Efinance ou FoccoLOJAS: qual a melhor opção?

Efinance ou FoccoLOJAS? Realizamos um comparativo dos dois sistemas e analisamos diversos módulos: geral, comercial, pós-vendas, compra, financeiro e fiscal.

Porém, antes de irmos direto ao assunto e nos aprofundarmos de fato, é importante contextualizar um pouco sobre o mercado. Ter esse conhecimento será essencial para que essa comparação faça ainda mais sentido e se torne um ativo indispensável para sua tomada de decisão.

A cada dia, o setor moveleiro ganha mais destaque como um dos que mais crescem no Brasil. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a venda de móveis teve um crescimento de quase 12% ao longo de 2020. Isso coloca o segmento no ranking daqueles que mais apresentaram evolução ao longo do ano. 

A partir de previsões da Ebit I Nielsen, é esperado um crescimento de 26% nas vendas gerais no e-commerce nacional e as expectativas para o setor moveleiro também são animadoras. Em uma consulta ao Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi estimado que o crescimento nessa região do sul do país, por exemplo, será de 4% e também que “se considerados os termos nominais, deixando de fora do cálculo o aumento de custos e da inflação, a projeção é ainda maior: cerca de 9%”.

Em resposta a esse cenário de crescimento e para atender ainda mais o setor no que diz respeito à gestão integrada, surgiram diversas ferramentas com esta finalidade. Hoje iremos tratar de duas delas: Efinance e FoccoLOJAS. Fique conosco nessa comparação e tire suas próprias conclusões sobre qual delas é a melhor para o seu negócio.

MóduloEfinanceFoccoLOJAS
Gestão ComercialRecursos diversos que tornam a negociação com o cliente mais rápida e prática.Além dos mesmos recursos do Efinance, apresenta  inovações, como a possibilidade de adaptação do sistema ao formato de trabalho e personalização.
Representação e pós-vendaCheck list de entrega e montagem e envio de pedidos automáticos para os principais ERPs do mercado.Possui as mesmas funcionalidades do Efinance, mas um de seus grandes diferenciais é o app com geolocalização para controle de equipes externas.
Financeiro e FiscalControle de cheques e integração com o SantanderDiversas funcionalidades que ajudam a centralizar informações, por exemplo: fluxo de caixa previsto e realizado e também políticas de comissão para todos envolvidos da loja.
Atendimento ao clienteAgenda de compromissos.Agenda de compromissos com aplicativo para atendimento do cliente final.

Efinance ou FoccoLOJAS: comparativo geral

Realizando um comparativo geral, é possível perceber que o FoccoLOJAS e o Efinance são sistemas que operam de maneira diferente, principalmente no que se refere ao oferecimento de funcionalidades que são fundamentais para uma gestão de loja de móveis que visa o crescimento do negócio.

Enquanto o Efinance conta com canal no YouTube (para treinamentos, processos e novidades) e também software em nuvem, o FoccoLOJAS também possui essas ferramentas e muitas outras:

  • Acesso via PC, Tablet e celular
  • Base de conhecimento
  • Dashboard, indicadores na tela inicial
  • Evolução de produto e melhorias contínuas em usabilidade
  • Metodologia consolidada de implantação remota
  • Multilínguas
  • Pesquisa de satisfação de clientes
  • Possibilidade de customização
  • Suporte de segunda a sábado na ferramenta
  • Todas as contratações via CLT 

Estes são apenas alguns detalhes que influenciam na distinção entre esses dois sistemas. Agora, vamos discutir um pouco sobre cada um deles. Continue com a gente!

FoccoLOJAS

O FoccoLOJAS é um produto da Focco Soluções, especialista em ferramentas para o setor moveleiro há mais de 31 anos. Com um know how de quem atende as principais marcas do mercado, hoje a Focco conta com mais de 230 funcionários e está estabelecida em sede própria na cidade de Caxias do Sul – RS.

Com uma carteira de clientes que reúne mais de 1.400 lojas, o FoccoLOJAS é o sistema de gestão completo para todas as lojas de móveis. Por meio de suas poderosas ferramentas que facilitam, organizam e agilizam as etapas de orçamento e negociação, é possível ter total controle sobre as vendas, vender mais e melhor e ainda garantir o sucesso do negócio. 

Dentre seus objetivos principais estão: manter a comunicação com o cliente final eficiente e a sua venda lucrativa; realizar a gestão dos projetos e descentralizar-lá; automatizar processos-chave; gerar indicadores; e controlar o projeto executivo. 

Tudo isso é possível porque o FoccoLOJAS é desenvolvido a partir da Metodologia Ágil e conta com atualizações quinzenais, acelerando o ritmo dos processos desenvolvidos e tornando o sistema eficiente e dinâmico.

