Estabelecer metas é absolutamente essencial para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, um empreendimento sem objetivos específicos não tem real direcionamento para planejar os processos de tomadas de decisão.
Saber como definir metas ajuda a criar uma cultura positiva dentro da empresa — além de auxiliar no planejamento estratégico e proporcionar uma perspectiva de crescimento a médio ou longo prazo.
A partir dos objetivos estabelecidos, tende-se a criar um ambiente de competitividade entre os funcionários, o que pode ser extremamente benéfico para o empreendimento, engajando todos os setores em torno das metas de crescimento da empresa. Quer saber mais sobre como definir metas ambiciosas e realistas para o crescimento da sua loja de móveis? Este artigo foi feito para você!
Estude a concorrência
Antes de definir até onde sua empresa deseja chegar em termos de resultados, olhe ao redor. Faça um estudo aprofundado do mercado e das principais empresas concorrentes do seu nicho. Isso pode fornecer várias respostas interessantes sobre o setor e as oportunidades ou desafios que ele apresenta atualmente.
Qual a média de clientes dessas empresas? Como são elaboradas as estratégias de marketing? Quais os produtos mais vendidos? Quais os preços médios estipulados? Há algum meio de entrega especial? Alguma qualidade que o público mais busca?
Analisar esses fatores ajuda a traçar um panorama dos pontos positivos e negativos das empresas concorrentes, de forma a comparar com os processos da sua empresa. Assim, será possível encontrar um diferencial para se destacar no mercado e alavancar a produtividade.
Também é importante analisar o tamanho das lojas concorrentes. Se são lojas mais antigas e bem mais consolidadas no mercado do que a sua, elas ainda não são as suas principais concorrentes, pois apresentam mais recursos financeiros e metas bem mais ambiciosas. Por isso, procure analisar primeiramente as lojas do mesmo nível da sua.
Realize um cronograma
Estabelecer metas não é somente traçar determinados resultados a serem obtidos. É preciso planejar as ações a serem realizadas para chegar aos números desejados. Você vai apostar em promoções de alguns dos seus produtos menos vendidos? Vai investir mais em propaganda?
O processo de mensuração das ações e dos resultados projetados nas metas é de suma importância para analisar se os objetivos estão sendo cumpridos e para discutir com a sua equipe de funcionários as novas ações a serem implementadas.
Estabeleça prioridades
Se você parar pensar um pouco, sempre há mais coisas que você gostaria de fazer do que tempo para concretizá-las. Isso força a fazer certas escolhas no seu dia a dia, estabelecendo uma ordem de prioridades para cada um desses objetivos.
Melhor do que esperar por um momento de sobrecarga de tarefas é começar já com suas prioridades bem definidas. Isso não só ajuda a orientar várias de suas decisões como também permite bolar um plano B. Caso o prazo fique muito apertado e você tenha que abrir mão de alguma coisa, saberá o que é ou não prioritário.
Defina também o que não fazer
Pode não parecer tão intuitivo para seu progresso, mas não há como definir metas sem estabelecer algumas limitações durante o processo. Por exemplo, você vai definir que o orçamento nunca será modificado, independentemente das opções apresentadas, ou que não serão assumidas responsabilidades além do foi acordado inicialmente no contrato.
A função principal dessas restrições é orientar parte das suas escolhas. Se for muito difícil estabelecer uma direção para um projeto dentro da loja, você sempre pode comparar as opções às restrições e ver se alguma delas foge do que você está disposto a se comprometer.
Trabalhe com poucos objetivos por vez
Um grande erro de muitos gestores é começar a assumir mais responsabilidades do que são capazes de administrar por vez. Mesmo que todos os objetivos em questão sejam importantes para o negócio e até alcançáveis, dado o prazo certo, ninguém consegue cumprir todos eles de uma vez por conta própria.
Sendo assim, o ideal é escolher uma ou duas metas e trabalhar apenas com elas a princípio. Ao manter o foco em menos tarefas, você pode cumprir cada uma delas com maior qualidade, melhorando os resultados a cada passo. No fim das contas, você terá mais metas alcançadas dessa forma do que teria ao dispersar sua atenção.
Acompanhe os indicadores de sucesso
Por mais que você pareça ter um bom desempenho, nunca pode ter certeza apenas olhando de fora. Um setor em alta atividade não está necessariamente gerando mais valor para o negócio. Pode ser, inclusive, que ele esteja sobrecarregado com tarefas e não consiga cumprir seus prazos com a qualidade esperada.
Para evitar esses erros, o melhor a fazer é ter estatísticas que ajudem a entender melhor o desempenho da sua loja. Esses são os chamados indicadores de sucesso.
Primeiro, estabeleça quais serão esses indicadores para você. A rentabilidade financeira é o mais comum, mas também não é a única forma de acompanhar seu desempenho. Outros fatores, como:
- índice de satisfação do cliente,
- taxa de conversão de vendas,
- rotatividade do setor etc.,
também são muito úteis e mais fáceis de acompanhar ao longo do tempo.
Defina metas SMART
Apesar de entender a importância de elaborar metas, muitos empresários têm dúvidas a respeito de como elaborá-las de forma que sejam efetivas para a empresa. Nesse sentido, o conceito de metas SMART é de suma importância. Para auxiliar e direcionar a elaboração de metas da empresa.
É preciso que os objetivos estabelecidos sejam concretos, sem margem para valores aproximados e que não deixem dúvidas para os gestores.
O que significa cada uma das letras da sigla SMART:
- S corresponde a specific, ou seja, as metas devem ser exatas. Se o seu objetivo é aumentar as vendas, estabeleça a porcentagem específica de vendas que deseja aumentar — por exemplo, 20%, 30% ou 40%;
- M vem de measurable — são metas que podem ser facilmente mensuradas e avaliadas. O valor do faturamento obtido pela empresa em determinado período, por exemplo, é um indicador importante para verificar o percentual aumentado ou reduzido de um mês para o outro;
- A vem de achievable — é uma meta alcançável e que está dentro da realidade da empresa. Para melhorar significativamente as vendas, por exemplo, é preciso de certo período de tempo para avaliações. Por isso, é importante evitar metas muito ambiciosas a curto prazo;
- R vem de relevant — de nada adianta criar metas que não tenham importância para os negócios, como o número de curtidas na fanpage da sua empresa nas redes sociais. Foque exclusivamente nos negócios. E o retorno financeiro que pode ser gerado para a sua empresa e não as chamadas métricas de vaidade;
- T dá ideia de time — afinal, não faz sentido algum estabelecer metas sem definir dentro de qual tempo se deseja atingir os resultados.
Saber como definir metas é extremamente importante para planejar o crescimento da sua loja de móveis planejados. O importante é estabelecer metas realistas. Devem estar conforme as possibilidades dos seus funcionários, que tragam retorno financeiro e que sejam de fácil avaliação. Isso para fazer um constante acompanhamento dos resultados.
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