O gerenciamento de uma empresa precisa apresentar dados confiáveis, especialmente tratando-se do setor de finanças. Com isso, o processo de tomada de decisão não precisa ser fundamentado somente na instituição do administrador, mas em informações sólidas, de forma que as resoluções conduzam a um bom progresso. É necessário destacar que existem várias ferramentas de gestão financeira para você organizar as atividades da área. Elas são essenciais para melhorar o desenvolvimento da empresa de maneira satisfatória.
Nesse sentido, continue a leitura e conheça 4 ferramentas de gestão financeira ideais para loja de móveis!
1. Sistema de pagamento
A obrigação de efetuar cobranças pode ocasionar um impacto negativo no aproveitamento e na rotina dos funcionários envolvidos. Por essa razão, a adesão de softwares de pagamento que automatizam esse processo ajuda muito no controle financeiro, além de diminuir o tempo que os profissionais gastam nesse tipo de atividade.
Sua adoção auxilia não só no gerenciamento de inadimplências, como também na organização e na gestão financeira, proporcionando ótimos resultados para o negócio.
2. Controle de custos
O controle de custos é, normalmente, uma ferramenta de gestão financeira para analisar os gastos da empresa e os resultados refletidos nas despesas mensais. Ele permite analisar o orçamento da instituição e se os valores colocados em seus itens ou serviços, são compatíveis com os intuitos financeiros do empreendimento.
Nesse contexto, o controle de custos permite ao gestor verificar se o valor final que está cobrando pela mercadoria oferecida, é compatível com o preço que ele deseja alcançar, de modo a cumprir com as obrigações financeiras do negócio e ter a lucratividade desejada.
3. Auditoria interna
Essa ferramenta consiste em um processo de avaliação das ações efetuadas no âmbito interno da sociedade da empresa, com a finalidade de avaliar as práticas contábeis, o controle financeiro e as próprias políticas de administração. Dessa forma, pode ser usada tanto no campo da gestão financeira quanto em outros setores da empresa.
A auditoria interna pretende avaliar se o desenvolvimento e os resultados da organização estão de acordo com as melhores práticas de mercado. Além disso, é capaz de encontrar possíveis falhas e fraudes por meio da avaliação de documentos, registros contábeis, dentre outros processos.
4. Sistema de gestão integrada
Os ERPs são sistemas de gestão integrados, que fazem mais que o gerenciamento financeiro de sua empresa. Eles são capazes de integrar várias áreas, como estoque, CRM, RH, logística, e muitas outras.
Geralmente, esses sistemas são divididos em módulos para que você defina quais setores de seu negócio serão integrados à ferramenta. Alguns softwares são especializados em determinadas áreas, a exemplo dos ERPs recorrentes, focados em organizações que têm recebimentos mensais constantes.
Essas ferramentas de gestão financeira podem ser implementadas na loja de móveis e utilizadas para alcançar bons resultados. Com elas o seu negócio terá condições de se destacar entre a concorrência, pois estará inovando para melhorar os seus processos financeiros.
Gostou do nosso post? Então, veja como a gestão integrada pode ajudar sua loja de móveis!