Conheça o passo a passo de como emitir nota fiscal na sua empresa

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

As notas fiscais consistem em documentos usados pelas empresas para formalização das vendas, calculando, assim, a arrecadação de tributos. A liberação da NF pode ser efetuada de distintas formas, entre elas: bloco de notas, nota fiscal eletrônica, nota fiscal avulsa e conhecimento de transporte interestadual e intermunicipal.

Dessa forma, é essencial que o empreendedor tenha pelo menos um conhecimento básico a respeito da legislação empresarial, visto que é seu dever declarar os seus ganhos e arcar com os devidos impostos.

Então, continue a leitura e conheça o passo a passo de como emitir nota fiscal na sua empresa!

1 Entenda o tipo de nota que deseja emitir

O tipo de nota depende do que o empreendedor necessita formalizar. As notas são de diferentes tipos:

  • produto: para bens e mercadorias, podendo ser de venda e compra, de remessa, devolução, retorno, importação, exportação, entre outras;
  • serviço: para a prestação de serviços;
  • do consumidor: também conhecido como cupom fiscal, usado no varejo. em vendas diretas sem identificação do comprador.

2 Tenha um certificado digital

Para ter validade jurídica, a nota fiscal eletrônica precisa de uma assinatura digital, pois é necessário confirmar sua autenticidade e provar que foi a sua instituição que emitiu a nota. Isso deve ser feito através de um certificado digital. Você precisará adquiri-lo através de uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).

3 Efetue seu credenciamento na Secretaria da Fazenda

Para emitir a nota fiscal eletrônica de uma mercadoria ou do consumidor, o empreendedor deve estar cadastrado na Secretaria de Estado da Fazenda referente à unidade federativa onde sua organização está inserida. Todavia, é importante salientar que, para nota de serviço, o cadastro é realizado na prefeitura de sua cidade.

Normalmente, o cadastro é muito rápido e simples, mas muda de uma cidade para outra. Por essa razão é indicado que você sempre busque orientação de um profissional que saiba da legislação local para te auxiliar.

4 Utilize um software online para emitir nota fiscal

Os municípios oferecem um software gratuito para as organizações que necessitam emitir NF. Além disso, se necessário, é possível realizar um treinamento do processo, para se adequar às fases de emissão e ao layout da nota fiscal.

Contudo, assim como vários sistemas disponíveis de maneira gratuita na internet, esses softwares não proporcionam muitas vantagens e podem, até mesmo, atrapalhar as atividades da empresa. Isso ocorre porque costumam apresentar layouts complicados e antigos, além de não suportarem uma elevada quantidade de emissão de NF.

Desse modo, é nessa hora que entram as novas tecnologias disponíveis no mercado. Há soluções mais avançadas e eficazes para facilitar esse processo, tanto de emissão quanto de armazenamento dos arquivos XML das notas.

Como visto, é importante saber como emitir nota fiscal dentro da empresa. Nesse sentido, o FoccoLOJAS pode ajudar você durante o processo de emissão, pois atua como parceiro na gestão, oferecendo recursos que congregam tecnologia e as melhores práticas do mercado.

A Focco, empresa que desenvolve o FoccoLOJAS, apresenta um time de consultores especialista em gestão, que tem um índice de mais de 90% de satisfação no atendimento.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para ter uma demonstração gratuita do nosso sistema de gestão!

sistema-de-gestao_como-usar-de-maneira-estrategica

Newsletter

Receba as nossas mais recentes postagens de blog no seu e-mail.

Últimos posts