Intuitivo, seguro, mobile e totalmente web, o FoccoLOJAS é um sistema que facilita a gestão através do celular. Sendo assim, ele também oferece diversas funcionalidades como acesso à sua agenda, liberação de descontos e tudo o que é necessário para aumentar as possibilidades de fechar negócios sempre, esteja onde estiver.

Além disso, ele garante uma série de resultados mais imediatos ao negócio, que podem ser:

  • Redução média no lead time de venda (18%)
  • Aumento médio no índice da conversão (25%)
  • Redução média entre fechamento e entrega (25%)
  • Aumento médio no faturamento da loja (20%)
  • Redução média nos custos do projeto (20%)
  • Redução média dos custos totais da loja (25%)

Em relação à satisfação dos clientes com o produto, uma pesquisa realizada em 2020 identificou que 94% deles se dizem satisfeitos com o sistema e também que, em uma escala de 0 a 10, mais da metade recomendaria o FoccoLOJAS para outras pessoas.

É importante ressaltar que a Focco Soluções realiza pesquisas periodicamente e considera a opinião do cliente desde o momento de implementação até a avaliação semestral de todos os usuários.

Efinance

Efinance é uma empresa de desenvolvimento de sistemas e consultoria que possui o Efinance Planejados, uma ferramenta de gestão para lojas de móveis. A empresa fica localizada em Marília, no interior do estado de São Paulo e possui uma média de 2.000 clientes.

Apesar de ter tido um significativo destaque no início da profissionalização do segmento moveleiro, o Efinance deixa a desejar em termos de inovação. Isso fica ainda mais evidente quando o comparamos ao FoccoLOJAS, que é atualizado a cada quinze dias e recebe mais de 3 milhões de reais em investimentos para melhoria e desenvolvimento do produto.

Outro ponto também bastante relevante é que hoje não é possível acessar o Efinance via aplicativo e as telas são as mesmas desde a primeira versão do sistema. Enxergar por esse ângulo da inovação é importante, já que  o consumidor muda constantemente e as lojas precisam acompanhar essas mudanças a passos largos, transformando totalmente sua forma de operar e atender o cliente. 

Efinance ou FoccoLOJAS: qual o melhor para uma gestão comercial integrada?

Contar com um sistema integrado de gestão comercial é muito relevante para o negócio no que se refere à otimização de processos internos. Por meio dele, é possível auxiliar o gestor a visualizar todas as etapas em que estão os fluxos de sua organização, minimizando riscos, prevenindo erros e fortalecendo a imagem da instituição. 

O número de funcionalidades presentes em um sistema de gestão precisa abarcar e suportar todos os processos do negócio. Sendo assim, quanto mais funcionalidades a ferramenta tiver, maior será sua capacidade de operação, integração e otimização. Essa pluralidade é fundamental quando o assunto tratado se refere ao coração da loja, ou seja, às vendas. 

O módulo comercial do Efinance, hoje, tem vários recursos para tornar a negociação com o cliente mais rápida e prática. O FoccoLOJAS, por sua vez, apresenta todos os mesmos recursos e algumas inovações, como por exemplo: a possibilidade de salvar todas as propostas feitas ao cliente e, assim, navegar entre elas até o fechamento.  Isso faz com que o vendedor não tenha retrabalho ou se esqueça de propostas apresentadas anteriormente.

Além disso, como a maioria das telas do FoccoLOJAS, a loja pode personalizar os campos que aparecem na tela de negociação, adaptando o sistema ao seu formato de trabalho. 

Outra personalização fundamental, é da e layout de orçamentos e contratos. Hoje em dia, as marcas querem cada vez mais que a sua identidade seja vista pelo consumidor final – o orçamento é assim, a cara da sua marca nas mãos do cliente. Desse modo, é muito importante que você possa se adaptar às exigências do seu público-alvo. No FoccoLOJAS, é possível ir muito além apenas da inserção do logotipo, mas trazer de fato toda sua identidade para o documento.

Realizar um follow up da carteira de orçamentos e controlá-los com valores e condições é o mínimo que se espera de um sistema de gestão de lojas. Agora, imagine se você pudesse ter todo o histórico de transações do seu cliente, com contatos e ainda um relatório de todas as vezes que você tentou falar com ele ou com o arquiteto dele? Sem dúvidas, seria ideal, mas o Efinance não dispõe desse recurso, embora faça a gestão de orçamentos de forma eficaz.

Já o FoccoLOJAS possui uma ferramenta de carteira com a qual é possível além de controlar todos os detalhes do projeto (podendo escolher o formato de visualização), registrar todos os contatos feitos com o cliente. Assim, analisar a carteira com todo contexto da negociação se torna muito mais eficaz e prático para o gestor de vendas.

