do ponto de venda: envolve ações promocionais fora da empresa e geralmente é aplicado em feiras, exposições, entre outros eventos;
  • Merchandising de sedução: o foco aqui é criar um ambiente agradável para garantir uma experiência sensorial ao cliente e motivá-lo a fazer negócio;  
  • Vitrinismo: usa técnicas de persuasão para atrair a atenção do público, convidando o potencial comprador a entrar na loja e adquirir uma mercadoria; 
  • Merchandising editorial: envolve a divulgação dos produtos em séries, comerciais ou revistas para reforçar a imagem da marca aos olhos do consumidor;
  • Exibitécnica: utiliza o máximo de criatividade para mostrar o produto nos pontos de vendas e tornar a experiência de compra diferenciada. Geralmente é realizada em períodos sazonais como natal, black friday, entre outros. 

O que a loja de móveis pode ganhar com o merchandising? 

Uma das grandes vantagens do merchandising é que a estratégia consegue entregar um ambiente mais atrativo aos olhos do consumidor. No entanto, esse benefício pode gerar uma série de outros ganhos. 

Veja a seguir como a loja de móveis pode ser beneficiada:

1- Aumento das vendas

Como falamos no início do texto, 70% das decisões de compra ocorrem dentro de uma loja. Isso significa que, se a estratégia de merchandising for aplicada corretamente, a loja de móveis pode persuadir mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas

2- Melhorar a visibilidade de produtos

Um dos erros mais comuns dentro da loja é deixar os produtos mal distribuídos pelo estabelecimento. A distribuição errada, além de afetar a decoração, tende a prejudicar a visibilidade dos móveis e pode até causar danos por dificultarem a circulação na loja.

No entanto, ao aplicar técnicas de merchandising, a empresa não corre mais esse risco. Afinal, a alocação dos produtos é pensada de forma estratégica desde o início.

3- Reduzir o tempo de decisão de compra

Quando o cliente decide comprar um produto, ele nem sempre sabe o que está buscando. Justamente por isso, vai até a loja pessoalmente para descobrir quais móveis se adaptam melhor à sua casa. 

Já imaginou entrar em um estabelecimento com iluminação ruim, pouca ventilação e produtos mal posicionados? Isso não só pode fazer o consumidor desistir da compra como ocasionar horas de indecisão.

O merchandising também pode ajudar nesse quesito, já que reduz o tempo de decisão de compra ao entregar uma experiência diferenciada ao cliente. 

4- Aumentar a rotatividade de mercadorias

Produtos parados tendem a depreciar com o tempo e perder qualidade. Se muitos móveis ficarem estagnados dentro da loja, já pensou nos prejuízos que isso pode causar para a empresa? 

Porém, ao aplicar as técnicas de merchandising, não existe mais o risco. Isso porque, conforme a estratégia da empresa muda, altera-se também a decoração da loja e rotatividade dos produtos.   

Como aplicar o merchandising na loja de móveis?

Após entender o que é merchandising e quais seus benefícios, chegou o momento de aplicar essa estratégia na prática. E, para isso, preparamos um passo a passo bastante simples. Confira!

1- Defina o público-alvo

O primeiro passo para aplicar o merchandising envolve conhecer o público-alvo.

É com base nessa informação que a sua loja vai selecionar os produtos certos, definir qual decoração é mais atrativa e qual é o tom de voz para utilizar com o cliente. 

2- Estabelecer metas

Estabelecer metas também é importante para o sucesso do merchandising. Isso porque estratégias para fidelizar clientes ou aumentar as vendas, por exemplo, são distintas.

Então, estabeleça um objetivo para traçar a estratégia correta e, assim, comunicar a equipe sobre o que deve ser colocado em prática.

3- Crie um calendário promocional

Quais são as datas comemorativas em que a loja de móveis costuma vender mais?

Criar um calendário promocional é uma forma da sua empresa se preparar antecipadamente. Assim, você e seu time podem bolar estratégias mais acertadas para atrair a atenção do público e persuadi-lo a comprar. 

4- Identifique a equipe responsável

A equipe responsável pelo merchandising ficará encarregada de elaborar as estratégias e colocar todas as técnicas em prática. Por isso, identifique quais são os profissionais mais bem preparados para a realizar as tarefas, e que possuem qualidades como criatividade, motivação e liderança.  

5- Faça a precificação correta dos produtos

Distribuição de móveis e cuidados com o ambiente são importantes na tomada de decisão, sem dúvida.

Entretanto, o consumidor também leva em consideração o preço. Logo, cuide para que a sua loja faça a precificação correta dos produtos para entregar um preço realmente justo e atrativo.   

6- Destaque os móveis em promoção  

O consumidor adora uma promoção, então a loja de móveis pode usar isso ao seu favor ao aplicar o merchandising. Na hora de distribuir os produtos, por exemplo, deixe os itens promocionais na vitrine ou em destaque para atrair a atenção do cliente.

Viu só como aplicar a estratégia de merchandising na loja de móveis pode ser simples?

Se gostou do conteúdo, então continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre o setor moveleiro!

Calendário para bombar as redes sociais da loja de móveis - Baixe grátis

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts