Sua loja de móveis mantém um bom relacionamento com especificadores? Veja por que isso é importante!

Parceiros como arquitetos, designers e decoradores, também conhecidos como especificadores, geralmente são responsáveis por levar novos clientes para a loja de móveis. 

Justamente por isso é importante que a loja mantenha um bom relacionamento com esses profissionais. Do contrário, pode perder novas oportunidades de fechar vendas. 

Sua loja de móveis se preocupa em manter um bom relacionamento com especificadores? 

Veja, neste post, a importância de gerenciar a relação com esses parceiros, e de que forma a sua loja pode ter prejuízos caso decida não fazer essa gestão. 

Importância de gerenciar o relacionamento com especificadores

Muitas pessoas pensam que o único ponto que a empresa precisa focar é no relacionamento com o cliente. Afinal, é ele que vai comprar os produtos da empresa e, consequentemente, ajudar a aumentar o faturamento. Mas será que isso é mesmo verdade?

A resposta é não.

Antes mesmo do cliente fechar um negócio, existe uma série de operações que também requerem a atenção da loja, como é o caso da logística, compras e fornecedores. E melhorar a relação com arquitetos, designers e decoradores também é um desses procedimentos.

Se a loja não faz questão de gerenciar o relacionamento com especificadores, ela não consegue manter uma parceria ao longo prazo com esses profissionais. E a tendência, com isso, é que seja prejudicada de muitas formas. 

De que forma a loja de móveis pode ser prejudicada?

Além de não manter uma parceria, deixar de gerenciar o relacionamento com especificadores pode prejudicar a loja no quesito vendas e competitividade. 

Por exemplo, o alcance de clientes pode diminuir sem o apoio desses parceiros, já que a loja para de receber indicações. Bem como pode sofrer a queda de faturamento, uma vez que o número de consumidores cai.

A loja também pode perder a oportunidade de fechar novos negócios, pois deixa de ser atrativa aos olhos de outros parceiros. Além disso, perde espaço no mercado, já que outras marcas passam a parecer mais fortes e consolidadas.

Ou seja, não gerenciar a relação com arquitetos, designers e decoradores é tão prejudicial quanto não cuidar do relacionamento com a sua equipe e clientes. 

Como gerenciar o bom relacionamento com arquitetos, designers e decoradores

Agora que você já sabe a importância de gerenciar o relacionamento com esses parceiros e de que forma a sua loja de móveis pode ser prejudicada se negligenciar o controle, vamos descobrir como fazer a gestão dessas parcerias, na prática.

Abaixo, veja 5 dicas que preparamos e que podem ajudar a sua loja a melhorar a relação com arquitetos, designers e decoradores. 

1- Dê feedbacks

Você pode não acreditar, mas não são só colaboradores e clientes que gostam de receber feedback. Arquitetos, designers e decoradores também apreciam o fato de receber elogios, e de ver a sua loja respondendo às suas atitudes e comportamentos. 

Dar feedbacks é a maneira mais econômica de trocar experiências, estreitar relações e garantir uma comunicação direta. E conforme esse relacionamento for criando raízes, mais os especificadores vão querer continuar com a parceria. 

2- Tenha programas de fidelidade e parceria 

Oferecer programas de fidelidade e parceria também é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com especificadores. Isso porque, ao ter esses programas, a loja mostra que valoriza seus parceiros e que quer construir relações produtivas com eles.

Arquitetos, designers e decoradores se sentem mais valorizados com esse posicionamento. E, por se sentirem assim, a parceria se torna cada vez mais forte. 

3- Desenvolva um catálogo eletrônico 

Além de dar feedbacks e oferecer programas de fidelidade e parceria, sua loja de móveis também pode desenvolver um catálogo eletrônico para facilitar a visualização dos produtos. 

Dessa forma os arquitetos, designers e decoradores conseguem otimizar o atendimento ao cliente. E tanto a loja de móveis como esses parceiros tendem a ser beneficiados por melhorar a experiência de compra do consumidor. 

4- Entregue novidades para esse público

Assim como os clientes, os especificadores também gostam de receber novidades. 

Então, uma forma de mantê-los motivados está justamente em proporcionar eventos como coquetéis e lançamentos, que ajudam a criar boas lembranças da loja e experiências marcantes para os parceiros. 

5- Faça o gerenciamento das demonstrações

Outra forma de melhorar o relacionamento com especificadores é fazer um bom gerenciamento das demonstrações. Com isso, você facilita o processo de retirada de produtos que serão apresentados pelos parceiros aos clientes.  

Além disso, vale lembrar que as demonstrações otimizam o atendimento de arquitetos, designers e decoradores, uma vez que facilitam a tomada de decisão de compra do cliente.

Como a tecnologia ajuda no gerenciamento das demonstrações? 

O FoccoLOJAS é uma solução que ajuda no controle total desse processo. Por meio da ferramenta é possível identificar todos os produtos que estão em demonstração (com data prevista de retorno, situação, responsável, cliente), bem como gerar um orçamento para a retirada dos itens, em poucos cliques.

Também é possível reservar os produtos que estão no estoque da loja, cadastrar informações sobre os especificadores e até monitorar todo o processo de demonstração desde a retirada até a devolução. 

Ou seja, com a tecnologia, a sua loja de móveis pode garantir uma gestão mais simples das demonstrações. E, com isso, ganhar mais alguns pontos no relacionamento com arquitetos, designers e decoradores. Se você gostou do conteúdo, aproveite para ler também nosso post “Como firmar um bom relacionamento entre a sua loja e fornecedores de móveis“!

Infográfico - Foco no Cliente e o Novo Marketing para Lojas de Móveis

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