Apesar de ambos sistemas possuírem liberação de descontos via aplicativo, apenas o FoccoLOJAS possui a gestão de carteiras por esse meio, viabilizando consultas em tempo real e de qualquer lugar, mesmo que o vendedor não esteja na loja.

Veja, a seguir, um comparativo das principais diferenças no módulo comercial:

FuncionalidadeFoccoLOJASEfinance
Abertura do software de projetos pelo sistema, armazenando arquivox
Acompanhamento de metas 
Múltiplas análises de carteirax
Análise de lucratividade (contrato, revisão, compras e atual)
Aplicativo para gestão de carteira x
Aplicativo para liberação de descontos
Aplicativo para principais estatísticasx
Cadastro de regiões para inserção de valores adicionais x
Controle de versões do orçamento x
Controle do fluxo de visitas na lojax
Envio de mensagens internas para equipe x
Follow up de carteira x
Formação de preços integrada aos principais ERPs do mercado, com flexibilidade para markups diferenciadosx
Fotos dos itens em orçamentox
Gestão de carteira com provável venda (não distorce indicadoresx
Gestão de empreendimentosx
Impressão de várias opções de pagamento em um único orçamentox
Personalização de layouts de orçamentos, contratos etc.x
Registro dos concorrentes do projeto com relatório específico x
Reserva de estoquex

Em relação à revisão do módulo comercial, o Efinance possui uma funcionalidade que compara o artigo vendido com o conferido. O FoccoLOJAS também faz essa comparação, além de oferecer bloqueio de revisões fora dos parâmetros aceitáveis, emissão do contrato complementar e relatório por vendedor e conferentes com valores de projeto conferido. 

Efinance ou FoccoLOJAS: qual o melhor para representação comercial?

Segundo um artigo no blog da Endeavor, “um representante comercial pode ser uma das formas mais eficazes de ampliar o alcance dos seus negócios, economizando recursos em infraestrutura. Pois, como o próprio nome diz, é ele o responsável por representar sua marca para os clientes, de levá-la para novos territórios”.

A partir dessa afirmação, conseguimos compreender com maior clareza sobre a importância de um sistema de gestão integrado para loja de móveis que conta com representação comercial.

Uma vez que o papel desse parceiro é levar o seu negócio a novos locais, torna-se ainda mais crucial um sistema que seja capaz de integrar suas atividades para maior controle da gestão.

Em relação a todos esses fatores que envolvem a representação comercial, como pós-vendas e compras, o ideal é contar com um sistema de gestão que integre todas as operações, inclusive as externas, fechando o ciclo de ponta a ponta.

Quanto ao pós-venda, os dois sistemas contam com checklist de entrega e montagem, no entanto, somente o FoccoLOJAS possui algumas outras funcionalidades: 

  • Aplicativo de controle de geolocalização para equipes externas 
  • Controle de prazos da assistência técnica personalizada por loja 
  • Controle de prazos do pós-venda personalizado por loja 
  • Criação de tarefas automáticas 
  • Envio automático de e-mails conforme status do projeto 
  • Geração de etiquetas 

Em compras, tanto o FoccoLOJAS quanto o Efinance têm envio de pedidos automático para os principais ERPs do mercado. Aqui, a principal diferença é que só o primeiro conta com monitoramento do status de pedidos e cadastro de itens e alimentação de estoque via nota fiscal.

Qual o melhor sistema para gestão financeira e fiscal?

A centralização de informações pode trazer diversos benefícios ao seu negócio. Quando o assunto é gestão financeira e fiscal, essa questão é ainda mais importante, já que os mundos corporativo e tributário estão em constante transformação.

Assim, só é possível acompanhá-los uma vez que você esteja totalmente alinhado aos acontecimentos de dentro e de fora da sua empresa, contando com um sistema de gestão de loja de móveis seguro e eficiente.

Atualização passa a ser a palavra-chave, e ter um ERP consonante às principais mudanças na legislação tributária é indispensável para manter a saudabilidade financeira do negócio. 

Tanto no módulo financeiro quanto no módulo fiscal, ambos sistemas contam com pontos em comum, porém o FoccoLOJAS apresenta alguns recursos extras:

Módulo financeiro

FuncionalidadeFoccoLOJASEfinance
Boletim de Caixa x
Conciliação bancária x
Controle de cheques 
Controle de salários x
DRE financeiro com possibilidade de fórmulas x
Fechamento de Caixa x
Fluxo de Caixa previsto e realizado x
Integração com o Santander 
Políticas de comissão para todos envolvidos da loja x
Possibilidade de personalizar plano de contas x

Módulo fiscal

FuncionalidadeFoccoLOJASEfinance
Bloco K e H do sped fiscal x
NF-e validada no Sefaz 
NFC-e validada no Sefaz 
PDV x

Qual o melhor para atendimento ao cliente?

