Existem alguns pilares básicos para o sucesso de todo e qualquer negócio, independente do ramo de atuação: processos claros e normatizados, tecnologia bem utilizada e gestão eficaz de pessoas.
Quando falamos em gestão de pessoas, figura como um aspecto importante a boa relação entre os fornecedores de móveis e os empresários do ramo.
Na realidade, os fornecedores devem ser encarados como verdadeiros parceiros nos negócios. Já que são eles quem fornecem a matéria-prima necessária para o andamento das atividades da empresa.
Sendo assim, veja neste post 6 dicas para aperfeiçoar e estreitar o relacionamento com os fornecedores da sua loja de móveis.
Leia também: 4 dicas para aumentar a taxa de conversão de uma loja de móveis
Seja transparente nas negociações
Expor com clareza as expectativas e necessidades da sua loja de móveis certamente evitará aborrecimentos futuros, como descumprimentos de prazos e outras metas estabelecidas.
Por exemplo, a transparência na comunicação agiliza os processos. Evita que metas mal estabelecidas sejam desempenhadas sem atingir o objetivo a que se destinam e, por consequência, tenham que ser refeitas.
Além disso, através de uma negociação clara e direta se estabelece um canal de comunicação igualmente aberto. Para que os acordos firmados fiquem bem definidos, sejam mais eficazes, e a boa relação prospere entre as partes.
Alinhe os processos entre sua loja e seu fornecedor
Conhecer detalhadamente as condições de entrega e os prazos do fornecedor possibilitará um melhor desempenho e a organização do estoque da empresa.
A gestão do estoque da sua loja de móveis tem que ser impecável! Um estoque com mercadoria parada representa dinheiro parado; já um estoque sem mercadoria é uma situação ainda mais grave, uma vez que, sem mercadoria, o negócio fica estagnado.
Com os processos alinhados, dificilmente surgirão surpresas com eventos ou notícias desagradáveis. E até mesmo os preços e as formas de pagamento podem ser flexibilizados de acordo com os dados obtidos.
Valorize os fornecedores de móveis
Tratar os fornecedores de móveis como parceiros e verdadeiros aliados do seu negócio fará com que as decisões possam ser tomadas em conjunto e, assim, beneficiar a ambos.
Além disso, reconhecer a importância dos fornecedores de móveis para o bom andamento do seu negócio os deixará mais motivados e inclinados a colaborar.
Por exemplo, é de bom tom oferecer brindes de final de ano como forma de agradecimento e reconhecimento pela parceria firmada ao longo do período.
Evite se basear apenas no preço
É evidente a relevância do preço nas negociações entre fornecedores e os empresários; contudo, este não pode ser o único critério a ser observado.
Mais do que valorizar o preço baixo é fundamental estar atento às condições de entrega, à qualidade do produto oferecido, bem como às condições estabelecidas no ato do ajuste entre as partes.
Muitas vezes o preço mais acessível oculta problemas que surgirão na medida em que o negócio se desenvolve. Por exemplo, em razão do preço menor, o lote possui uma quantidade de produtos muito superior à real necessidade da empresa.
Essas armadilhas vão comprometer toda a gestão do estoque e também as estratégias de venda, já que o giro de novas mercadorias será mais lento e os itens armazenados podem cair em depreciação com o decurso do tempo.
Amplie as alternativas
Valorizar e estreitar os vínculos com fornecedores não significa estabelecer uma relação com apenas um fornecedor. O ideal é que você amplie as alternativas para não depender exclusivamente de um único fornecedor de móveis.
As vantagens são consideráveis, pois a oferta e variedade de móveis aumentam. Sem contar que as chances de negociação também crescem.
Ter mais de um fornecedor significa ter a liberdade de romper ou trocar de fornecedor caso os acordos firmados não estejam sendo cumpridos. Sem comprometer, é claro, em nada os rumos da sua loja.
Invista numa planilha de gestão
Para saber exatamente quais os fornecedores de móveis devem ser mantidos e quais devem ser substituídos, ou ainda, onde estão ocorrendo falhas no fornecimento, é indispensável ter uma planilha de controle de fornecedores e de índices de produtividade, cumprimento de prazos, quantidades, especificações técnicas, regularidade fiscal, localização, entre outros.
Todas essas informações devem ser facilmente visualizadas e levantadas, de forma a otimizar o processo de gestão da empresa.