O FoccoLOJAS possui um aplicativo para comunicação com o cliente final, trazendo ainda mais controle, independentemente do ponto de contato ou canal de venda.

Mas não são só as agendas de vendas que são importantes. Cada pessoa na loja tem seus compromissos específicos e necessidades individuais. Então, ter um centralizador para isso – sempre vinculado ao orçamento e ao projeto do cliente – faz com que todas as informações estejam sempre ao alcance de todos.

O Efinance possui uma agenda de compromissos, mas ela é mais genérica. Não é possível vincular cliente ou um orçamento específico. Nesse ponto, o FoccoLOJAS é mais flexível, porque é possível agendar qualquer tipo de compromisso, sempre relacionado a um cliente ou, ainda, a um especificador.

Além disso, o usuário do FoccoLOJAS conta com um aplicativo para visualizar seus compromissos e pode, inclusive, fazer o check in e o check out em tarefas externas, através do recurso de geolocalização. Esses recursos são frequentemente utilizados por equipes de montagem, o que ajuda a diminuir e muito qualquer ruído existente no pós-venda. 

Top 5 diferenciais do FoccoLOJAS

Já vimos como o número de funcionalidades faz diferença quando o assunto é a gestão integrada de uma loja de móveis. Porém, tão relevante quanto a quantidade dessas funcionalidades são suas qualidades. Sendo assim, listamos aqui os principais diferenciais que o FoccoLOJAS traz para facilitar o dia a dia no seu negócio. 

Quer saber mais? Então continue a leitura!

1. Mensageiro

O mensageiro é um disparador automático que envia e-mails enquanto acompanha a evolução do cliente no sistema. Isso pode acontecer durante um processo de conferência do contrato, notificação de encaminhamento de pedido à fábrica ou quando o item é encaminhado para produção.

Um dos diferenciais favoritos dos usuários é que esses e-mails podem ser personalizados com a identidade de cada marca. Além disso, é possível, por exemplo, encaminhar mensagens  para os clientes no dia de seus aniversários.

2. App FoccoLOJAS

Este é um aplicativo para o usuário do FoccoLOJAS. Com ele, é possível ter acesso a toda parte comercial do sistema e ainda acompanhar a carteira de clientes, entrar nos detalhes de seus projetos e orçamentos.

Também é possível visualizar as agendas do seu dia e concluí-las pelo aplicativo, bem como utilizar a função de check in e check out para monitorar a localização da sua equipe de montagem.

3. Matriz de eventos

Essa funcionalidade controla os prazos do processo de pós-vendas, levando em consideração aquelas atividades que precisam ser completadas até a entrega do móvel.

O gestor da loja consegue configurar o tempo médio para cada um desses processos e, conforme o fluxo acontece, o sistema notifica o usuário. Além disso, o aplicativo  evidencia partes do fluxo que possam estar atrasando o processo com um todo, e notifica os responsáveis sobre o que precisa ser feito e quanto tempo necessita para isso.

4. Constante evolução do produto

A equipe de desenvolvimento do FoccoLOJAS trabalha com metodologia ágil e sprints curtas. Ou seja, a cada 15 dias são entregues melhorias sem custo adicional aos usuários.

Tais melhorias se referem às funcionalidades existentes e à implementação de funcionalidades novas. Vale enfatizar que, em média, são investidos 3 milhões de reais ao ano nessa frente de aperfeiçoamento.

5. App Meu Projeto

O aplicativo Meu Projeto foi pensado para efetivar a comunicação entre consumidor e loja durante o processo de pós-venda. Sendo o único app integrado a um sistema de gestão de lojas, ele notifica o usuário (cliente) de todas as etapas que estão sendo controladas pela Matriz de Eventos.

A partir do chat presente no aplicativo, o cliente pode entrar em contato com os lojistas para esclarecer dúvidas e pedir informações. Além disso, pode aceitar ou recusar agendamentos de tarefas, como medição, entrega e montagem.

Conclusão

Hoje comparamos algumas funcionalidades entre os principais sistemas existentes no mercado de lojas de móveis planejados. Como vimos, a análise é ampla e precisa ser explorada para realmente proporcionar uma tomada de decisão efetiva em relação à troca ou implementação de um novo sistema.

Sabemos que escolhas erradas podem fazer com que sua loja perca em produtividade e controle, que são fatores essenciais para a sua gestão. O que queremos deixar claro aqui é que nosso objetivo é contribuir para o seu crescimento, independentemente da sua escolha. 

Ainda tem alguma dúvida sobre qual dos dois sistemas é melhor para gestão integrada? Então confira nosso artigo sobre os 10 motivos para contratar um sistema de gestão para loja de móveis.

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